quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Redbook

"Daniel como reages com um prejuízo tão elevado como o que tiveste no jogo do Manchester? Utilizas alguma estratégia ou forma especial para tentares recuperar essas situações? Ainda tenho dificuldades em lidar com as perdas"

Uma questão habitual, que me enviaram por e-mail (e que respondi por lá, mas que também faço questão de responder aqui porque serve para mais pessoas).

Já várias vezes disse no blog, mas nunca é demais. Quando há uma red não devemos entrar em pânico e muito menos "tentar recuperar". Essa palavra não pode existir em trading. Temos de continuar a trabalhar da mesma forma que sempre fazemos, nem que o próximo jogo seja daqui a 1 mês apenas. Apesar de ter tido uma red, não significou que tivesse de ir rapidamente a outro jogo para "recuperar". Estas coisas acontecem e fazem parte, e não nos podem condicionar.

Se as reds vos afectam, provavelmente estão a utilizar demasiado dinheiro. O meu conselho, utilizem apenas stakes que se perderem não se vão sentir mal. Se 10€ a menos não vos faz diferença no saldo da Betfair nem na vossa saúde mental, então que a vossa stake seja baixa de forma a perderem apenas esse valor. Claro que toda a gente gosta mais de ganhar 50€ ou 100€ do que 10€, mas para se ganhar mais, quase sempre implica perder-se mais se as coisas correrem mal. Por isso mais vale ganhar 10€ e só perder 10€, do que aumentar rápido demais as stakes.

Enquanto não controlarem a vossa stake para um valor que a vossa cabeça aceita, vão estar sempre condicionados a trabalhar. O mercado já dá trabalho suficiente só por si, quantos mais factores externos se conseguir eliminar melhor. A gestão de banca não se faz apenas por números. Também com a nossa saúde mental. Podemos ter 500 mil Euros na conta bancária, se perder 200€ nos afecta emocionalmente, então não é ainda a altura certa de utilizar 200€ de stake, por exemplo, porque acreditem, estar a trabalhar com valores que vos afectam negativamente, vai afectar as vossas decisões também.

Cumprimentos,

Daniel

5 comentários:

  1. Obrigado Daniel pelos conselhos e ensinamentos, não pare de ensinar a malta. Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Curto mas diz tudo, para os que começam, ou os que andam a algum tempo e não conseguem passar a próxima fase é um grande ensinamento.

    Cumprimentos
    Luís

    ResponderEliminar
  3. Acreditar que somos consistentes é o primeiro passo para ... o sermos.

    Zmanel

    ResponderEliminar
  4. concordo plenamente com a visao do daniel e para ajuda lo nesta questao vejam o seguinte..
    eu dava por mim muitas vezes a colocar stakes de 2.. 5€ espalhadas pelos mercados menos conhecidos, isto é se eu as punha é porque nao me afectava perde las mas se me dissessem para por 100 200 ou mais claro que ja afectava daí nunca fiz isso de "espalhar" mas cheguei à conclusao que a melhor maneira de gerir a banca é atraves da dor emocional ou seja se nao me afecta perder 5€ entao as minhas decisoes nunca serao influenciadas pela perda , por sua vez ,entrarei sempre que achar que tem valor e nao andar a roer as unhas à espera que o trade se efectue porque a perda iria magoar

    abraco

    ResponderEliminar