terça-feira, 12 de março de 2013

Bad Runs, Sorte e Azar



Hoje trago-vos um post diferente. (btw que grande jogo entre Barcelona e Milan, o Barça quando dá o máximo e tem a motivação em cima, é um delírio de ver a jogar)

A imagem que se vê em cima é um "extracto" da minha folha pessoal de trading, neste caso referente a uma das técnicas que utilizo - Lays baixos. Os números a vermelho correspondem a situações de prejuízo, a nomenclatura "n/a" representa situações em que não abri nenhuma posição na técnica em específico.

Isto tudo para dizer que nos últimos 18 lays baixos que efectuei não consegui ganhar absolutamente nenhum dinheiro. Sei que as pessoas normalmente preferem ver greens e é sempre mais agradável (eu também gosto mais), mas desta vez é altura de mostrar o outro lado da coisa.

Quando olho para trás e vou rever cada situação em que fiz lay penso para mim que o faria novamente, o que me leva a crer que estive em posições com valor. A verdade é que neste momento, contando com estes 18 casos estou claramente em prejuízo.

Posso também dizer que das últimas 3 vezes tive 3 penaltys falhados contra mim. Grande azar não?

Nem por isso. Quem faz trading em futebol já sabe como estas coisas funcionam. Em cavalos e ténis, ao fim de vários casos os resultados aparecem, na grande generalidade das estratégias. No trading em cavalos ter 18 corridas seguidas em prejuízo não pode ser bom pronúncio. É possível, mas é alarmante se acontecer. Em ténis normalmente ganha o jogador que merece, é um desporto muito mais justo que o Futebol (para a longar noutro post).

Em futebol é normal termos bolas na trave a nosso favor, contra nós, penaltys a favor, penaltys contra, o que leva muitas vezes os mais inexperientes no trading neste desporto a achar que tudo está contra eles. Mas na realidade não é assim, faz parte desta profissão. Ao mesmo tempo que reparamos no nosso azar temos de reparar naquela bola em que o avançado escorregou quando ia encostar, e que ia significar um red para nós. Sorte? Talvez, nesse caso isolado.

No último sábado no jogo Everton vs Wigan estava em (vários) lay ao Everton aquando do golo do Wigan, porque achei que seria a melhor posição para tomar. O Wigan marcou golo, a bola seguiu e foi imediatamente o 2-0. Quando estava a pensar se fechava ou não a minha posição e com quanto o faria, há o 3-0 e o mercado suspende novamente. Resultado, ganhei quase 100% do meu investimento sem ser suposto. Sorte do meu lado neste caso.

Resumindo, o que quero mostrar neste post é que o trading em futebol por vezes é ingrato, outras vezes é o mundo da Disney. Temos de saber aceitar isto e filtrar as situações em que realmente temos sorte ou azar, eliminando-as se possível dos nossos argumentos e trades.

Neste momento estou numa grande Bad Run, claramente em prejuízo nesta técnica em específico, mas continuo a acreditar que entrei com valor e que a longo prazo os dados irão a meu favor!

Por isso, fixem bem, 18 reds seguidas, por parte de um trader profissional. Se tiverem várias reds seguidas, não duvidem de vocês nem do que fazem, avaliem antes bem as situações, voltem atrás e pensem se erraram.

Grande Abraço

10 comentários:

  1. Não existe mesmo razão para 'tremeres' pois lay nessas odds baixas mesmo que estejas a entrar com valor vão sempre gerar sequências perdedoras consideráveis devido à natural baixa probabilidade de sucesso. Isto é facilmente verificavel fazendo um pequeno simulador no excel.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom post Daniel,

    Curiosamente (ou não) este último fim de semana foi o meu pior de sempre deste que ando na lide das apostas. Por ter tido uma análise deficiente no jogo do Everton, estive do outro lado da aposta em prejuízo. Quando estava a pensar em trancar o red veio o segundo golo. No fim foi uma perda de 100% com uma stake no auge do meu Kelly criterion, com uma bordoada épica que superou em 2x o meu maior red de sempre. Infelizmente os restantes jogos desse dia terminaram todos em red, resultado de um tilt aparente. Como um homem, encarei o dia seguinte com um novo dia, e tive uma sessão bastante respeitável, mas que terminou em break-even depois de um sucker punch no ultimo jogo da noite.

    Conclusão: o trading é muito duro, pode ser muito frustrante, e só mesmo força de vontade e cabeça fria é que nos levam a bom porto. Não basta ter um método EV+, porque se a nossa cabeça fica numa situação EV-, o menos com o mais dá sempre menos no fim :P

    Técnicas para desanuviar: álcool e desporto. Parar uns tempos de apostar não recomendo, a menos que seja para oficializar uma semana de férias. No final de contas, a variância combate-se com mais jogos.

    Já vou longo! Abraços e boa continuação!

    ResponderEliminar
  3. Boas Daniel.
    Se vais em 18 casos sempre em red, claro que é bastante chato. Por outro lado quando estas apostas caíram, ou quando caírem, foi/vai ser um jackpot de todo o tamanho :)

    Para quem se anda a iniciar neste mundo, como eu, é bom ler estes posts para ver que não é só a nós e para não desmotivarmos.

    PP: Nada como um jogo de futebol, e no fim uma jantarada com o pessoal para desanuviar. :D

    ResponderEliminar
  4. Olá, este é um excelente post para as pessoas perceberem que não há sempre verdinhos.O prejuízo vai sempre aparecer em qualquer momento da vida de um trader e é necessário saber gerir mentalmente essa situação
    ( e eu que o diga).

    bem haja

    ResponderEliminar
  5. É bem verdade tudo o que referiste eu inclusive tive numa sequencia dessas... já agora Daniel que folha pessoal usas?

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Eu não diria que 18 lays a odds que traduzem um acontecimento de 1 em 20 e 1 em 50 não é uma bad run. É o equivalente a perder uma única odd de 2.
    Quando tiveres umas 100 reds aí sim, eu consideraria uma bad run ;)

    Abc!

    ResponderEliminar
  7. boas

    haja alguem que fale dos reds... ja mete nojo ver sempre o pessoal que se diz profissional a falar so de greens lol

    por vezes penso que sou o unico a ter reds

    abraço

    ResponderEliminar
  8. Ricardo: Nada de especial, uma folha amadora feita por mim para registar o lucro/prejuízo e outros stats sobre o meu trading.

    Tiago: não és o único não, podes estar descansado :P

    João: Não foram acontecimentos de 1 em 20 nem 1 em 50. Odds relativas :P

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. daniel como te entendo..

    nos cavalos em live muitas vezes independentemente de estar ou nao em green, tento mini "jackpots" em live em lays a odds baixas, quando vejo que sao odds irreais, nao pela corrida em si q isso tem delay, mas pelo "mexer" dos numeros..quando se ve muita guerra em odds baixas a vitoria nao é tao certa.. estou ha quase 5 dias sem acertar um unico desses lays impressionante tendo em conta que faço isso em varias corridas ao dia.. as chamadas odds relativas como tu chamas.. nao preciso de saber o valor da odd mas pelo comportamento do mercado sei sempre que aquela odd nao é justa, infelizmente ja tive tantas vezes perto de ganhar esse premio mas perdi todas as vezes lol.. acho que nunca me acotneceu tantas corridas seguidas com tanto "azar" :P
    diogo

    ResponderEliminar
  10. tambem tive um bad run assim entre dezembro e fevereiro, só que nao foi só em lays baixos, os altos tambem corriam mal LOL. Mas ja voltou a normalidade :). Isto deve ter haver com os signos ou o crg xD, nesta epoca costuma-me acontecer isto, as minhas grandes perdas tem tradicao ser em janeiro-fevereiro. Há uns anos quando era noob nisto tambem tive relativamente grandes perdas devido ao "chasing losses xD" sempre nesta epoca. So que desta vez a perda é menor porque ja me controlo nisso... Quando as coisas nao correm como a gente quer é onde ta a diferença entre o bom e o mau apostador ;)

    ResponderEliminar