sábado, 30 de agosto de 2014

Especialização em poucas equipas - Trading 2014/2015



Abordando então este tema, vou tentar não exagerar no tamanho do post.

A especialização no trading, seja em que aspecto for - mercados de diferentes desportos (cavalos, futebol, ténis, etc) , mercados específicos de um determinado desporto (Under/CS no futebol, etc), factor liquidez (grandes jogos de Ténis/Futebol) - é bastante ignorada na comunidade.

Entre várias coisas, já li até quem dissesse que "isso não faz sentido porque um bom trader vai a tudo" e "isso é trela de quem quer vender serviços e não existe". Ora estou eu aqui para contrariar essa ideia.

Como sabem, o meu trading assenta na sua maioria em estratégias de trading puro, ou seja, basta-me o mercado probabilidades de Futebol e dinheiro a abundar no mesmo. É o suficiente para grande parte do meu trabalho. No entanto, eu também utilizo estratégias de análise de jogo, e estas é que requerem a minha atenção neste post.

Analisar um jogo e tomar uma posição a favor ou contra alguém, não é tão fácil como parece. O processo em si é, mas a dificuldade é ter valor esperado positivo a longo prazo a fazer isso. Experimentem e vejam por vocês. Eu falhei muito na minha carreira, quase todos falham imenso. O que não falta por aí são serviços de Tips, nacionais e internacionais, em que ao fim de uns tempos há bancarrota ou break even. É difícil.

Como resolvi isto no meu caso? Não foi simples. Eu sempre vi muito futebol na vida, mas sempre à base dos grandes jogos. Real Madrid, Barcelona, Man Utd, etc. Ao ver centenas (para não dizer milhares de jogos já) ao longo da minha vida e ao viver sempre na companhia do futebol (sempre a par de tudo), é normal que tenha aprendido a analisar um jogo de futebol e ter apreciações sobre que equipa está melhor no jogo ou com probabilidade de marcar. Isto porque eu conheço cada um dos 11 titulares do Real Madrid, conheço cada um dos 11 titulares do Barcelona, conheço os treinadores, conheço o sistema de jogo, conheço a forma em que se sentem mais confortáveis, conheço o estilo de futebol que os contraria melhor, etc etc. Isto é futebol puro. Isto faz de mim adivinho/bruxo? Claro que não. Mas faz com que eu tenha uma taxa de acerto nestas equipas assustadoramente grande (e o blog é a prova disso).

Acontece que fazer isto em todos os jogos e todas as equipas é muito dificil (não vou dizer impossível, porque no trading nada é impossível, das maiores lições que tirei até hoje neste "emprego"). Nunca consegui ter lucros a fazer isso. No início eu pegava nos jogos todos da tarde de sábado/domingo, via uns minutos do jogo e tomava uma posição. Desde o Getafe vs Valencia, passando pelo Newcastle vs Swansea, etc etc. Ao fim de vários casos os lucros eram baixos, ou inexistentes, ou tinha prejuízo.

Um belo dia lembro-me de fazer filtragens no meu excel e reparo que em jogos grandes da Liga dos Campeões, ou jogos com os maiores clubes dos quais via mais jogos (mesmo sem os trabalhar por vezes), tinha um lucro acentuado. Isto chamou-me à atenção. Eram cerca de 8 equipas a dar um lucro absurdamente alto, e com mais 2 que acrescentava (era o Valencia, que na altura era fortíssmo, e o Tottenham), o lucro descia brutalmente. Curiosamente eram 2 equipas muito fortes na altura, mas que eu acompanhava menos. No entanto como eram das mais fortes na altura eu inclui-as na filtragem. E estragavam-me as contas. Se os tirasse aos 2 da filtragem, a minha taxa de acerto era altíssima.

Comecei então a pensar em utilizar análise de jogo apenas nessas equipas que andavam a dar lucro e "voilá"... a partir daí foi sempre a crescer. Como é evidente nessa altura eu não tinha ainda grandes decisões a nível de tempo de entrada e como abordar o mercado para tirar partido da minha análise, tal como ensino no curso em 2 aulas/estratégias. Isto não é simplesmente ver uma equipa melhor e carregar com dinheiro em back ou lay. Não funciona assim. Há mais para se fazer, e que se deve fazer.

Com o tempo só via os lucros a aumentar e ficou uma estratégia que ainda utilizo hoje. Curiosamente a estratégia que mais abordei no Blog ao longo de todo este tempo, por achar que era a que menos prejudicava (ou melhor, não prejudicava em nada) o meu trabalho. Não tem mal nenhum dizer a favor de quem fui, ou quem achava que estava melhor em jogo X. Isto levou inclusivé a maior parte dos leitores a pensarem que eu sou trabalhava assim num sistema mais "punting". E é legítimo, provavelmente eu iria pensar o mesmo. No entanto não é verdade, mas isso não são temas para este post.

Entretanto já me alonguei bastante. Queria apenas dizer que hoje em dia sigo esta regra à risca. Acompanho praticamente sempre as mesmas equipas há anos, e com bons resultados. Mesmo quando não estou a trabalhar é provável que veja jogos, seja em directo ou diferido. No início da época principalmente, é fulcral fazer isto, para avaliar como as coisas andam.

Por volta de Novembro/Dezembro as minhas opiniões finais sobre uma equipa estão completamente feitas e depois entro em piloto-automático, digamos assim.

E o que analiso eu nas equipas? Simples. Táctica, sistema de jogo (posse ou contra-ataque), peças fundamentais na estratégia (aqueles 2 jogadores que se não jogam a equipa não é a mesma). Ok, o Real Madrid sem Ronaldo não vale o mesmo, toda a gente sabe isto, mas secalhar contra o Almeria isto não será tão evidente como contra o Barcelona. Por outro lado, secalhar, mesmo sem Ronaldo contra o Barcelona, o Real jogou num certo jogo de uma forma que não favorece o jogo do Barça. Então secalhar o lay ao Barça compensa naquela situação, apesar do Ronaldo estar na bancada... e são estas micro-decisões que tomo que me dão tanta taxa de acerto. E dão porquê? Porque me especializei nesta estratégia me POUCAS equipas, tendo assim capacidade para saber todos os pormenores das mesmas.

Provavelmente continuará a haver quem ache isto "treta", mas é-me indiferente. Cada um sabe de si.

Queria também dar um exemplo do que aconteceu quando analisei um jogo do Mundial com 2 equipas desconhecidas para mim: http://valoresperado.blogspot.pt/2014/07/argentina-vs-belgica.html

Red pesada. Não gosto de jusitificar reds, mas são aquelas coincidências...

Vou agora dar um exemplo de um género de análise que faço. No Mundial, no jogo Brasil vs Colômbia, enviei um e-mail aos meus alunos:

"O que quero que façam é verificar de início uma destas 2 condições:

1- Brasil sempre com a bola a jogar em posse, Colômbia fechada e bem organizada atrás.
2- Jogo com a posse de bola bem distribuída, Colômbia a querer ter iniciativa de jogo.

Se acontecer a condição 1, apenas têm de ter em atenção o seguinte:

A- Brasil está a conquistar muitas bolas paradas (livres e cantos)
B- Brasil não está a conquistar bolas paradas

Se acontecer A, não façam lay ao Brasil, porque o Scolari trabalhou bastante as bolas paradas nesta equipa.
Se acontecer B, façam lay, confiem. O Brasil é débil a jogar em posse, a probabilidade de marcarem golo dessa forma desce abruptamente.

Se acontecer a condição 2, o Brasil vai ter espaço para contra-ataques e transições rápidas (são coisas diferentes). E é neste aspecto que o Brasil é extremament perigoso. Se isto não estiver a acontecer, lay Brasil novamente."

Coincidência ou não (se elas existem no trading....), o Brasil ganhou 2-1, 1-0 foi de Bola parada, 2-0 foi de Bola parada. Volto a repetir.. coincidências... ou não... O objectivo deste mail é perceberem como tomo as minhas decisões. Isto não se resume a analisar as odds de um jogo e já está "olha vou dar back ali". Não, tem que haver poder de decisão tendo em conta o que sabemos sobre as equipas.

Falando agora das equipas que tencino seguir e trabalhar nas suas Ligas esta época, e aviso já que são menos, como disse no post anterior, são então:

- Real Madrid
- Barcelona

- Chelsea
- Man City
- Liverpool
- Arsenal

Apenas 6, é verdade. No entanto, como eu vejo futebol para além do trading, vou concerteza acompanhar mais algumas equipas. Porquê? Porque estão na Champions e podem ser adversários das 6 equipas principais, e porque têm plantéis e futebol que conheço bem e gosto de ver. No entanto, são equipas que por questão de liquidez não tenho interesse em trabalhar este ano nas suas Ligas:

- Benfica (escolha óbvia, é o meu clube, é fácil acompanhar)
- Porto (rivais)
- Bayern Munique
- Dortmund
- Man Utd (esta só poderei trablhar na Premier League, mas não terá a minha prioridade por esse motivo. Este ano vou focar-me mais na Europa).

Como é evidente, todas (ou quase todas) as épocas temos "surpresas". O ano passado foi o Atl. Madrid, há 2 anos era o Bilbao, etc... estas equipas "surpresa" podem sempre chamar a minha atenção. O Atl Madrid entra também nos potenciais candidatos a equipa para trabalhar. Conheço-os muito bem, mas lá está, não são propridade nem atraem o mesmo dinheiro. Como é evidente num Real vs Atl Madrid lá estarei a trabalhar, ou se o Atl Madrid chegar longe na Europa.

Basicamente é isto. Já me estendi em demasia, mesmo sem querer.

Queria também dizer que para quem está inscrito no curso, terá esta época uma análise detalhada (idêntica ao mail que citei em cima), sobre cada uma das 6 equipas de Elite que vou acompanhar. É um bónus dado por mim a quem confia no meu trabalho e que por certo irá ajudar muitas pessoas a lucrarem, caso queiram aplicar esta estratégia.

Um Abraço e boa época para todos



15 comentários:

  1. critiquem o home agora, vieste de férias e mandas uma coisa destas que arrebentou com tudo o que se viu por aí em Agosto loooooooool

    grande post! Obrigado!

    Ricardo Alves do curso

    ResponderEliminar
  2. Olá Daniel. Não acompanhas ninguém em Itália? PSG?

    ResponderEliminar
  3. Olá. Não vejo a liga Italiana já, perdeu todo o meu interesse. O PSG esqueci-me de mencionar no post, vou ver muito jogo deles de certeza, mas mais na Europa. Se chegarem longe lá está..trabalho. Mas dou prioridade às outras equipas que referi, claro.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Podia por em resumo o esquema tático de cada equipe e também a principal característica do time em questão. Exemplo: Bayern de Munique- grande poder ofensivo quando estão em posse da bola e criatividade dos laterais titulares em contra ataque...acho que seria interessante dessa forma; sem entrar em detalhes. Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Viva Daniel,

    Quando vais começar a fazer a análise das equipas? Enviarás por email ou colocarás no nosso fórum?

    Abraço e bom início de época!

    ResponderEliminar
  6. Epah eu gosto mesmo é de falar de trading, mas este teu post Daniel é muito, muito bom... Pah sem grande coisa a dizer, brutal... Conheço muito bem teu trabalho e estratégias, mas provavelmente vou comprar o curso na mesma se continuar forte no trading...

    ResponderEliminar
  7. Antes demais bom regresso Daniel. Falar de trading aqui e falar em qualquer outro lado não tem comparação possível. Estás num nível, a todos os níveis, muito acima do que por aí se vê. Um muito obrigado por continuares a falar de coisas que realmente enriquexem todos quanto te acompanham. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. reafirmo completamente esta declaração do Bruno, sem mais a dizer !

      Eliminar
  8. Muito obrigado. São essas palavras que me motivam para continuar a escrever. Nem que um dia seja só uma pessoa a dizer essas coisas. Chega-me.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Então cá vai mais uma pessoa Daniel: brutal. Adorei, obrigada pela ajuda que nos dás e pela pessoa que és.
    Os teus post's motivam-me muito, quero sempre aprender mais e mais, e o teu curso foi o melhor que podia ter adquirido.
    Continuação de bom trabalho.
    Luz **

    ResponderEliminar
  10. como sabes que determinado treinador trabalha mais bolas paradas do que o habitual?
    Isso sao informaçoes que nem toda a gente tem.
    Blog 5 estrelas
    luis

    ResponderEliminar
  11. Belo Post Daniel xD Espero que essas ferias tenham sido boas....
    Voltaram os campeonatos, voltamos nós ao trabalho :D
    Abraço

    Ermelo

    ResponderEliminar
  12. E aquele post sobre a tua vida para além do Trading? Decidiste não o fazer?
    Abraço e Bom regresso :)

    ResponderEliminar
  13. Bem antes de mais obrigada pela descrição detalhada de como trabalhas um jogo, agora já sei que se alguma vez quiser ser um pseudo trader tenho de abandonar esta minha teimosia ( obcessão ) pelas estatisticas....
    Sempre tudo de bom e muitos greens
    Um Benfiquista Paulo Costa

    ResponderEliminar