quinta-feira, 18 de julho de 2013

Gosto mesmo de Futebol?



Mais um post "da treta", mas nesta altura do ano é o que há... entre a farra e o descanso típicos desta época venho aqui ao blog escrever umas coisas de vez em quando.

Hoje abordo uma temática curiosa.

Costuma dizer-se que é benéfico trabalharmos na Betfair com um desporto do qual gostamos. E eu concordo, pode tornar o processo muito mais divertido e menos monótono.

Eu gosto de futebol, ninguém tem dúvidas disso e muito menos eu. Mas em "debates" recentes com alguns amigos, entre várias conclusões, conclui que eu gosto mesmo é de "Futebol de Alto Nivel".

Não me peçam para ver um jogo da Libertadores ou da Liga Argentina. Não me peçam para ver um Ossassuna contra o Almeria ou um Rio Ave contra o Setúbal.

Sou franco, não gosto. Para mim o futebol quando não é jogado a alto nível e com alta qualidade fica um desporto secante e penoso de se visualizar. Claro que isto é a minha opinião pessoal.

Desde pequeno que fui habituado a ver jogos do Benfica, Sporting, Porto, grandes equipas da Liga Inglesa na RTP2, Italiana e Espanhola na TVI, Champions League a meio da semana na RTP. Foi com estes jogos que eu cresci. Nunca tive parabólicas nos anos 90 para ver a Segunda Liga Holandesa, como amigos meus tinham.

Se for convidado para ver um jogo de escalões inferiores ao vivo, não vou achar uma seca, vou-me divertir, mas ao vivo há outras situações para se observarem. Agora visualizar um jogo "fraco" na TV ou mesmo trabalhar com ele, não gosto.

No meu trading isto também é reflectido. É evidente que numa Segunda-Feira, se só existe um Valladolid vs Espanhol para se trabalhar, eu trabalho. Mas não trabalho com o mesmo gosto do Man Utd vs Dortmund da Terça-Feira seguinte.

Não conheço os jogadores do Benfica B, nem do Porto B, nem conheço o plantel do Almeria nem do Watford. Nem quero, não me interessa, não aprecio. Podemos então falar duma especialização dentro de outra especialização. E a minha é o futebol de alto nível, das melhores equipas da Europa apenas, porque são as que fazem eu gostar de ver futebol. Se o futebol fosse tudo o resto, nem perdia o meu tempo.

Tento também levar isto para o meu trading, até porque são os jogos com mais liquidez e oportunidades.

Gostarei eu de Futebol?

Secalhar Não, mas Amo o Futebol de alto nível.




14 comentários:

  1. Pois , concordo, embora para mim seja dificil trabalhar com as odds ajustadissimas maioritariamente que existem no futebol de alto nivel.
    Já agora Daniel, em média quantas entradas fazes num jogo?
    António do mail.
    Daniel, responde-me ao mail vá lá. Thanks

    ResponderEliminar
  2. É super divertido assistir aos teus posts.

    Como sabes, pela troca de mensagens noutro local, eu não passo bola às imagens, por isso nem sequer o plantel das grandes equipas conheço, só mesmo as que gosto, lol.

    Acho que difere pela forma também ela distinta de trabalharmos, eu tanto acompanho um jogo da Argentina, como um do meio da tabela inglesa, ou um grande inglês contra um do meio da tabela, é-me totalmente indiferente.

    Sou um amante do mercado puro, estejamos a ver futebol de auto nível ou solteiros contra casados.

    Quando o jogo me retira a atenção do mercado, desligo o Geeks e vejo a redondinha!

    ResponderEliminar
  3. É natural que gostes mais dos grandes jogos, por norma há mais espectáculo e mais "estrelas" em campo.
    Para o trading é onde há mais oportunidades e mais dinheiro.
    Agora se o teu trabalho fosse o scouting ou algo do género, muito provavelmente ias ter que ver esses tais jogos, para conseguires descobrir craques.
    Tiveste a "sorte" de conseguir singrar no Trading em Futebol e podes viver só dos grandes jogos.
    Ainda não estou perto desse patamar, espero la chegar um dia.
    Luís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. scouting? oque quis dizer o colega com isso? poderiam explicar-me..

      Eliminar
    2. Por acaso tá enganado anónimo das 10:09... onde há mais oportunidades é mesmo em jogos pequenos.

      Eliminar
  4. Excelente post! Partilho plenamente a tua opinião, embora aprecie de vez em quando um jogo de ligas "inferiores", como um Lyon - Marselha, PSG - Lyon, Ajax - Feyenoord, etc. Jogos entre grandes equipas de ligas da 2a divisão europeia também se conseguem apreciar, porque as equipas também praticam futebol de alto nível (aliás, neste aspecto, muitas vezes são até melhores jogos do que um Benfica - Rio Ave ou um Porto - Setúbal).
    De resto, concordo plenamente contigo e não há nada pior do que ver um jogo entre duas equipas do fundo da tabela, a lutarem pelo pontinho...

    Vasco

    ResponderEliminar
  5. Olá Daniel.
    Não me conheces mas chamo-me António e faço trading há perto de 1 ano no mercado CS.
    Embora goste do mercado, este não me tem dado grande consistência e pretendia testar as potencialidades do Match Odds.
    Sei da tua existência graças ao Durt e Rui do blogMercado Suspenso e esta semana passada comecei a ler o teu blog o qual considero excelente.Espero no final desta semana já ter lido-o na totalidade. Não me interessa ténis, só futebol, por isso o primeiro ano está quase, e como passo rapidamente a parte dos elogios e polémicas variadas(betfair, delays etc), não devo demorar muito para terminá-lo. Basicamente o que me interessa é mesmo APRENDER A TRADAR NO Match Odds. Quero-te colocar umas questões pertinentes...
    1- Tu trabalhas mais abrindo posição quando achas que a equipa A vai marcar um golo
    a)-abrindo Back a essa equipa
    b)- abrindo back a essa equipa e abrindo lay ao empate e á equipa B, de modo a teres "green" nas 3 seleções?
    2-Quando pressentes um golo estás disposto a abrir back a essa equipa e estares exposto a esse golo a favor muito ou pouco tempo?
    3-Preferes fazer trading com odds inferiores a 2.00 devido á pouca responsabilidade ou preferes trabalhar com odds superiores? Caso entres em odds superiores entras em lay ou em Back?... sei que depende do movimento do mercado(ascendente ou descendente) mas pergunto-te isto para saber se te inibes de ter altas responsabilidades ou não!
    4-Onde vais buscar os dados estatisticos das equipas com que trabalhas? Betdevil?Outro site? Teu conhecimento pessoal das equipas?
    5- Sabes-me dizer quais as odds de resistência tipicas do Match Odds?
    6- Tens alguma tabela de referência para o Match Odds, que possas disponibilizar, semelhante á que o D.Pedro VI disponibilizou na Academia das Apostas para o Correct Score?
    Desculpa-me perguntar tanta coisa e se calhar coisas que tu não queres revelar, é claro que só respondes ao que quiseres, mas são sinceramente as questões mais pertinentes que me ocorrem agora.
    Grato pelo tempo que dispendeste, antes de mais nada e se me puderes ajudar, agradeço-te bastante.
    António

    ResponderEliminar
  6. Boas António.. algumas perguntas confusas mas vou tentar..

    1- Fazer Back ao A e lay ao B e ao draw é a mesma coisa.. quando fazes back a uma equipa estás a fazer 2 lays, um ao empate e outra ao adversário dessa equipa.

    2- Não trabalho com pressentimentos, podes verificar isso no blog. A exposição depende. Pode durar 3 minutos ou 20.

    3- Não... é igual. Ajusto sempre responsabilidades e tanto lay como back, depende da situação.

    4- Não consulto estatísticas, aliás, tenho aversão a elas.

    5- As resistências são dependentes do que se passa em campo na primeira parte, na segunda parte são idênticas aos outros mercados todos. Fortes em 2; 3, por exemplo

    6- Nop... cada jogo é um jogo. O mercado dos golos é mais "linear" e "matemático". minuto x, odd y, etc etc. No Match Odds varia constantemente em cada jogo, criando mais incertezas, e para mim mais oportunidades.



    Anónimo2: Achas mesmo que em jogos mais fracos há mais oportunidades? Eu discordo... e muito.

    ResponderEliminar
  7. Rui: sim é verdade. O teu tipo de trading (e do Durt) anda mais à volta de erros "crassos" de outros apostadores em mercados com características diferentes. Daí a não necessidade de teres sempre streams. A única semelhança entre o nosso trading é o nome do desporto lol

    O resto é completamente diferente.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Concordo que com o teu nível além da liquidez que precisas te dê mais prazer fazer só jogos de grandes equipas, porém as equipas mais fracas que por norma marcam muitos menos golos, têm uma vantagem que é haver menos golos por jogo e isso a meu ver pode ser bem usado. Neste fase prefiro um jogo com poucos golos e sem grande ritmo de jogo. Claro que se um dia tiver a tua banca :) provavelmente tb só farei jogos desses e poucos por mês.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Daniel, obrigado , sempre a aprender. Óptimo blog. Obrigado Durt e Rui por mo indicarem. Grande época cheia de Greens para todos nós.
    António(Obi)

    ResponderEliminar
  10. Boas, a minha 1ª "invasão" a este tópico, venho aqui apenas responder ao Anónimo2 e completar o porquê do Daniel dizer o que diz.

    Para o Anónimo2 há mais oportunidades nesses jogos mais fracos mas são oportunidades diferentes, de tipos de trading diferentes, ambos têm razão no que dizem mas de maneira diferente. Os jogos com menos dinheiros são bons porque as oportunidades que surgem são do género, mercado não suspender num golo e dá para entrar, ou melhor, mercado não suspender de todo num jogo, e as apostas entrarem diretas (isto sim devia ser o trading). Agora no ponto de vista do Daniel ele tem razão porque o seu trading sugere aproveitar odds desajustadas, e ajustes rápidos de odd em que dá para por bem mais dinheiro, em livres em que muito dinheiro entra a favor e desajustam completamente o preço, etc etc etc...

    Grande abraço, e continuação de bom trabalho.

    André Reis

    ResponderEliminar
  11. André Reis, nem eu explicaria melhor, é exactamente isso que se passa :) Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ver se começo a ser mais assíduo em comentários :)

      Abraço

      Eliminar