quarta-feira, 11 de junho de 2014

Contagem decrescente para o Mundial



Está quase aí uma das maiores competições de futebol da história, o Mundial Brasil 2014.
Do ponto de vista pessoal, sou mais fã de uma Champions do que um Mundial. Há vários motivos para isso, mas principalmente o facto dos clubes jogarem com mais entrosamento entre si (trabalham meses a fio todos os dias).

Também o facto dos clubes de topo, a meu ver, terem plantéis superiores a quase todas as selecções (Barcelona, por exemplo, é Messi + grande parte da selecção Espanhola. Real Madrid tem Ronaldo + Bale + Sergio Ramos, etc...).

Falando, do que interessa para este blog, trading. Há 2 situações a ter em conta, para o meu trabalho.

1- Desvantagem clara de um Mundial/Europeu. Técnicas que assentem na análise de jogo são limitadas. Porquê? Porque não conheço tão bem as equipas. Quem me segue sabe que eu só aplico estratégias de análise de jogo em 6 ou 7 equipas por época, nas quais me dedico ao máximo e acompanho regularmente. E sim, isso realmente faz a diferença para a minha taxa de acerto (e não é pouco). No Mundial tenho 2 ou 3 selecções que conheço muito bem, o resto nem por isso, mas já vou falar dessa situação.

2- Vantagem clara de um Mundial/Europeu. Liquidez. Técnicas assentes em trading puro (e a boa notícia é que corresponde à maior parte do meu trabalho, como podem testemunhar os alunos do meu curso de trading). É fácil (muito mais fácil) aplicar certas estratégias num jogo com milhões de Euros correspondidos, e no Mundial temos disso em praticamente todos os jogos. Os recordes de liquidez são sucessivamente batidos. Ao mesmo tempo dá também para se utilizar mais dinheiro.


Temos então algumas equipas que conheço perfeitamente, e com as quais me vou sentir à vontade para analisar jogos:

- Brasil

4-2-3-1 clássico do Scolari, duplo pivot à frente da defesa. Muita importância ao aspecto defensivo, e aproveitar transições rápidas com os tecnicistas/velocistas da frente (Neymar e Hulk, por exemplo).

Ao contrário do que muitas pessoas julgam, o Brasil nem sempre prima pela posse de bola e controlo do jogo. Contra uma equipa mais fraca isso é verdade, mas contra selecções mais fortes, a equipa de Scolari não se importa de dar a bola e ser letal no contra-ataque. Não se deixem enganar num Brasil vs Argentina, por exemplo, em que o Brasil mal toca na bola... isto é importante.


- Portugal

Inevitável. Conhecemos muito bem todos os seus jogadores, conhecemos o sistema, conhecemos o que vale Ronaldo. 4-1-4-1 no papel, que se transforma quando Ronaldo fica na frente para os contra ataques. Paulo Bento prima pela consistência defensiva em primeiro lugar, e adormecer um pouco o jogo, para utilizar a sua melhor arma, o melhor jogador do mundo FIFA, Ronaldo.


- Espanha

Também fácil de conhecer. A estrutura é praticamente a mesma desde há muitos anos. É um Barcelona sem Messi, com a adição de Sergio Ramos, Casillas e agora Diego Costa. Jogam futebol de posse, e esta equipa sim, não abdica do seu estilo. Quer pelas ideias do seu treinador (que tenta aproveitar o entrosamento do Barcelona), quer pelas características dos jogadores (ninguém vê Xavi a preocupar-se em tapar espaços o jogo todo, mas sim em ter a bola e construir). Vamos ver se a posse de bola da selecção Espanhola é inconsequente ou não, relembrando que a Espanha NUNCA foi tão eficaz na sua posse de bola como o Barcelona de Guardiola. Sempre tiveram menos ocasiões que os últimos, logo não se deixem influenciar por isso. A Espanha chega a jogar mais devagar que o Barça. Del Bosque não gosta de cometer loucuras na defesa como Guardiola fazia no Barcelona.


- Alemanha

Coloco aqui esta selecção, mais para fazer alguns reparos. Supostamente a Alemanha tem a mesma estrutura de sempre. Digo supostamente, porque Guardiola chegou ao Bayern. Vamos ver se Low vai adoptar o trabalho feito por ele, ou se continuará a colocar a Alemanha a jogar mais à Dortmund, mais no ADN que têm apresentado nos Europeus/Mundiais, e que recorde-se, sem grnade sucesso. Por outro lado a selecção Alemã tem um problema. Ponta de lança. Não, Klose não é de todo mau jogador, Podolski também não. Muller marca golos com facilidade, Gotze também. Mas claramente falta um 9 de classe Mundial. Se isso vai influenciar a equipa ou não.. vamos ver. Também não acho que a defesa seja o portento de outras selecções. O meio campo sim, é fortíssimo, apesar da ausência de Reus (última hora).


E é isto... as outras selecções recuso-me a fazer análises. A França é demasiado irregular, perdeu Ribery, não tem uma identidade de jogo clara, é incógnita para mim. A Holanda idem. O mesmo se passa com Colômbia, Argentina, etc, selecções que não costumo ver jogar (devido aos horários). Quando não sei, não invento.

Espera-se portanto uma competição em que vou utilizar maioritariamente estratégias planas de trading puro, e espero que os alunos do curso façam o mesmo com as estratégias que ensinei. De resto, quem entrou no curso para o aplicar no Mundial, fez uma escolha inteligente.

Vou actualizando o blog com os meus resultados, sempre que trabalhar 1 jogo. Estou a pensar fazer no máximo 1 jogo por dia, sempre que estiver por aqui, preferencialmente o jogo que considero mais "importante" do dia.

Um Abraço e boa competição para todos

4 comentários:

  1. Bom post! Também me parece de facto muito perigoso confiar demasiado na leitura de jogo como é possível fazer em competições de clubes.

    Fiz o curso a pensar no Mundial. Amanhã começo a testar tudo o que aprendi no mercado!

    Boa para todos os que forem trabalhar durante a competição!

    ResponderEliminar
  2. Analise de jogo a uma equipa pode ser feita nos primeiros minutos de jogo e depois se conheceres os jogadores sabes o q cada um pode dar. Imagina: nunca assististe nehum jogo da Franca ...analisas a tatica ( como franca joga) e depois e obvio q conheces benzema .. pogba etc sabes o q eles podem fazer em campo.
    Por isso na minha opiniao axo q podias fazer todos os jogos c analise de jogo. Eu faco .. agora n me pecas para fazer analise em iraos nem algerias... loll.
    Luis andrade

    ResponderEliminar
  3. Boa sorte Daniel e a todo o pessoal.
    Começa hoje o Campeonato do Mundo, eu pessoalmente vou trabalhar sempre que possa, vamos ver como corre.

    Cumprimentos,
    Luís

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Daniel.
    Será que poderemos ter ajuste de odds pelo fato dos apostadores não saberem ao certo
    como as equipes entrarão(entrosamento, etc...)?
    Aqui no Brasil(principalmente em São Paulo onde será o jogo), caso o Brasil não fizer gol nos primeiros 15/20 minutos a torcida poderá começar a ficar impaciente e vaiar, xingar os jogadores(deixando a equipe nervosa), vamos ver. A tendência é que o Brasil ganhe.
    Abraço

    ResponderEliminar