sábado, 1 de setembro de 2012

Época 2012/2013

Como prometido, segue-se um post sobre os meus planos para esta nova época, a nível de trading.

Estive cerca de 1 mês fora de Portugal e completamente afastado do trading e do desporto. Foram umas férias memoráveis, apenas possíveis graças ao trading. Estive em Paris, Amsterdão, Copenhaga, Praga, Viena, Monaco, Nice, Bordéus, Veneza, etc etc. Gastei muito dinheiro, confesso, mas sinto-me muito feliz por finalmente ter conseguido conhecer outras culturas, outras formas de vida. Se pudesse pegar em todos os meus amigos e familiares e ir para um país viver com eles, escolheria sem dúvida a Dinamarca. Aconselho qualquer pessoa a visitar o país, é basicamente o padrão de sociedade ideal, em que andar na rua às 5 da manhã é tão seguro como estar dentro de casa durante o dia!

Bem, passemos a coisas "sérias" agora!

Ainda no final da época passada referi que este ano não pretendia trabalhar uma quantidade de jogos tão grande como na época passada. Cheguei inclusivé a trabalhar em alguns Sábados/Domingos, desde as 12:45 (primeiro jogo da Premier League) até às 23:00 (final do último jogo do dia, da Liga Espanhola). Foram muitas horas dispendidas em frente ao computador, principalmente de Março a Maio.

Nesta época prefiro retomar o ritmo inicial, ou seja, 1 ou 2 jogos por dia no máximo. Nos últimos meses da época tive alturas em que a minha vida girava 90% à volta de futebol e de trading, e isso não me faz sentir realizado. No Euro 2012, por exemplo, senti-me bem, não havia muitos jogos por dia, estava sempre mais relaxado em cada um, e os resultados falaram por si.

Sendo assim, tal como no ano passado, vou acompanhar um certo número de equipas durante esta época, e o meu trading só fugirá dessas equipas quando for obrigado a tal. Por exemplo, se numa Sexta Feira ou Segunda Feira não jogar nenhum clube de elite (Real Madrid, Man Utd, etc) e apenas existir um Bétis - Getafe para se trabalhar, se o jogo tiver liquidez então será o escolhido. Mas será somente nesta situação que irei trabalhar um jogo destas características.

Outra situação que pretendo alterar são os jogos mais importantes do ano. Isto é, Clássicos Espanhóis, Quartos, Meias finais e Finais da Champions. Até então, num Real Madrid Barcelona ou a partir dos Quartos da Champions eu ia para o café com amigos ver os jogos. Pois este ano vou querer trabalhar este tipo de partidas. E porquê? Porque se não as trabalhar vou acabar por substituir as mesmas por jogos mais fracos, e cheguei à conclusão que as rentabilidades deste tipo de jogos são enormes. Quer pela liquidez dos mesmos, quer pelo facto de serem jogos com equipas mais fáceis de ler, porque obviamente as conheço muito melhor.

"Felizmente" para o meu trading, "infelizmente" para o futebol, o Guardiola já não está no Barcelona este ano; e embora continue a não gostar nem da personalidade nem da forma de jogar do Mourinho (independentemente de ter sucesso ou não, são gostos) não viverei de forma acesa a disputa com o Barcelona. O Guardiola foi a pessoa do desporto que mais me inspirou até hoje, mexia bastante comigo, tem a ver com gostos pessoais, cada um tem os seus. Agora não há Guardiola, há um tal de Tito que não conheço de lado nenhum e que não me diz absolutamente nada. Daí que me é indiferente ganhar o Valencia, o Atletico Madrid, o Deportivo, o Barcelona, ou seja quem for. Sendo assim, esta época vou trabalhar os clássicos sem qualquer influência emocional.


Equipas que vou acompanhar activamente:

Real Madrid
Barcelona
Arsenal
Man Utd
Man City
Liverpool
Tottenham
Chelsea
Juventus
Milan (incógnita)
Inter Milan (incógnita)


Equipas que vou acompanhar activamente, mas que apenas irei trabalhar caso nenhuma das anteriores esteja em campo no mesmo dia:

Atl Madrid
Valencia
Atl Bilbao
Bayern Munich
Borussia Dortmund


Porquê estas escolhas?

1. Conhecimento das equipas
É fundamental conhecermos bem as equipas com que trabalhamos. Qualquer pessoa com experiência dirá o mesmo. Se forem fãs de futebol e do clube que suportam, podem reparar que conhecem de trás para a frente a forma como a vossa equipa joga. Os jogadores que estão no banco que não deviam estar, o treinador casmurro, a táctica que funciona melhor com os jogadores, a que não funciona, os adversários mais complicados (por exemplo, deslocações do Benfica a Guimarães).

Por este motivo não quero ir a "tudo o que mexe" como muitas pessoas fazem. Atenção, não condeno quem o faz, simplesmente condeno-me a mim se o fizer, porque não ia funcionar. Prefiro trabalhar com algo que conheço muito bem, do que estar a trabalhar só porque não há mais nada para fazer, ou porque tenho de fazer alguma coisa num mercado. As equipas que mencionei, são equipas que conheço melhor. Embora algumas tenham muitas diferenças em relação ao ano passado, as quais eu ainda não observei, a maior parte não teve grandes modificações a nível de jogadores/treinador. Agora é questão de ver vários jogos e adaptar-me às novas realidades de cada clube.

2. Dimensão do clube
  As equipas que tenciono acompanhar são os maiores clubes da Europa, têm milhares de adeptos, estádios cheios, grandes jogadores. Todas estas componentes levam a que estes jogos tenham mais liquidez, que é essencial para o trading; há muitos adeptos no mercado e isso leva também a odds desajustadas. Lembrem-se que quanto mais emoções tiver-mos no mercado, mais fácil é ganhar dinheiro. Quantas vezes o Man City tem uma odd de 1,02 a ganhar 1-0 com 30 minutos para jogar, quando é evidente que podem sofrer um golo a qualquer momento. Estas oportunidades não aparecem num Getafe vs Santander com 1-0, por exemplo. Há muitos outros casos de emoções a provocarem odds erradas. Estas equipas são também as preferidas para transmissões televisivas, indispensáveis para o trading.

Outro aspecto importante é a qualidade dos jogadores/treinadores, estilo de jogo vincado, futebol de alto nível. E porque é isto importante? É muito mais complicado ver-mos penalties falhados por grandes jogadores. É muito mais complicado ver-mos um livre directo a entrar com regularidade num clube de dimensões mais pequenas, é muito mais complicado um central errar um passe de 5 metros e dar a bola ao adversário, levando-nos a sofrer golos contra, quando a tendência de jogo dizia o contrário. Há mais qualidade de jogo, mais nível, menos erros cometidos. Eles estão lá na mesma e aparecem, mas não são tão escandalosos como em equipas de gabarito inferior. Isto é importante para a variância do nosso trading. Se eu achar que o Real Madrid está perto de um golo, contra o Dortmund, não é provável que o Pepe tente fazer um passe para o Marcelo, e a bola vá parar aos pés do Kuba. Tal como se houver muito espaço para o Real Madrid jogar, não é provável que o Ronaldo vá desperdiçar 10 lances de golo em 90 minutos. Claro que pode acontecer, e acontece, mas com muito menos frequência, e somos mais vezes premiados pela nossa análise, do que num jogo em que o avançado centro da nossa equipa não passa de um jogador mediano, que precisa de 20 remates para marcar um golo. Não é obra do acaso o facto dos melhores jogadores estarem nas melhores equipas.

3. Odds
 Talvez dos aspectos mais importantes. Penso que já tinha referido anteriormente no blog, não sou grande fã de jogos com odds muito equilibradas. Isto é, 2,7 para a Equipa A, 2,7 para a Equipa B, por exemplo. Se os tiver de trabalhar, faço-o sem problemas, mas os jogos que mais gosto são mesmo os que têm odds baixas. Esta vertente é muito subjectiva para cada um. Tem a ver com o nosso perfil e forma de actuar, e não há uma verdade universal sobre isto. Eu adoro mercados estáveis e robóticos. Ora, é precisamente nestas equipas que enumerei que encontramos este tipo de mercados. Odds entre 1,4 e 1,8 para o favorito são a minha preferência. O mercado é estável, está carregado de dinheiro em todas as odds, há flow, isto é, entra e sai muito dinheiro, mas os movimentos bruscos não são constantes, até o jogo chegar a meio da 2ª parte e as pessoas (adeptos também) finalmente perceberem que o seu clube favorito está com dificuldades. Se por um lado sou fã de um mercado estável e carregado de dinheiro, por outro lado isto também faz com que certas odds desajustadas assim o fiquem durante meia hora ou mais...

Se o Barcelona estiver com uma odd de 1,5 aos 15 minutos, e eu achar que têm mais probabilidade de levar um golo do que marcar, o mercado vai continuar a dar uma odd baixa ao Barcelona, é preciso algo escandaloso para a fazerem subir.

Resumindo, nestas odds encontro estabilidade no mercado, muito dinheiro concentrado, oportunidades que duram vários minutos devido à teimosia das pessoas, etc etc.

4. Assumir o jogo
Quem já não teve aquele greenbook em que abriu posição aos 10 minutos, e esteve até aos 23 minutos em back a uma equipa, sendo que o adversário não fez um único remate? É uma sensação de segurança única. E melhor que tudo, tem EV+. Ora é precisamente nos grandes clubes que isto acontece. São eles quem tem de assumir o jogo, pegar na bola, rodar, tentar, recuperar, pressionar em cima. Isto faz com que tenham largos períodos de tempo com a bola em sua posse, e criem várias oportunidades de golo. Muitos destes trades são praticamente risk free, porque a nossa posição nunca esteve em risco. Ora eu não espero isto de um West Ham vs Everton. Mas espero isto de um Juventus vs Malaga, por exemplo.

As melhores equipas, de classe mundial, são as que mais assumem os jogos, independentemente de também perderem alguns, e são as que têm melhores jogadores para cometer menos erros de passe, fazerem mais intercepções bem sucedidas em zonas adiantadas do terreno, finalizarem melhor as oportunidades, etc.


Blog ValorEsperado

No que ao blog diz respeito, este ano haverão também algumas alterações. Durante a época passada mostrei meses a fio aquilo que fiz em cada jogo, comentei equipas, comentei entradas e saídas, respondi a perguntas, fiz perguntas, etc etc. Este ano não quero seguir o molde de "trabalhar jogo, colocar post com resultados e posições abertas". Penso que é um formato mais que gasto e não quero passar 2 anos a fazer a mesma coisa. Se me perguntarem alguma coisa sobre um jogo eu vou responder sem problema, mas não há necessidade de mostrar constante e diariamente os meus resultados, até porque isso também me consome algum tempo, e tal como disse em cima, este ano não quero que o trading ocupe tanto tempo na minha vida.

Posso estar a demonstrar alguma falta de entusiasmo com a profissão, mas não tem a ver com isso. Simplesmente no processo para nos tornar-mos traders passamos por várias fases. As tentativas, análises, erro, sucesso, entusiasmo, mais umas experiências, mais umas ideias, etc. Neste momento tenho pés assentes no chão, sei o que fazer e como fazer em cada mercado que entro. Tornou-se um processo repetitivo e sem novidades nem ideias novas. Ou seja, para mim neste momento trabalhar é para ganhar dinheiro, para ganhar a vida. O jogo começa a uma determinada hora, eu sento-me e trabalho. Quando acabar continuo a minha vida. E também acho que não tem muito interesse durante 2 anos aparecerem screenshots e comentários repetitivos. Por volta de Janeiro começamos a perceber como uma equipa joga, já não existem segredos. Se no dia 5 de Janeiro eu fiz lay ao Liverpool porque a defesa tem 2 jogadores mal posicionados todos os jogos, então não vou voltar a dizer que fiz o mesmo no dia 15 Janeiro, no dia 2 de Fevereiro, no dia 14 de Março, e etc, se me faço entender.

Sendo assim, este ano queria mostrar coisas diferentes.

Vou colocar no blog as Reds mais significativas que vou tendo, para continuar a mostrar toda a verdade sobre o que é o trading, quer a novatos, quer a intermédios, e que os profissionais também perdem dinheiro. Atenção, não vou colocar reds de 10%,20%, ou mesmo até 50%. Vou colocar reds grandes, as mais significativas, e elaborarei um comentário sobre as mesmas.

Vou também colocar as Greens mais significativas, e aproveito para apresentar outra temática:


Novidades de Trading para 2012/2013

Não há muitas, como já referi faço sempre a mesma coisa, da mesma forma e estou satisfeito com isso. O trading neste momento para mim é apenas um trabalho. No entanto há algo de novo para introduzir.

Há algum tempo que os meus objectivos passavam por aumentar as minhas responsabilidades habituais, isto é, a minha stake. Estive quase a fazê-lo várias vezes, mas no momento da verdade hesitei sempre. Se o fiz é porque não estava preparado. Não se deixem enganar, nesta profissão todos os vossos erros vão-vos fazer pagar. Qualquer deslize, qualquer falta de controlo da situação, por mais pequena que seja, vai-nos fazer perder dinheiro. Por outro lado mesmo quando fazemos tudo bem, não é garantido que ganhamos dinheiro. É esta a dificuldade do trading.

Por este motivo, e por outros motivos, acabei por nunca mais subir a minha stake máxima. Se eu tinha receio de o fazer e não me sentia seguro, é porque estava a cometer um erro, e isso iria acabar por afectar a minha performance.

Por outro lado, há outros incovenientes na subida de stake. Na Betfair, quanto mais alta for a nossa stake, menos EV em termos percentuais vamos ter. Isto porque temos de começar a comprar/vender preços piores, isto porque por vezes ficamos com dinheiro pendurado no mercado, isto porque por vezes acabamos por influenciar o próprio mercado, etc etc. Sendo assim, de acordo com a minha forma de trabalhar, eu cheguei à conclusão que a minha stake não poderá ser muito maior do que o é actualmente.
Eu gostava de ter a capacidade de colocar uma Stake antes de um jogo começar, ou mesmo por volta dos 10 minutos, e apenas a ter de fechar/retirar aos 80 minutos. Se o meu trabalho assentasse nisto, aí sim, eu poderia introduzir 10000€ ou mais no mercado.

Como não tenho jeito para isso, tenho de me limitar ao que sei e que consigo fazer com sucesso. E o que faço não permite que utilize muito mais dinheiro. Talves pudesse subir um pouco mais, mas não muito.

Sendo assim, vou esta época introduzir uma nova vertente, que vai permitir com que rentabilize mais exponencialmente os meus ganhos. Como todos sabem, é nas odds inferiores a 1,2 que reside a maior quantidade de dinheiro. Uma das técnicas que mais retorno me dá no futebol (e digo isto após análise cuidada aos meus resultados), são os lays efectuados a odds baixas/backs odds altas (é igual).

Têm várias situações no blog de lays efectuados a 1,10 ou 1,05, e até mesmo 1,01. Até então sempre trabalhei nestas odds com uma stake equivalente à que utilizo, com responsabilidades muito pequenas. Este ano o que pretendo fazer é aumentar consideravelmente a responsabilidade que utilizo nestas odds. E porquê?

Porque embora vá perder algumas vezes (segundo a estatística, a maior parte das vezes), quando estiver correcto não vou ganhar 100% da stake que utilizo, mas sim 1000% ou até 5000%.

Exemplos práticos:

Um Lay a 1,05 com 2000€ de stake, corresponde a 100€ de responsabilidade, para um ganho de 2000€. Era mais ou menos com estes valores, e até inferiores, que fazia estes trades.

Esta época, quando tiver, por exemplo, 500€ de lucro numa partida, o meu objectivo é colocar esse valor nessas odds. Ou seja, numa odd de 1,05, uma responsabilidade de 500€ remete-nos para um potencial ganho de 10000€.

E foi assim que resolvi a questão do aumento de rentabilidade (em numerário). Vou tentar potencializar os meus lucros e aproveitar a maior liquidez do mercado para exponenciar a rentabilidade. E é também este o motivo pelo qual não faço tenções de apresentar screenshots diárias. Não fará sentido estar por vezes a mostrar greens de 10% ou menos, durante 10 jogos seguidos, em que fiz lays baixos com a maior parte do meu lucro, e não ganhei. Quando um lay baixo com este tipo de valores aparecer, eu irei colocar o mesmo aqui. Quando uma red grande aparecer, também virá para o blog. Todos os outros posts, pretendo que falem sobre trading em geral, sem resultados nem "provas", sobre equipas ou estilos de jogo, ou qualquer outra ideia que possam ter, ou qualquer tema que pretendam que aborde!

Desculpem o tamanho do post, mas é o resultado de mais de 1 mês de ausência. Se não tiverem paciência para ler, não vos condeno :P Desde que depois não veja questões que estão aqui respondidas no testamento épico eh eh.

Um grande abraço para todos, e boa época de trading para vocês.

Daniel

27 comentários:

  1. Olá, espero que esta época seja uma época de sucesso para todos. Há tempos li uma "dica" tua sobre apostar a favor da equipa A e tb da equipa B, ou seja, se a equipa A marcar tens lucro, apesar de reduzido, porque tb apostastes na equipa B e se esta marcar não perdes nem ganhas. Acho que é mais ou menos isto que escreveste, é uma segurança como dizes. Eu não consegui perceber como se faz no Geeks. Se puderes ajudar agradecia imenso.
    Muito obrigado

    Carlos Guerreiro

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos. Penso que fizeste confusão ou com o que disse ou com outro utilizador. Eu nunca faço 2 backs ao mesmo tempo, daí que não compreendo o que querias dizer.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas Daniel,

    Gostei de ler a ode ao teu regresso :) e desejo grandes sucessos para os teus novos refinamentos.
    Vou estar por aqui para acompanhar e comentar sempre que puder.

    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
  4. Boas Pedro. Obrigado pelo comentário. Felicidades e Abraço

    ResponderEliminar
  5. olá, era isto que me referia:
    Draw no bet / equipa x no bet-tem a ver com liability mas não o sei fazer. Se puderes ajudar tudo nice se não nice na mesma.
    Abraço
    Obrigado

    carlos guerreiro

    ResponderEliminar
  6. Daniel, espero que tenhas uma época em grande!
    Tens a teoria toda e sabes como colocá-la em prática, por isso não tenho dúvidas de que te "vais safar"...
    Eu continuarei a ser um leitor atento do blog e espero continuar a aprender com vocês como tem acontecido até aqui!

    Bons trades e EV+!
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Welcome back, Daniel :)

    Mais um excelente post, ao nível do que já nos tens habituado.

    Desejo que continues a ter sucesso neste mundo!

    Um abraço,
    Paulo

    ResponderEliminar
  8. Olá Daniel!
    Muito obrigado por partilhares connosco a tua estratégia geral de trading. De facto, é muito bom nós leitores termos referências como vocês. Acredito, também, que ao partilhares as tuas estratégias sejas impelido a levá-las de uma forma muito rigorosa.
    Continuarei a ser um assíduo leitor do vosso blog.
    Um abraço e uma boa época de trading.

    ResponderEliminar
  9. Excelente rentrée ou pontapé de saida Daniel!
    Cada vez gosto mais deste blog pela vossa sinceriedade/transparencia com que abordam os temas!
    Bons trades pros 2! Abraço

    ResponderEliminar
  10. Carlos: Continuo sem perceber do que falas, peço desculpa mas não estou mesmo a ver.

    Hélder: Obrigadíssimo. Neste caso a teoria que apresentei vai ser precisamente a prática, como referiste.

    Paulo: Obrigado :)

    DarWin: Não se trata propriamente de uma estratégia o post. Apenas as linhas que sigo para trabalhar, sendo que este ano quero ainda mais rigor para não passar a vida a fazer trading, de manhã à noite. Diria mais que são pequenos refinamentos, sem eles será impossível passar para o "próximo nível", se me entendes.

    espadinha: Obrigado. Procuramos incessantemente a transparência. Não gosto que o trading seja visto como uma actividade que proporciona dinheiro fácil, mas também não é verdade que é só desgraças. Há que mostrar as coisas tal e qual como elas são, o bom e o mau, o possível e impossível. Grande abraço e obrigado

    ResponderEliminar
  11. Daniel, penso que o leitor Carlos esteja a fazer referência a um post que não é teu, mas sim do João, com o título "Small Tips", em Setembro de 2011.

    Abraço,
    Paulo

    ResponderEliminar
  12. Boa noite Daniel,

    Por falar em possível e impossível. Fizeste o SOU vs MUN?? Foi um jogo super electrizante.

    Colocas-te algum lay ao Southampton ou ao Empate???

    Forte Abraço e bons GREEENS....

    ResponderEliminar
  13. Boa época de Trading, vou acompanhar o blogue.

    ResponderEliminar
  14. Viva Daniel,

    Bem vindo a "casa" e que a próxima época seja de crescimento a nível do trading para ti.

    Gostaria, no seguimento, da estratégia que delineaste, que tipo de informação irás consumir (ou consumiste) para saber mais sobre cada uma das equipas. Isto é, como te começas a inteirar de cada uma das equipas numa fase incial?

    Abraço,
    Lcfigueiredo

    ResponderEliminar
  15. Paulo: Sim, falei com o Joao e realmente o post foi dele, daí eu não estar a compreender!

    Miguel: Fiz o Soton vs Man Utd. Chama-me ingénuo, mas não fiz nem uma coisa nem outra. Teria sido a primeira big green da época eheh. Recordas-te de quanto estava a odd do empate com 2-1 para o Soton? Antes do golo a odd do Soton era 1,3, achei demasiado alta, não preencheu os requisitos que procurava.

    José: Obrigado, desejo o mesmo a ti e és muito bem vindo. Abraço

    Figueiredo: Olá, obrigadíssimo. Confesso que não costumo fazer "TPC", não perco tempo praticamente nenhum a estudar equipas e estatísticas. Ou seja,respondendo à tua pergunta, aquilo que faço é mesmo ver os jogos e começar a ter uma ideia.

    Para já posso-te dizer que o barcelona está mesmo muito diferente do de Guardiola. Posso fazer um post sobre isso se alguém estiver interessado.

    O Tottenham está com claras dificuldades e sem identidade de jogo, se as odds continuarem assim baixinhas será bom.
    O Man Utd já consegue marcar facilmente golos, mas falta resolver o problema da defesa, para não sofrer tantos. O estilo de jogo está idêntico, no entanto.
    O Atletico Madrid está muito coeso sem bola e nota-se muito trabalho de casa nas transições, sempre com o Falcao no centro de tudo. Estão a meu ver ainda mais consistentes que no ano passado. O que é normal, o Simeone é um excelente treinador, as coisas só podem melhorar, mas foi só um jogo ainda.
    O Arsenal pareceu-me diferente. Foi apenas um jogo, mas para já vi algo que nunca tinha visto numa equipa do Wenger. Estão matreiros. Não vão à desbocada para o ataque, esperam mais pelo adversário e exploram o espaço.

    Mas claro, isto são apreciações com apenas 1 jogo visionado. O Barcelona é que já vi 2, um em diferido e outro com o Valencia.

    Cumps

    ResponderEliminar
  16. Excelente post.

    Welcome back!

    Abraço,
    LMG

    ResponderEliminar
  17. Caro Daniel,

    Já sigo o teu blog desde o Euro'12, e dou-te já os meus parabéns, não me cansei de percorrer o arquivo de posts antigos. É notável a quantidade de boa informação e qualidade do blog, tanto que aguardava ansiosamente pelo recomeço do mesmo.

    Em relação ao teu post, acho muito boa a ideia de expores os teus reds mais significativos, algo que não vejo por exemplo no forúm do Paulo Rebelo. Aprende-se muito mais com os erros e derrotas do que com as vitórias, e acho bastante altruísta a tua atitude nesse sentido.

    Partilho também o teu gosto pelas odds mto baixas e acho que representam por vezes boas oportunidades; este época o meu maior green veio precisamente de conseguir fazer lay a 1.04 ao Barcelona para vencer a Supertaça Espanhola, logo a seguir a eles fazerem o 3-1 no Camp Nou.

    Votos de uma boa época desportiva, e vou continuar a acompanhar o que para mim, é um dos melhores blog de trading de futebol.

    Grande abraço, Diniz

    ResponderEliminar
  18. Boas Daniel, excelente post, é sem duvida motivador, para se começar a trabalhar esta época. Realmente interessante, essa analise as grandes equipas e as odds baixas, a possibilidade de lays a 1,10, 1,05, por vezes com muito tempo para jogar, e com a diferença mínima, mas ai esperamos sempre que o Pepe faça o tal mau atraso e ponha a bola nos pés do atacante, o que também não acontece muito, exactamente como dizes.(Mas acontece) E acontece também à equipa grande perante o seu publico e a ganhar "só" por 1-0, o não querer defender o resultado, ou seja, não é montado um sistema defensivo, porque existe a pressão dos adeptos em relação ao ampliar a vantagem, e a noção de que a equipa ganhou por 1-0, foi à rasca e teve que defender senão perdia, resumindo para o adepto... "jogou mal, mas ganhou"... Essa busca sempre constante do golo que se vê no Real, Man.Utd, City, também no Barça, (mas este com a vantagem de ter um sistema de recuperação da bola bastante bem trabalhado e nunca dá muita posse ao adversário), deixa muitas vezes as defesas desprevenidas, esquecendo-se que a equipa adversária vai arriscar tudo, porque é igual perder por 1,2 ou 3, e a equipa mais fraca acaba já por pôr mais elementos no apoio ao ataque e com a ajuda das lebres que muitas vezes passam o jogo todo quase sem tocar na bola acabam em contra ataque e com mais apoio por empatar a partida. O que muitas vezes dá para o Lay favorito, e depois para o lay draw. Obrigado pelo post e vou continuar a seguir o blog. Bom trabalho para todos, e boa época!!

    ResponderEliminar
  19. Ainda uma outra pergunta que provávelmente já estará respondida algures pelo blog mas não encontro...Onde assistes aos jogos? Betfair? Sportv? e Stremas online também? Não precisas para o teu tipo de trading de ter delay muito baixo pois não?

    ResponderEliminar
  20. Boas Figueiredo. De novo essa questão? :| Eu respondi a isso tantas vezes que já perdi a conta, inclusivé coloquei isso num post, não num comentário, que podia estar mais "escondido".

    Eu assito aos jogos pela SporTV, os que não dão vejo por stream da Betfair.

    Cumps, abraço e obrigado a todos pelos comentários.

    ResponderEliminar
  21. Olá Daniel, na realidade o post foi do João como bem referiu o leitor Paulo. Mas isso não é importante o importante, por exemplo é este teu último post.Já agora se tiveres disponibilidade e quiseres podes fazer um post dedicado ao Barça desta época eu agradecia. Posso adiantar-te que so vi um jogo do Barça esta época e foi contra o Valência e achei uma equipa descrente que joga a espaços e não se " mexe" muito a dar linhas de passe. Quando falta o Messi o Xavi ou Iniesta então ainda pior os outros ainda não adquiriram a tal rotina táctica, seja sem bola seja com bola.Aguardo a tua opinião, a tua e de outros, claro.
    Que achas criar um espaço dedicado à análise das equipas? Poderiam ser so aquelas que referiste.
    Muito obrigado e bons greens a todos.
    Bem haja
    Carlos Guerreiro

    ResponderEliminar
  22. Daniel,

    Acho que a sugestão do Carlos era interessante de implementares esta época. Para as equipas com que vais trabalhar todas as segundas (por exemplo) fazias um rescaldo dos jogos (nao das operações de trading, mas do comportamento das equipas) e vais actualizando quais os pontos fracos e fortes, jogadores chave etc e fazes uma antevisão do próximos jogos (nao a dizer o que vai acontecer porque não és a Maia, mas a dizer quais as dificuldades ou facilidades que poderá encontrar). Achas que seria possivel e interessante?

    Abraço

    ResponderEliminar
  23. Na vida sempre aprendi muito mais com o maus exemplos do que com os bons.

    Para mim, o mais importante é saber o que não se deve fazer!

    Por toda a internet só se vê greens, greens, greens... e eu a rir, rir, rir!

    De todos os blogs que conheço, só assino 1 (de um Inglês) porque que mete reds, e com explicações detalhadas de como aconteceram.

    Por tudo isto, acho que postarem reds é imprescindível, e fico a aguardar com expectativa.

    Bom trabalho

    ResponderEliminar
  24. Sempre que achar relevante coloco análises às equipas. Por ventura podem aparecer esta época algumas equipas com que simpatizo a nível de trading (estilo de jogo vs EV), se isso acontecer coloco aqui. Previsões de jogos opto por não fazer, por achar o futebol um desporto muito aleatório e para que depois não tenha que ser confrontado com um prognóstico errado.

    Cumps

    ResponderEliminar
  25. Boas tardes Daniel.. Depois de ter lido este post, decidi experimentar o trading que tu mais gostas,ou seja Trabalhar nos favoritos. Antes de mais eu apenas trabalho nas equipas equilibradas.Hoje fiz o jogo Chelsea v Stoke.. Comecei a ver o jogo e vi claramente o chelsea em cima e fui entrando varias vezes a back ao favorito . No final da primeira parte fecho com um red de quase 15%. Ou seja, acho que nao tenho perfil para esta forma de trabalhar. Apenas gostava que me dissesses algumas dicas para ter reduzido este red. A unica forma de reduzir o red era lay ao chelsea mas o jogo nao me dava essas indicaçoes por isso parei. O que fazer Daniel?
    E o que fizesseste neste jogo? como te correu?
    Se tiveres oportunidade de responder agradecia.
    Luis

    ResponderEliminar
  26. Boas Luís. Só porque tiveste uma red de 15% na primeira vez que experimentas uma técnica, quer dizer que não tens perfil para ela? Desculpa mas não consigo compreender isso. O lucro do trading vem do somatório de lucros e perdas, é impossível não se terem reds. Se ainda por cima foi o teu primeiro trade como podes tirar logo essa conclusão?

    Eu não fiz esse jogo, por isso não posso opinar sobre o mesmo. Aconselho-te é a teres calma quando experimentas algo novo.

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem estado muito parado o blog...:(...para quando novos posts?

      Eliminar