sexta-feira, 7 de junho de 2013

Como "recuperar uma Red" - Croácia vs Escócia



Sim, eu sou uma pessoa normal, apesar de tudo. No jogo de hoje da Croácia com a Escócia, um excelente jogo para trading, apanhei um golo contra a minha posição. Foi o 0-1 (único golo da partida) da Escócia.

Se estivesse novamente na mesma situação, no mesmo jogo, no mesmo momento, teria apanhado o golo contra e teria feito exactamente o mesmo.

Nesta altura, após dividir o prejuízo por todas as hipóteses fiquei com -25%.

Uma vez que tinha já no mercado 15% de lucro, o golo fez-me perder 40%-15% = 25%.

Como recuperar de uma Redbook a meio de um jogo?

Não recupero. Não existe recuperar de reds no meu vocabulário, tal como não existe nem existiu "azar" no golo que sofri contra.

Após ter sofrido o golo e ter feito "Hedge" continuei a trabalhar o jogo da mesma maneira que sempre faço. Aproveitei as oportunidades que existiram e que se adequavam ao meu perfil e Às minhas técnicas. Se elas não estivessem lá, não teria feito nada. Estiveram e aproveitei.

Ao intervalo já só tinha uma red de 10%.
A meio da 2ª parte, com um mercado espetacular para trading, fiquei assim:


Break Even.

Num jogo em que se não tivesse levado golo contra, teria tido um lucro de aproximadamente 40% do meu investimento.

Tendo levado golo contra e mesmo assim tendo saíndo ileso, remete-me para o facto do meu trading ter um tremendo Valor Esperado positivo, que neste caso deu para colmatar o prejuízo a curto prazo.

Moral da história. Algumas pessoas pedem reds, eu também as tenho. Já mostrei 18 reds consecutivas no blog, retiradas do meu extracto de Excel.

Agora mostro um jogo em que tive um golo contra, porque acontece a todos, e só não acontece a quem não está no mercado, sejam traders profissionais ou amadores.

Mas a principal conclusão e ideia que quero passar, é que não há fórmulas para recuperar Reds. Eliminem isso do vosso vocabulário e do vosso trabalho. O que há são oportunidades e técnicas vossas, com Valor Esperado positivo. Se essas oportunidades lá estiverem, aproveitam e continuam a trabalhar como sempre fazem. Se não existirem, paciência, o mundo e o futebol não acabam hoje.

Espero que os mais inexperientes tirem algum proveito deste post.

O jogo de Portugal, esse foi fácil para lucrar, e fiz apenas estes 2 jogos hoje.

Cumprimentos

13 comentários:

  1. a odd da Escocia ficou bem alta, portanto deves ter aproveitado e bem a descida da odd.

    No jogo de Portugal, com o bom inicio, aproveitaste para fazer um back?

    cumps
    Luís

    ResponderEliminar
  2. Luís: não só, mas também (em relação à odd da Escócia).

    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Daniel falaste do tema das freebets. o que tens a dizer sobre a técnica do João Bond? os ganhos dele provêm muito das freebets. agradecia que abordasses esse tema :)

    ResponderEliminar
  4. Este gol foi no primeiro tempo? se estivevesse no segundo tempo acredito que seu red seria bem maior ... a stake que usas deve variar conforme o tempo do jogo... estou correto?

    ResponderEliminar
  5. No meu caso, ontem comecei por fazer jogo Finlândia - Bielorússia, dos que começavam às 17h era o que tinha mais liquidez. Tenho um bocado dificuldade em trabalhar jogos bastante equilibrados e depois de ganhar alguns ticks com subida da odd da Finlândia na 1ª parte, decidi entrar no mercado do empate próximo da odd 2.10/2.15.. Pouco depois de ter entrado é marcado o único golo da partida. Fico a perder 40% da stake e depois do lay à Finlândia nos minutos finais terminei com perda de 65%. Já ñ é 1ª vez que isto me acontece, mas tendo uma banca pequena costuma-me ir para odds mais altas. Pensei até sair do jogo ao intervalo e procurar outro, por ex: azerbeijão - luxemburgo.

    Queria saber é se tens por hábito fazer back ao empate aproveitando as descidas desta. E como podemos resistir a essa tentação em jogos divididos e sem grandes ocasiões de golo. É que em termos práticos acabamos por estar bastante mais expostos do que se fizéssemos Lay a uma delas.

    Parabéns pelos posts e continua.
    Tenho acompanhado o teu trabalho diariamente.

    ResponderEliminar
  6. Bem,o Inglaterra x Noruega sub-21 está espectacular ;)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo: As Freebets são a maior estupidez que existe, pensa um pouco porquê. Um dia destes alongo-me.

    andrews: Isso é tudo proporcional. Perdes mais com um golo contra, também ganhas mais com um golo a favor, e ganhas mais ticks na 2ª parte... elimina isso do vocabulário de trading "ah posso perder muito na 2ª parte". O risco vs retorno é igual nas 2 partes.

    Glorioso: Eu não gosto de andar em mercados que podem fazer perder dinheiro com um golo, seja de quem for. Prefiro estar exposto a um golo contra, mas também poder lucrar com um golo a favor. Mas não estou a dizer que não tem valor, simplesmente não me aprofundei nesse estilo de trading.

    Rui: Fácil Fácil :P

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tou á espera do post das freebets

      So faço freebets nos minutos finais do jogo ou por vezes quando o favorito esta a perder e perto de empatar la para os 75min mais coisa menos coisa, da para ganhar bastante mesmo quando bate arriscando muito pouco mesmo.

      Eliminar
  8. Curiosamente fiz este jogo, a Croácia pelo que já vi em alguns jogos e também já vi jogos da Escócia achei a odd de 1,3x normal.

    A Croácia para mim surpresa entrou mal, pouca intensidade e a Escócia a controlar o jogo algo pouco expectante fiz lay a Croácia a 1,40 dentro do 1º quarto de hora.
    Por volta do minuto 26/27 pareceu-me que a Croácia parecia finalmente entrar em jogo e fechei a 1,5 e estive a analisar 1/2 minutos.
    Curiosamente fechei 1 minuto antes do golo da Escócia, seria óptimo apanhar aquele golo mas pareceu-me que marcou na melhor fase da primeira parte da Croácia.
    E a Croácia sentiu muito o golo, deixei aquela fase dos punter's e apostadores recreativos apostarem o seu back a Croácia e mal vi que a odd ia pinchar fiz lay a 2,5 por volta dos 37/38 penso eu e aquilo explodiu até 3,2 num ápice, quando vi aqueles 5 minutos de compensação fechei logo pois não valia a pena estar no mercado exposto ao golo da Croácia, que era hipotético mas podia acontecer com o mercado parado.

    Não cheguei a fazer a 2º parte.


    Queria perguntar-te algo que sinceramente não sei se tive a melhor posição ou não, nem sei se fizestes o jogo mas penso que deves ter feito o Itália vs Israel em Sub-21.

    A Itália entrou desconcentrada e parecia deixar-se engolir pelo o publico da casa frente a uma equipa israelita que entrou com todo com uma excelente atitude e fiz lay a 1,6.

    Passado 5 minutos já estava a 1,7 a odd da Itália e começou a controlar as operações fechei a 1,7.

    E depois houve uma fase maluca do jogo com a defesa de Israel cheia de buracos mas ás vezes a Itália parecia-me pouca segura na defesa e podia acontecer também o golo de Israel apesar de naquele momento ser iminente o golo da Itália.

    Pensei seriamente entrar em Back a 1,7 mas penso que não entrei até com algum razão pois houve lances de Israel por exemplo mesmo antes do 1º golo o avançado de Israel não acerta na bola na pequena área caso acertasse era golo.

    Depois perderam o controlo do jogo a Itália e abri lay a 1,2 mas depois por volta do minuto 30 e tal controlou o jogo outra vez e fechei a 1,27.

    Pouco depois houve aquele lance do vermelho e o jogo acabou ai pareceu-me.


    Caso fizeste este ultimo jogo que falei, gostava que falasses um pouco sobre ele se não te importares.

    Estou a gostar dos teus post's com frequência é sempre bom ver e trocar ideias com uma pessoa que fala de trading com tanta qualidade e é sempre bom para os que andam aqui a menos tempo, como eu que ando há cerca de 1 ano.

    ResponderEliminar
  9. freebets ou hedge vai dar á mesma coisa...

    So nao se considera que seja a mesma coisa s se fores bom punter, pq senao ja se sabe umas vezes vais ganhar a freebet outras vezes vais perder. Com hedge garantes que ganhas sempre o mesmo, nao ganhas jackpots, mas tambem nao perdes as "migalhas". è que fazer uma freebet nao é assim tao free como isso, ao fazeres a freebet estas a prejudicar outras selecçoes. Aqui nao existe "free" para ninguem. Ninguem dá nada a ninguem , eu pessoalmente tambem nao gosto do termo freebet ( a nao ser que seja com bonus e essas coisas ai sim é free). Noutros casos freebet e hedge é o "mesmo".No longo prazo se fores bom punter deixar freebets imagino que seja EV+, se fores so trader vais estar even.
    Isto é so a minha maneira de ver as coisas, se calhar errada
    Cumps diogo

    ResponderEliminar
  10. Diogo basicamente resumiste tudo... Reforço ainda que chamo ao blog todos os que têm muito mais lucro com freebets do que se fizessem hedge. É que eu disponho-me a seguir tips dessas pessoas. Mas não vou meter lá lucros do mercado. Vou lá meter a minha stake normal. Afinal de contas se têm EV com freebets, são bons punters.

    E acho que está tudo dito... pensem um pouco.

    ResponderEliminar
  11. Chama essa malta sim, ate podem pôr ai umas tips :P

    Excelente post, vim aqui parar vindo de outro mais recente. Realmente, muito esclarecedor ! Nunca é demais dar-te os Parabéns .. Muito agradecido , Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  12. Este blog e simplesmente fantástico, agora são exatamente 02:44 da madrugada aqui no Brasil estou aqui relendo todo este material , que sem duvida alguma e o melhor sobre trading do mundo :) Cada veis mais que paço aqui para ver as novidades , ou reler todo este material aprendo mais e mais , nao mim canso de visitar este blog que ja faz parte de um dos meus vícios.

    Comprimentos: Pablo

    ResponderEliminar