quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ajustado


O jogo ainda não começou, por isso é sempre relativo falar, mas hoje sinto-me incapaz de julgar as odds. A meu ver estão como devem estar. Sei que muitas pessoas não concordam, mas ainda bem. Quanto maior a odd, mais dinheiro ganhamos.

Atenção, não estou com isto a recomendar um back ao Barcelona. Mas se o jogo ocorrer como prevejo, acho a odd justa. Se não ocorrer como prevemos, estamos lá para mudar de ideias. É esta a beleza do trading!

Mas sinceramente acho mais provável o Barcelona pegar na bola do início ao fim, a jogar em casa, onde é fortíssimo (a par do Benfica, são para mim os 2 clubes que melhor jogam em casa na Europa).

É um jogo em que o Real está obrigado a correr alguns riscos, felizmente para o futebol. Tem executantes que marcam facilmente golos, mas a questão é saber se o Barcelona vai deixar que eles vejam a bola, e o maior problema são os espaços que o Real vai conceder, tendo em conta que precisa de 2 golos.

Cumprimentos e bom clássico logo à noite.

33 comentários:

  1. Esta análise para mim é um bocado complicada porque, apesar de achar que o Barcelona vai ganhar, para mim a recompensa não compensa o risco.

    Diria que as odds estão algo desajustadas, e a vitória do Barcelona deveria dar um prémio melhor.

    LMG

    ResponderEliminar
  2. É aquele típico jogo em que as odds podem ficar desajustadas de um minuto para o outro sim senhor. Também me recuso a meter lá o meu dinheiro sem ver primeiro. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas como já aqui disse uma vez ( há muito tempo, não sei se te lembras) acompanho o vosso blog, e uma das barreiras para um trader é a liquidez, é claro que isso tambem depende, se saimos ou não muitas vezes do mercado, mas de facto tenho duvidas em relação á liquidez, e que stakes devo usar, eu acho que um jogo com 500 000€ de liquidez, não se deve meter mais que 1000€ de stake, sera que estou correcto=

      Eliminar
  3. E eu acho que o Real vai novamente começar a ganhar... mas vou estar sossegadinho!
    Medo de principiante...
    João

    ResponderEliminar
  4. António: depende da estratégia. Se tens posições longas de 20 ou 30 minutos, então podes colocar muito dinheiro no mercado. Se só queres apanhar movimentações rápidas em 5 minutos (time bombs) já estás mais limitado. Depende muito do que fazes. No meu caso 500 mil € é pouco porque não consigo fazer tudo o que gosto. Por outro lado jogos com menos liquidez oferecem-te piores preços, menos EV a longo prazo, não gosto. Abraço

    João: vamos ver :P Abraço

    ResponderEliminar
  5. 500k pré-live achas pouco daniel? Para ti quanto deve ter o jogo pré-live de liquidez minima?

    Tinha ideia que para stakes entre 1-5k, 500k de liquidez seriam suficientes.

    ResponderEliminar
  6. Acho sim. Por exemplo quando eu ache que uma odd vai subir rapidamente de 2,1 para 2,4, nesse tipo de jogos além de ser mais complicado prever essa subida a nível de volume de dinheiro, há "buracos". Isto é, num jogo líquido os meus 1000€ entrariam por exemplo a 2,1. Num jogo menos líquido preciso de comprar a 2,14 para ser totalmente correspondido. Tal como quando for para sair do mercado, preciso de apanhar preços piores. Não só aumenta o meu risco como a longo prazo o EV diminui.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  7. Achaste que o vermelho foi merecido? Eu continuo a ver um barça beneficiado pelos arbitros... Nao sei se ja se faz, mas ha jogadores castigos depois dos jogos por fazerem teatro no campo? Acho que isso traria muito mais justiça aos lances duvidosos

    clrocha

    ResponderEliminar
  8. Encheste a mala novamente :D Cheira-me..

    ResponderEliminar
  9. Não concordo com a história dos árbitros. Tanto prejudicou uma equipa como a outra. Diarra devia ter ido para a rua, foras de jogo mal assinalados, etc.. tanto foi para um como para outro. O Real perdeu a eliminatória porque em casa foi humilhado, não foi neste jogo que a perdeu.

    Para mim foi o pior jogo da época do Barcelona até agora. Não foi apenas pelo facto do Real jogar com pressão alta, foi também porque efectivamente hoje o Barcelona não jogou bem. De resto tantas lesões começa a ser preocupante. David Villa, Iniesta, Alexis, Afellay.

    Pessoalmente estou super satisfeito pela passagem do Barcelona, mereceu passar. Pode ser que o Mourinho perceba que jogar à defesa nem sempre é a melhor solução!

    Abraços

    ResponderEliminar
  10. A mim pareceu-me o real sair mais prejudicado que o barça. Os jogadores do barça sao grandes actores, por isso e que acho que devia de haver castigos pos jogo...

    clrocha

    ResponderEliminar
  11. Tirar o mérito ao Real pelo grande jogo que fez ontem alegando que tal só aconteceu porque o Barça jogou mal não me parece justo! Até porque na minha opinião o que realemnte aconteceu foi um jogo muito bem conseguido pelo Real, que não só conseguiu dominar o jogo todo como também anular o tipo de jogo que o Barcelona faz sempre, pelo menos durante a maior parte do tempo!

    Se dissermos que o Real só jogou melhor porque o Barça teve muito mal, teremos também de reconhecer que o barça só não tem perdido nenhum destes clássicos porque o Real tem andado em baixo de forma, o que para mim também não é verdade!

    ResponderEliminar
  12. Em minha opinião o Real não esteve o jogo todo por cima do Barça. Teve cerca de 30 minutos no total. E além de terem jogado bem, também foi a favor deles o facto do Barcelona ter feito um péssimo jogo, e que na minha opinião não foi apenas fruto da forma de jogar do Real. As lesões do Iniesta e do Alexis também não ajudaram.

    Aquilo que eu acho é que as pessoas exageram apenas porque o Real tem muitos portugueses. Os factos são estes. O Real é uma equipa história do futebol, provavelmente o maior clube do mundo. Nos últimos 3 anos gastaram mais de 200 milhões de Euros em jogadores, e apesar de terem tido 30 minutos claramente por cima do Barcelona, empataram 2-2, tiverem 27% nos primeiros 90 minutos em Madrid, e estão eliminados. Esta é a verdade, por isso acho que as euforias são desnecessárias. O real não pode festejar estar por cima do Barcelona num jogo, o Real tem de festejar títulos e ser a força suprema do futebol actual, coisa que não é.

    ResponderEliminar
  13. Boas Daniel!
    Podes dizer qual o meio que utilizas pra ver os jogos de futebol?
    Eu utilizo apenas os streams da betfair, mas estou a ponderar aderir à sportv. Precisava de umas luzes para ver se vale a pena, mais a nivel do delay!
    Cumps

    ResponderEliminar
  14. Olá espadinha. De momento utilizo a SportTV não HD da Zon. É o operador com menos delay em Portugal. Abraço

    ResponderEliminar
  15. mas utilizas por satélite certo? Podes me fazer o favor de comparar com o stream da betfair e dizer qual a diferença!
    Obrigado

    ResponderEliminar
  16. Utilizo por cabo! Depende do jogo. Há jogos em que a Zon está atrasada 2 segundos em relação à betfair, há outros em que está à frente, depende muito.

    ResponderEliminar
  17. Eu acho que o facto de o Real ter muitos jogadores Portugueses não abona tanto quanto isso a favor deles, pelo menos no que à fama nacional diz respeito! Mas gostos são gostos e eu confesso que sempre fui adepto do Real... assim como sempre fui e continuo a ser do Sporting, vai-se lá saber porque!:) Mas a questão aqui não é essa, consigo ser sempre imparcial, sobretudo quando o meu dinheiro esta em jogo. Podemos é ter uma forma de ver os jogos diferente... e devemos ter mesmo, já que não concordo que o Real tenha dominado por apenas 30 minutos! O facto de o Barcelona conseguir ter sempre muito mais posse de bola não significa necessariamente que estejam a dominar o jogo por completo... aliás, eles mudaram a forma como temos de encarar alguns jogos de futebol, dado que a maneira como jogam é diferente de quase tudo o que até então se tinha visto... isto também cria um problema, que é conseguir perceber quando estão a jogar mal, apesar de a bola continuar permanentemente em sua posse!

    Mas quanto ao facto de o Barcelona ser a melhor equipa da actualidade eu não tenho duvidas nenhumas... pelo menos para já! Não é porque gostava muito de voltar a ver o Real a ganhar títulos e a ganhar ao Barcelona, mas fazendo uma analise retrospectiva vê-se claramente, na minha opinião, que o Barça do ano passado, por exemplo, estava muito mais forte e mais sólido do que o deste ano! Acredito que os ciclos são indissociáveis do futebol e o actual ciclo de total supremacia do Barça pode estar a chegar ao fim... em breve! Ainda em relação aos clássicos com o Real, acho também que é notória uma diminuição do domínio do Barcelona nestes últimos jogos... tirando algumas excepções, diria que cada vez mais começa a ser complicado para o Barcelona conseguir ganhar ao Real. Se assim for, penso que todos nos como adeptos de bom futebol e de excelentes espectáculos teremos muito a ganhar com isso!

    Veremos o que nos reserva o futuro!
    Cumprimentos...

    ResponderEliminar
  18. Nao sou grande adepto de futebol, e nao simpatizo com o real por ter portugueses, apenas nao gosto da forma como os jogadores do barça se fazem as faltas, pois esse teatro que eles fazem em campo é uma boa forma de dar amarelos e vermelhos aos adversarios. A melhor equipa do mundo precisa de fazer isso para ganhar taças? Se sim, é porque nao sao os melhores a jogar futebol...

    ResponderEliminar
  19. Boas, não menosprezando os teus posts mas gostava de ver o João a postar mais, está tudo bem com ele ? É que ténis e cavalos são os meus desportos e já tenho saudades de ver posts sobre esse assunto ;)

    abraço a ambos

    ResponderEliminar
  20. E já agora o tal video quando sai? :) abc

    ResponderEliminar
  21. Joel: Eu sou do Benfica e ironicamente do Real Madrid desde pequeno. Actualmente prefiro que ganhe o Barcelona porque joga um futebol que nunca tinha visto na vida, a par com o Real do Del Bosque, mas que durou apenas 1 época e meia. Por outro lado não gosto do Mourinho como treinador. Acho que não tem perfil para o Real. Como adepto do Real sei bem que o Madrid tem de ganhar com classe, tem de ser a força suprema do futebol, tem que jogar mais bonito que todos os outros e marcar um estilo. E o Mourinho não tem capacidade para isso. O Mourinho é um treinador defensivo, de resultados. Não combina. Quero que ele vá embora o mais rapidamente possível e vão buscar alguém que vá de acordo com os ideais do Clube. Depois esta mentalidade "má perdedora" e "rancorosa" está a ficar toda incutida no clube. Nunca me lembro de ver o meu Real com tanto ódio a quem lhe ganhasse jogos.

    Sou do tempo em que o Bernabéu aplaudiu de pé Ronaldinho Gaúcho. Os arrogantes sempre foram os Catalães, agora a história muda por causa do José Mourinho. Não gosto dele, ao mesmo tempo em tantos anos de futebol e vídeos de jogos antigos, nunca vi ninguém jogar como o Barcelona. Estarem apertados e continuarem a jogar ao toque curto dentro da área, não abdicam do seu estilo, o que interessa é o colectivo, etc etc.

    NewSignal e Espadinha: O joão brevemente publica o vídeo e volta aos posts mais activamente. Tem estado ocupado com outros assuntos bem interessantes também, mas não se preocupem :) E claro que não menosprezas, eu também tenho todo o gosto que o João poste!

    Abraços para todos, obrigado por participarem, isto fica mais engraçado assim, qualquer dúvida ou opiniões que queiram dar são benvindas :)

    ResponderEliminar
  22. Eu sei que isto nada tem a ver com trading, mas só para mostrar que o mourinho não é assim tão culpado pelos resultados...

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=312420

    ResponderEliminar
  23. Daniel, uma questao.. Achas que é possivel fazer trading no match odd durante o jogo tick a tick? Embora a percentagem seja muito inferior aos ticks/ticks no correct score, achas que é rentavel? Eu neste momento faço trading no correct score tick a tick, mas tem imenso entraves, liquidez, e em caso de haver golos, nao temos muitas manobras. E queria experimentar no match odd. Queria uma opiniao tua se possivel claro. Sei que durante o jogo irá haver subidas ou descidas acentuadas e se tiver selecionado o tick offset por 1 iria perder, ou seja, nao iria ganhar mais ticks nesses momentos timebombs, mas isso era uma outra questao q tenho q pensar.
    Um abraço
    Tiagus

    ResponderEliminar
  24. Se achares que o jogo justifica entrares e ganhares esses ticks é super rentável. Tens é de avaliar bem os momentos em que o deves fazer. Se fores fazer lay convém que a equipa esteja longe da baliza ou do golo. Não deves tentar ganhar tick a tick, mas sim os ticks que achas que é possível ganhar-se com pouca exposição. Se conseguires ganhar 4 melhor, não vais fechar só porque já ganhaste um, se me entendes.

    O Scalping é uma fonte de rendimento assegurada no futebol, mas para se ter EV+ não se pode forçar as entradas, tens de as ponderar, olhar para a partida e ver se compensa. É isso que vai definir o teu valor esperado.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Pois para isso é preciso conhecer os time bombs. tou a começar a praticar no match odd. Só o tempo dirá:)
    Daniel costumas fazer tick a tick ou sempre deixas os back e lays abertos durante algum tempo?

    ResponderEliminar
  26. Como te disse, depende da situação. Não vale a pena fechar com 1 tick de lucro se podias ter 4 ou 5 com pouco risco.

    ResponderEliminar
  27. a questao é saber quando "aparece" esses 4 ou 5 ticks num curto espaço tempo. Eu sei, que depende como o jogo está a decorrer. Neste momento vou praticar e praticar apenas 1 tick e depois logo se ve. Daniel no incio dos teus jogos de futebol começaste com que stake? e como chegaste rapidamente a stakes de 1000? Eu acho muita fruta, acredita

    ResponderEliminar
  28. Eu comecei há muito tempo um challenge no meu blog antigo. Depositei 100€ numa conta só para futebol, transformei-os em 2000€ e fui sempre levantando a partir daí. Subi gradualmente as stakes, quando cheguei aos 2000€ de banca decidi parar de subir para além de 1000€. E por lá fiquei. Em breve vou subir para 2000€ (muito em breve espero eu), mais rapidamente irei depois para 3000€ e assim sucessivamente até chegar a um valor que o mercado aguente.

    Acredita que 1000€ não é nada em futebol, podes usar muito mais que isso.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  29. mas a questao é a seguinte, eu sei que apartir dos 2000 ou por ai adiante torna-se tudo mais simples, a minha questao foi: dos 100 chegar aos 2000 é que é dificil.

    ResponderEliminar
  30. Olá, Daniel, por curiosidade, quanto tempo demoraste a transformar os 100 em 2000? E primordialmente em que mercados? O meu plano é esse, está a andar(se não fosse o nosso amigo Mourinho estava muito melhor e os meus erros de falta de controlo emocional...), mas não sei se está a andar depressa ou devagar:)...Tenho encarado este mês como experimental.
    Cumprimentos
    João

    ResponderEliminar
  31. João: Não me recordo, mas penso que 8 a 10 meses. Match Odds quase sempre, uma vez ou outra nos Under.

    TIAGUS: Pelo contrário. Tudo é muito mais fácil com 100. A partir do momento que utilizas muito dinheiro tudo é mais difícil.

    ResponderEliminar
  32. sim tens toda a razao. É muito mais facil ser correspondido com stakes de 100 ou 200 do que com 1000 ou 2000.

    ResponderEliminar