terça-feira, 21 de maio de 2013

Recta Final



Para a maior parte das pessoas aproxima-se a "melhor" fase do ano. O verão, as férias!

Para mim e para os traders de futebol, nem por isso. Não sou grande admirador do Verão sequer, nem de temperaturas altas. A "minha praia" é um tempo fresco (não em demasia), Outono, adoro adoro. Talvez por ter nascido nessa altura, não sei, não sou especialista em questões de Zodíaco nem queria trazer esse tema para aqui :P

A nível de trading, que é o que interessa para o blog, neste momento trabalha-se cada vez menos e menos, e isso deixa-me sempre desanimado. Estava com um bom ritmo e preparado para mais 2 meses intensos de trabalho sem qualquer problema. Não me sinto cansado, pelo contrário, estou cada vez mais entusiasmado. Hoje o dia custou a passar imenso até ao jogo do Mallorca às 21:00 só para verem o meu estado de espírito. Estava ansioso pelo jogo!

Restam os últimos jogos da Liga Espanhola, a final da Champions e de taças de alguns países. Depois vem a Taça das Confederações e acabou. Se me deixassem fechar os olhos e estar automaticamente no final de Agosto, eu faria isso imediatamente! Mas infelizmente não posso. E esta sim, é uma enorme desvantagem do trading em Futebol. Muita acção todos os dias do ano, mas 2 meses completamente vazios. Invejo os traders de Cavalos nesta altura!

Abraço

16 comentários:

  1. verão? ain't nobody got time for that!!!
    eu compreendo-te, mas eu não abdico da minha praia, seu branquela ;D
    abraço

    ResponderEliminar
  2. Então e porque não voltas às origens durante estes meses? Ou então é desta que aproveitas para perceber o mercado de ténis um pouco mais a fundo ;)

    Por acaso quando o ténis abranda, no último mês e meio do ano, está outro dos meus desportos favoritos para trading a bombar a toda a força: dardos! :P
    Por isso, apesar de não gostar de ver a temporada de ténis chegar ao fim, não tenho grandes períodos de interrupção...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. boas Daniel,

    Ainda não consegui entender muito bem qual é o teu "tipo" de trading, se é o abre e fecha, tentas apanhar apenas algumas oportunidades que o mercado oferece, tu em media quantas posições abres por jogo?

    Cumprimentos
    Luís

    ResponderEliminar
  4. Pedro: AH AH AH 3 idas à praia fico mais preto que tu em 2 semanas, aposto contigo a odd 1,01 :P

    Rikardo: O ténis não é a minha praia. Eu gosto do desporto, até o pratico, mas não tenho orientação no mercado. Qualquer posição que eu tome no mercado de ténis faz-me sentir um apostador e não trader. Nem a vale a pena tentar mais! Grande Abraço.

    Luís: É um misto. Há jogos em que nem sequer abro nenhuma posição, há outros em que abro 20 se for preciso. Depende do jogo e da situação, mas tens no blog vários exemplos de trades que fiz.

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 2 dias (talvez menos), mudo essa visão que tens em relação ao ténis... ;)
      Não digo que consigas fazer o mesmo que no futebol, porque o tipo de mercado é fundamentalmente diferente. Como tal, estarás sempre sujeito a variações mais violentas (se não contarmos com os golos) do que no futebol, mas consigo por-te a olhar para o ténis em termos quase exclusivamente probabilísticos!
      A vertente punter é muito importante para mim, tal como será a tua análise das equipas de futebol, mas não é de longe onde assenta o meu trading neste momento! Já terá sido...

      Uma vez, pré-combinei com o João uma ida a Lisboa para um copo e fazermos um jogo em conjunto! Posso perfeitamente mostrar-te a minha visão do mercado actualmente. Não é melhor ou pior do que a que tinha anteriormente! É apenas diferente... Mas eu dou-me melhor com ela e julgo que tu também te darias :P

      Grande abraço!

      Eliminar
  5. Por isso acho bom a pessoa se desenvolver no trading em outros esportes, mesmo que não vire um especialista...se der pra ganhar um ordenado mensal nestes períodos de escassez já é maravilhoso.
    Abraço Daniel.

    ResponderEliminar
  6. Fica mal estares a criticar quem não conheces!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Daniel, mas embora a liquidez seja pouquíssima em relação aos grandes campeonatos, há sempre jogos durante este período, estou por exemplo a lembrar-me do campeonato sueco. Compreendo que para certas estratégias não os dá para fazer, mas dá para outras. Por vezes vês um jogo com 0-1 na 2ª parte, com 100 e poucos k correspondidos,e odd de 1.40,e vês que o perdedor está a carregar, diria que a chance de golo é de 65% para o que está a perder. ora isto tem imenso valor..., claro falo deste tipo de estratégia, não daquelas em que a odd do barça explode de 2.50 para 2.90 com magotes de liquidez. Portanto, isto para dizer que, embora de forma muito mais limitada, também dá para se fazer algo neste período

    ResponderEliminar
  8. Anónimo: O problema é conhecer essas equipas, e pior, sair de posições com muito dinheiro... Mas posso espreitar, obrigado pela sugestão! Abraço

    Rikardo: És de onde? Por mim combinamos quando quiseres :D Abraço

    ResponderEliminar
  9. A verdade é que ver futebol sueco, norueguês, dinamarquês e afins é demasiado aborrecido na maior parte das vezes... já para não falar da extrema falta de liquidez, que pode ser o principal desafio para alguns!

    Por outro lado, existe uma grande vantagem, que é escassez de profissionais e, portanto, algumas oportunidades interessantes para trading. Há cerca de um ano atrás, mais ou menos, estava eu sem absolutamente nada para fazer e, aborrecido, estava a ver um jogo da Islândia, o Breidablik contra não sei quem, perdendo estes por 3-0... ainda que eu não conhecesse minimamente as equipas, o resultado não traduzia de todo o que se passava em campo e por isso lá fui eu abrir o geeks para dar uma espreitadela às odds, no sentido de tentar animar um bocadinho a coisa com uma aposta lúdica... Fiquei parvo quando vi que a odds deles estava precisamente a 1000, isto quando íamos no minuto 70 e tal, pelo que não hesitei e lá pus a moedinha da sorte neles!:) Conclusão, viraram o jogo e eu vi-me numa atrapalhação medonha, porque sem contar, fiquei perante um green muito significativo e para fechar aquilo foi uma carga de trabalhos, já que havia pouquíssimo dinheiro no mercado... soubesse eu que eles iam marcar o 4 golo no último lance do jogo e tinha ficado quietinho e realizado assim o sonho/objectivo pessoal de apostar numa odds de 1000, não mexer mais e ganhar!:)

    Tudo isto para dizer que é claro que podem surgir oportunidades, mas pode também ser muito cansativo e certamente mais aborrecido do que desfrutar de algumas semanas de descanso!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Boa noite,

    Daniel a odd do B.Dortmund para a final da champion´s a 4.9 não parece demasiado exagerada?

    Cumps
    Luís

    ResponderEliminar
  11. Eu confesso que sou trader de futebol há cerca de 1 ano, ainda nem sequer completou isso. Mas estou a evoluir de uma forma progressiva constante e um dos meus inspiradores neste mundo de trading foste tu Daniel.

    Mas o meu estilo de trading em relação aos mercados é diferente do teu claramente até bastante! Por exemplo asseguir a Liga Inglesa dou preferência ao mercado francês, russo, italiano até português do que o alemão e espanhol isto relativamente aos jogos de fim-de-semana e vou explicar te porque:
    No alemão e no espanhol é bastante traders profissionais por causa dos streams da betfair, o que faz com que as odds de valor sejam mais escassas.
    No alemão não gosto muito da facilidade com que as equipas marcam um golo, pois o meu estilo de trading é dificil digerir equipas que fazem 1 remate 1 golo que é algo frequente na alemanha.
    No Espanhol temos a pior arbitragem do mundo claramente.

    Isto falo em desvantagens, agora as vantagens que tenho principalmente no Russo e o no francês é haver poucos traders, mais odds de valor claramente, aproveitar o excesso de confiança dos russos que dão odds ás vezes absolutamente ridículas até acho que deve ser o mercado onde existem mais odds de valor para ser sincero.

    Mas toda a gente sabe que não são mercados com muita liquidez apesar de serem bem comportáveis para as minhas stakes( 200/300 €) mas é dificil de dizer que conheço melhor o Rostov, Reims, Sochaux do que por exemplo o Hannover ou Frankfurt são opções e optei por esta e estou muito contente por ter optado.

    Fora do FDS, adoro fazer os jogos da Libertadores e os jogos AFC Champions League e com esta paragem nos principais campeonatos europeus vou aproveitar para estudar bastante mercados que vão subir bastante em termos de liquidez por consequência desta paragem dos mercados europeus (MLS e Brasileirão) e também os jogos de selecções que são dos que mais gosto de fazer trading.

    Pela agenda que tive a ver paragem mais asério vai ser só em Agosto.

    Mas como dizes não existe maior vantagem para um trader em relação a um apostador recreativo ou mesmo outro trader do que conhecer as equipas e só faço trading em equipas que conheço até com alguma profundidade.

    Obrigado pela partilha do conteúdo deste blog fantástico(poucos ou nenhuns sites/blogs conseguem fornecer tanto conteúdo de qualidade como este) pois cada vez sinto que estou a conseguir encontrar o "meu" modelo de trading onde me sinto confortável e onde tiro os meus melhores resultados(clonar algo que não é teu a 100% nunca corre bem e temos de saber criar o nosso próprio estilo).

    Grande Abraço
    Descansa bem para entrares em força na próxima época :D
    Descansa bastante pois

    ResponderEliminar
  12. Luís: O gotze especula-se que não jogue, mas de qualquer forma não daria uma odd tão alta, apesar de reconhecer que o Bayern está fortíssimo. Vamos ver.

    José: Obrigado. Pois, isso depende da forma de trading de cada um. Eu gosto de odds baixas e imenso flow no mercado, aqueles mercados em que as odds estão constantemente a ir lá abaixo e depois acima em cada lance, porque é aí que estão as melhores oportunidades. Mercados que apeanas se mexem em golos (ou quase isso) perdem interesse para mim. Mas não quer dizer que tenham interesse para outros. Não estou adaptado a esse tipo de mercados que referiste, de todo. Teria de haver um estudo profundo. Abraço

    ResponderEliminar
  13. umas ferias de vez em quando faz bem lol

    Uma questao, tens algum mail para falar contigo sem que esteja publico?

    ResponderEliminar
  14. Daniel, no fundo o que quis dizer com a chamada de atenção para o campeonato sueco ou outro qualquer foi:

    Se por vezes os teus greens são fruto de estar contra o mercado e portanto muito mais tempo de exposição que quando estás a favor e utilizas o flow, porque não aproveitar este tipo de oportunidades que são meramente de probabilidades e nada têm de fundamental? Por exemplo, sem conheceres nada ves o kalmar a perder em casa 1-0 aos 60 minutos com o malmo. A odd esta a 1.39 e os da casa a carregar. Ora isto tem imenso valor em função do que se vê, mesmo sem conhecer nada. E falamos de liquidez muitas vezes superiores a 200k, o que já não criará assim muitos embaraços a fechar.

    Volto a repetir que isto faz sentido para quem goste de estar exposto contra o mercado, mas eu penso que muitas vezes tu estás contra. Agora quem só esta a favor do mercado, claramente este tipo de jogos é impraticável!

    Abraço para ti.))

    ResponderEliminar