segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Pausa para as seleções


 

 E entramos novamente numa fase de paragem dos campeonatos, devido às seleções. Nestas alturas todos os traders devem tentar perceber se a melhor opção não será simplemente fazer uma pausa também, devido a vários fatores.

As estratégias que usam no mercados, podem não ser aplicáveis neste tipo de jogos. É preciso ter cuidado com esta situação e não forçar entradas só porque fazem algo com sucesso no futebol de clubes. Muitas pessoas acabam por desistir do trading ou deitar por terra algumas estratégias lucrativas, porque as coisas correm mal nestas alturas. Um jogo de seleções não funciona como um jogo de clubes, apesar do desporto ser o mesmo.

Ao mesmo tempo surgem outras oportunidades diferentes, para quem gosta de as explorar, sendo a mais evidente o facto dos preços estarem muito desajustados, porque há sempre incertezas nas seleções. Há poucos treinos, convocatórias que diferem de mês para mês, poucos dados estatísticos, etc etc.


No meu caso particular, nunca fui adepto de trabalhar nestas alturas, apesar de trabalhar activamente nos Mundiais e Europeus. Normalmente o que faço nestas paragens é observar os jogos, para tirar notas mentais (nada de muito elaborado), e começar a preparação para um grande evento. Tendo a devida cautela, que as coisas mudam rapidamente neste tipo de equipas.


Por exemplo, temos observado que a Espanha actual revela alguma dificuldade em marcar golos, apesar do domínio da posse de bola estar bom. Temos também observado que a Holanda tem um contra-ataque muito forte, mesmo quando o jogo não lhe está a correr bem, etc etc. Todas estas situações servem de alerta para quando começar o próximo Europeu/Mundial. Assim já vamos minimamente preparados para estas competições. Por isso é possível "fazer trading", mesmo não tendo os mercados abertos.


Outra ocupação que tenho nestes períodos, por vezes, é trabalhar no mercado dos cavalos durante a semana, sempre pre-live e no favorito (para quem me segue desde o meu primeiro blog em 2008, sabe que foi neste mercado que me tornei trader). 


E vocês o que fazem nesta altura? Continuam a trabalhar nos mercados? Ficam somente a estudar? Ou tiram tempo para outras atividades?

9 comentários:

  1. Por norma, exceptuando os grandes eventos, também não trabalho jogos de seleções, aproveito esses dias para fazer outras coisas ou simplesmente descansar.
    Falando um pouco de clubes, o que me tenho apercebido é que, devido à situação atual que vivemos, o desajuste de odds é maior, seja pelo cansaço acumulado de tantos jogos, seja pelos treinos sempre condicionados a testes e mais testes de covid, sendo que um teste positivo já tem um efeito na equipa. Depois existem situações inacreditáveis, como as que se passaram no jogo entre a Real Sociedad e o Granada, como é possível permitirem que o jogo fosse realizado? Eu agradeci e tirei proveito da situação, mas do ponto de vista do espectaculo desportivo não foi nada bom.

    De vez em quando gosto de reler os tópicos que por aqui andam e até alguns comentários, é incrível perceber o valor que estes têm e sobretudo o quão atual ainda são.

    Quanto ao mercado de cavalos, é um mercado que tem imensas oportunidades e é também bastante dinâmico, mas confesso que não sou lucrativo nesses mercados.

    Bom trabalho e um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ghost, tens toda a razão no que dizes. Com a falta de público nos estádios o futebol mudou um pouco. A quantidade de vantagens que as equipas da casa desperdiçam é gritante (mesmo por 2 golos de vantagem). As equipas visitantes jogam mais desinibidas e com menos pressão e os preços não têm refletido isso! Felizmente para nós, a forma de fazer odds na Betfair/casas de apostas ainda é muito baseada em estatística passada e os mercados estão longe de estarem eficientes a 100%.

      Tinha pensado até em fazer um post sobre como seria um "mercado perfeito" de Match Odds. Um dia destes alongo-me.

      Bom trabalho e que tudo corra bem!

      Eliminar
  2. Boas Daniel !!
    Em relação a esta temporada, quais tem sido suas equipes prediletas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá RR! Nas últimas épocas uma das equipas que me tem dado mais lucro é o Real Madrid, de longe, porque é uma equipa capaz do melhor e do pior, mas para o mercado são sempre gigantes.

      Este ano o Liverpool lidera a tabela do meu P&L e o Man Utd também se avizinha candidato a proporcionar muito lucro. Abraço!

      Eliminar
  3. Mais que bela Surpresa ate que enfim voltou a publicar algo no blog . Espero que continue :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pablo. Obrigado pelo apoio, fico muito satisfeito. Abraço

      Eliminar
    2. Olá Daniel. Bom ver este regresso aos posts e a interação com as pessoas. Espero que se mantenha porque os teus posts, a forma como abordas e explicas os vários temas relacionados com trading fazem nos falta. Abraço

      Eliminar
  4. Olá Daniel,
    Que bom vê-lo ativo no blog novamente. Não conhecia o trading esportivo até 2016. Portanto, sou um frequentador recente de seu blog. O que não me impediu de ler as postagens mais antigas. Muito obrigado por ter compartilhado tanto ao longo dos anos.

    Quanto aos períodos de datas Fifa, tenho trabalhado nos jogos da Nations League e evitado todo o tipo de jogo amistoso. A criação dessa competição europeia foi muito interessante. Sinto que os jogadores entram mais motivados - e competitivos - que em amistosos comuns.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. Ola Daniel e amigos gostaria de saber se tem algum grupo algum local que eu posso acompanhar o trading de voces ao vivo pois sozinho tenho dificuldade de fazelo

    ResponderEliminar