terça-feira, 2 de abril de 2013

Trading em Futebol

Odd de uma equipa que vence ao intervalo por 1-0, e que tem Lionel Messi no 11

1,4

Odd dessa mesma equipa que vence ao primeiro minuto da 2ª parte por 1-0, e que não tem Lionel Messi no 11

1,42


Cumps,

Daniel

37 comentários:

  1. Daniel... hoje foi a festa do lay!

    Através do match odds, após o intervalo:
    Lay 0-1 a 1,4
    Lay 1-1 a 1,4 (com o profit anterior)
    Lay 1-2 a 1,07 (com o profit anterior)

    Abraço :)

    ResponderEliminar
  2. O Lay no Barcelona ficou barato sem Messi mas, foi sorte o empate. O PSG não merecia.

    ResponderEliminar
  3. Hoje foi um festival de bónus a lays baixos! :p

    ResponderEliminar
  4. Anónimo: Lá está a tal "sorte" que falei há uns posts atrás :P O que interessa era se havia valor, não adivinhar-mos que o PSG ia empatar a partida! Abraço

    ResponderEliminar
  5. Análise muito bem feita da tua parte Daniel, sem dúvida alguma! Obviamente que a odds deveria ajustar depois da substituição do Messi, mas a questão que eu coloco é: odds de 1.4 para um barcelona a ganhar ao intervalo era uma odds justa por si só? Isto é, imaginando que a odds justa para o barcelona com messi fosse entre 1.2/1.3, se calhar 1.42 para o barcelona sem messi já não era assim tão despropositado, ainda que o mercado não tivesse respondido a esta alteração!

    ResponderEliminar
  6. Independentemente disso... se a odd vale X com Messi em campo e 45minutos para jogar, não pode valer X sem Messi e 45 minutos para jogar entendes? Agora se o X tem valor ou não é outra história, mas a odd teria de reagir e isso não aconteceu. Ou melhor, já tarde, no golo do PSG lol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o mercado tem de reagir, mas tu não podes apostar contra uma odds que não tem valor apenas porque ela não ficou ainda com menos valor! O que podes e se calhar é isso que queres dizer é que apostaste contra o barcelona porque estavas convencido que a odds iria subir devido ao reconhecimento por parte do mercado de que a qualidade do futebol do barcelona sem o messi (que sinceramente não fez, tirando o golo, o que na verdade não é tão pouco quanto isso, nadinha na primeira parte) ia de facto diminuir muito e ai já percebo o teu ponto de vista. Não me apercebi da subida da odds no inicio da segunda parte e se calhar acharia arriscado atendendo a que se o mercado não reagiu logo no inicio, também poderia não reagir devidamente com o recomeço do jogo...

      Eliminar
  7. A odd do Barça devia ter logo subido 10/15 ticks quando o Messi nao jogou na segunda parte mas ainda bem :)

    ResponderEliminar
  8. O PSG tinha valor imo. ganhar nao lhes ficava mal. Estive a favor do barca no inicio, passado pouco tempo mudei de opiniao, e fechei com red. apos o golo do barca... com a odd a 15 fui a favor do PSG, empataram, deixei estar... sofrem o 1-2, imediatamente faco lay a 1.07 ao barca. A defesa do barça estava a pedir... :)

    ResponderEliminar
  9. Anónimo continuas errado.

    Eu não aposto porque acho que vai subir, mas sim porque acho que tem valor. Se sobe ou não depende do que a maior parte das pessoas acham. Naquele caso a maior parte achavam que não tinha valor haver reacção com a saída do Messi. Correu mal.

    Quanto ao Messi naõ ter feito nada. Mais uma vez estás errado, e tem já a ver com o ponto de vista de análise fundamental.

    O Messi marcou o golo, isso só por si quer dizer muito. Mas mesmo que não tivesse marcado, tens noção que jogar contra o Messi implica uma série de parâmetros no aspecto defensivo da tua equipa a nível de ocupação de espaços, marcações à zona duplas, dobras, etc etc? Sem Messi em campo as defesas estâo muito mais à vontade, com muito menos preocupações, e podem-se libertar melhor para o ataque. Quer o Messi esteja nos seus dias (está sempre, marca sempre golo, mas pronto) quer não esteja, a sua presença muda de forma incondicional o comportamento defensivo adversário. As pessoas não acharam isso, paciência, ainda bem.

    O mais engraçado é que já não foi a primeira vez que vi isto acontecer. Já vi o Messi entrar a meio de um jogo que o Barça empatava, e as odds não mexeram, passados 10 minutos há golo de Messi.

    Tal como já vi o Barcelona ficar sem Messi por lesão na primeira parte e as odds subirem 20 ticks. É estranho e incoerente.

    A minha opinião, essa é coerente e só uma. A cota de uma equipa com Messi nunca pode ser igual à cota dessa mesma equipa sem ele. Não estamos a falar do João Moutinho nem do Arbeloa. Estamos a falar daquele que é provavelmente o melhor de todos os tempos, ou para ser menos polémico, o melhor jogador da actualidade segundo a FIFA, e portanto os treinadores e jogadores do futebol mundial.

    Cumps

    ResponderEliminar
  10. Estou errado, estou errado... na tua opinião, não te esqueças disso!;) Mas sinceramente não tenho dúvidas de que o meu raciocínio está correcto, só acho é que não o percebes-te!

    Quanto ao Messi, eu nunca desvalorizei o facto de a sua presença por si só ter várias implicações ou o facto de ele ser, comprovadamente pelo número de golos que faz do nada, um perigo eminente... disse apenas que achei que fez uma primeira parte muito abaixo do nível dele e mantenho a minha opinião!

    ResponderEliminar
  11. Mas o problema é que estás a querer dizer que só porque um jogador não está no seu melhor nível, então não tem qualquer influência na probabilidade de uma equipa ganhar um jogo. E isso não é verdade pelos motivos que já te referi acima. Quando joga o Messi não são só os pés dele com a bola que estão em jogo.

    E percebi o teu raciocíno, mas como já te expliquei, não abro posições com o objectivo da odd subir ou descer para eu tirar lucro, abro porque acho que tem valor. Se me quiserem dar a razão óptimo, quando achar conveniente fecho. Se não me derem razão, como ontem, paciência. Não quero saber da red, quero saber se entrei com valor, e ontem claramente tinha valor fazer lay ao Barcelona após a saída do Messi.

    ResponderEliminar
  12. Não estava não, ou pelo menos não era essa a minha intenção! Eu fiz apenas um aparte sobre a exibição do Messi não querendo com isso relacionar a influência nas odds.

    Quanto ao resto, deixo aqui um exemplo prático sobre o que penso e acho que assim deves perceber e dar razão ao que quis dizer:

    Esquece o jogo de ontem e imagina o Barcelona a ganhar 1-0 ao intervalo contra uma equipa qualquer e com odds de 1.5, sendo que para ti a odds justa seria à volta de 1.3... como é óbvio aqui tu vais entrar a favor porque vês valor. Entretanto, o messi não regressa na segunda parte e tu tens um novo cenário para analisar, que é o facto do barcelona ir jogar 45 minutos sem ele... depois da análise chegas à conclusão de que a odds justa nesse momento seria de 1.4, mas ela não reagiu à saída do messi e manteve-se a 1.5! O que que tu vais fazer? Vais fazer lay apenas porque o mercado não reagiu à saída do messi, apesar de achares que a odds continua a estar neste novo cenário demasiado alta? Ou vais manter a tua análise e apostar a favor porque achas que a odds justa seria 0.1 mais baixa?

    Basicamente foi isso que eu queria dizer e penso que a tua resposta será de que farias de facto um back e não um lay, mesmo não tendo o mercado reagido à saída do Messi. Neste caso, atendendo à influência que o Messi tem no jogo a sua saída implica uma nova análise ao novo cenário do jogo, tal como se tivesse havido um golo ou expulsão e o que prevalece é a tua análise independentemente do que quer que o mercado tenha feito entretanto!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. O barcelona ontem não estava a jogar contra uma equipa qualquer, estava a jogar em casa do PSG, que do meio campo para a frente tem:

    Pastore
    Lucas
    Lavezzi
    Zlatan

    Sempre que o PSG tinha a bola arrancava perigo e explorava os espaços, aliás o PSG jogou melhor que o Barcelona.

    Estás a generalizar uma situação como se o Barcelona estivesse a jogar contra uns coitadinhos como sempre, e a controlar o jogo, coisa que não se verificava. Eu não falei sequer da odd do Barça ganhar 1 0 ao Intervalo, falei sim do facto do mercado não se alterar com a saída do Messi, e tu continuas a falar na odd do Barça para ganhar o jogo, coisa que para mim está fora de questão, porque 1-0 ao Intervalo nas condições e contra a equipa que já referi, 1,4 é mais que normal. Isto é a champions, não é o Barcelona contra o Getafe.

    ResponderEliminar
  14. Oh Daniel mas eu desde o inicio que não estou a falar do caso concreto do jogo de ontem... o meu comentário inicial foi relativamente ao facto de não concordar que em todos os jogos em que o Messi saia ao intervalo tenha obrigatoriamente valor apostar contra o barcelona, tal como expliquei no post anterior e que mais importante do que o facto de o mercado ter ou não reagido é a questão de a odds estar ajustada ou não ao cenário actual!

    ResponderEliminar
  15. Continuo sem perceber o teu ponto então. Achas que o Messi sair de uma equipa não tem de condicionar as odds, mesmo quando estão a ganhar 1-0?

    ResponderEliminar
  16. Lol... isto não tá fácil!:)

    - Sim, claro que o messi sair deve influenciar as odds, seja ao intervalo ou até mesmo depois disso, independentemente do resultado que se verificar... de uma forma geral claro;

    - O messi ao sair vai-me obrigar a fazer uma nova análise do jogo, porque muita coisa pode mudar, pelo que terei que determinar quais os preços que considero justos face ao novo cenário do jogo;

    - A minha atitude no mercado vai depender do que eu concluir dessa análise e dos preços que se estiverem a praticar no mercado; se achar que a odds a favor do Barcelona que esta agora a jogar sem o messi esta demasiado alta, vou a favor, se achar que está demasiado baixa, ora porque já estava demasiado baixa antes do messi sair, ora porque o mercado não respondeu à saída do messi (como aconteceu ontem), vou contra o barcelona!

    Posto isto, acho que fizeste muito bem em apostar contra o barcelona porque o mercado não se ajustou ao novo cenário do jogo e na tua opinião, 1.42 era uma odds demasiado baixa para o barcelona a jogar sem o messi a segunda parte toda! Porém, se a odds do barcelona ao intervalo estivesse por algum motivo a 1.6/1.7 ou qualquer coisa do género, se calhar não terias feito esse lay, porque mesmo não tendo o mercado reagido à saída do messi e continuasse a esses preços no inicio da segunda parte, ias continuar a achar a odds demasiado alta e se calhar até apostavas era a favor do barcelona!

    ResponderEliminar
  17. O que o anónimo está a tentar transmitir faz todo o sentido, não entendo o porquê do desacordo sinceramente.

    ResponderEliminar
  18. Então o que estás a dizer é que o mercado não subiu porque a odd real seria mais baixa que 1,4? E que se o Messi não tivesse saído ia ajustar para 1,2? Continuo sem perceber, e não me parece que este cenário se fosse verificar. Para mim 1,4 era mais que justo num jogo com aquelas características.

    ResponderEliminar
  19. Xiça ó Daniel, nem parece teu! O rapaz já explicou perfeitamente bem.
    Mesmo com o Messi a sair, poderia ter valor ir no Barcelona!
    Imagina que a odd justa de um jogo em que o barça esteja a ganhar por 1-0 ao intervalo é 1.4, mas ela é-te dada a 1.6. Claramente irias em back ao barça a 1.6. Agora imagina que o Messi não vem para a 2ª parte e tu analisas a coisa e achas quea odd justa para o barça passou de 1.4 para 1.5 por causa do Messi não vir. NESTE CADO CONTINUARIAS A IR NO BARÇA PQ TE ESTÃO A DAR 1.6 QDO A ODD JUSTA PARA TI SERIA DE 1.5 JÁ AJUSTADA À NÃO VINDA DO MESSI PARA A 2ª PARTE.

    ResponderEliminar
  20. Não Daniel, tal como já disse antes eu não me estava a referir necessariamente ao jogo desta semana em concreto! Mas supondo que a odds não era realmente justa antes do intervalo e que deveria ter estado mais baixa (um cenário hipotético, não te esqueças), mesmo que a odds não tivesse subido na segunda parte tu certamente não irias fazer o lay se achasses que 1.4 continuava excessivamente alta ou no máximo justa para o Barcelona a jogar sem o Messi!

    ResponderEliminar
  21. Basicamente eu acho que houve aqui um "forcing" para tirar a razão à minha opinião daquele escândalo nos preços aquando da saída do Messi, mas pronto.

    Se vamos começar a colocar "ses" em tudo, nada é válido. Ok, se a odd do Barcelona fosse 10 a ganhar 1-0 ao intervalo, mesmo que o Messi saísse eu não fazia lay, fazia back. Mas não foi isso que aconteceu, não sei o porquê de tanta história à volta da situação.

    1,4 era uma odd mais que normal e justa para o Barcelona a jogar fora contra um bom PSG, cuja odd inicial (do Barça) era 2,3/2,4. Faltavam 45 minutos e a primeira parte foi apertada. Com saída do Messi o preço tem de mexer. Só isto, não vale a pena complicar penso eu...

    Cumps

    ResponderEliminar
  22. Acho que td a gente percebeu q ele só queria contrariar... melhor sorte da prox vez, pq esta n resultou.

    ResponderEliminar
  23. Porra, "forcings", contrariar... Eu limitei-me a fazer um pequeno aparte sobre um cenário possível e disse sempre que tinha sido uma bela decisão do Daniel, até porque fazia todo o sentido o raciocínio dele!

    Em momento algum tirei razão a quem quer que seja e surpreende-me essa tua atitude Daniel! Passar aqui pelo blog passou a ser um hábito para mim e sempre tive este espaço como um local onde até se podem debater umas coisas interessantes, para fugir à inutilidade de outros espaços onde só diz asneira e coisas sem qualquer tipo de sentido! Por isso mesmo, nem todos os que por aqui passam querem aprender alguma coisa com o Daniel ou com quem quer que seja e, por mim falo, passo por cá porque gosto de ver outros pontos de vista e ler a opinião de outras pessoas que considero competentes e pragmáticas!

    Posto isto, não quis em momento algum contrariar a tua opinião ou tirar mérito ao teu trabalho, acho é que ou não percebes-te o meu ponto de vista ou então entras-te a pés juntos e de mente fechada para ler o que escrevi, que foi muito simples e óbvio, porque ficas-te com a sensação de que o meu discurso era em forma de critica, o que não era verdade! A resposta inicial que esperava da tua parte era algo do género: claro, tens toda a razão, cada caso é um caso e o que se passou neste jogo teve muito valor, mas uma situação semelhante com outra equipa e com outras odds pode ser completamente diferente!

    Portanto, continuarei a passar por cá com todo o gosto mas confesso que me vou abster de qualquer tipo de comentários... não gosto de complicar o que é simples e não gosto também de interpretações erróneas do que digo quando o faço sem maldade nenhuma e com a melhor das intenções!

    ResponderEliminar
  24. Boas, para quando o post sobre futebol vs ténis vs cavalos ? estou bastante ansioso por lê-lo

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  25. Anónimo, toda a gente percebeu que o teu comentário foi pertinente menos o Daniel. Enfim Daniel, é preciso recuar 1 ano no blog (http://valoresperado.blogspot.pt/2012/03/milan-vs-barcelona_29.html) para releres este post e tentares perceber que este post é uma contradição de possiveis situações...

    R.

    ResponderEliminar
  26. R. Não sei o que tem esse post a ver com este debate. Além disso não fui apenas eu que frisei o facto dele estar a falar de coisas irrelevantes (?) para o facto do Messi jogar ou não jogar.

    Eu não disse que ele não tem razão no que disse, tem claro, simplesmente não compreendo o porquê de falar naquilo nesta situação. É o mesmo que eu agora comentar um post de alguém que achou que a odd do Barça numa determinada situação era baixa demais (tipo 1,2 por exemplo) e eu ir dizer que se tivesse a 6 fazia back.

    Não está contextualizado. A saída do Messi tem de fazer mexer as odds, 1,4 era odd justa ao intervalo com 1-0. Agora se estivesse a 1,6 ou 1,8 era outra história. Se, se se se, mas não estava.

    ResponderEliminar
  27. Percebo o teu ponto de vista quanto ao facto de ter sido um comentário ligeiramente descontextualizado no sentido em que falavas de um cenário em concreto e eu referi-me a outras possibilidades que não tinham nada a ver com o caso do teu post... mas fogo, foi só um simples comentário que jamais me ocorreu que viesse a complicar tanto e não foi com esse propósito que o fiz!:)

    Agora o meu comentário não foi completamente inútil, pois acho altamente plausível que um iniciado no trading deduza do teu post o seguinte: Messi (ou qualquer outro jogado fundamental de qualquer equipa)saí precocemente do jogo = lay a essa equipa, sobretudo se as odds não subirem adequadamente! Isso será um erro, pois mais importante do que as odds mexerem ou não, a única coisa que interessa é se as odds actuais estão ou não ajustadas para o novo cenário do jogo, pois não será nada de anormal que este tipo de situações possam ocorrer em jogos em que as odds estavam extremamente injustas antes da substituição do jogador!

    E para acabar com esta conversa, alguém se apercebeu de alguma coisa de errado com a Betfair hoje? É que eu não reparei em nada e como já estava habituado até estranhei não haver mais um big crash!

    ResponderEliminar
  28. opá.. é só de mim ou o stream da bet fair está todo maradão já há algum tempo? alguém anda a passar pelo mesmo? alguém sabe o porquê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva...eu tenho tido esse mesmo problema, ñ só na betfair como tb no stream da bet364 que utilizo várias vezes. O delay é enorme e muitas vezes está mesmo parado. E tendo vários streams ligados dá para ver que existe diferenças de tempo entre uns e outros. Tento optar pelo melhor mas mesmo assim já me lixei num ou outro jogo.

      Eliminar
    2. pois eu reparei que não é só no da betfair e apelo a todos os traders que utilizam streams a dizerem se há algum site de apostas que transmita streams sem este problema que de momento está a ocorrer.
      eu ouvi dizer que era á pala de ataques informáticos, talvez dos anonymous, e que o principal alvo era a inglaterra, dai a mais streams poderem ter este problema, a maioria é tudo de lá!

      de qualquer forma os que costumo usar é mesmo betfair e bet365 e confirmo que esses não estão de todo bons. quem tiver solução pa isto por favor partilhe com a comunidade

      abraço a todos e boas greens

      Eliminar
  29. Boas mano, esta situação devesse ao facto desta vaga de novos pseudo-traders que andam a um tempinho nisto pensarem que sao reis e senhores disto tudo. É claro que ele tem razão mas num contexto diferente. Esse post que ele colocou em nada tem a ver com este "topico"... completamente fora de contexto. A nova moda desse pessoal, faz-me lembrar os putos quando estão em fase de descoberta e andam a mostar a pilinha uns ao outros para ver se têm o mesmo que os outros da sua idade... LOL sem ofensas claro. E então a que mostrar lol...
    já agora porque não mostrarem que têm "pilinha" e assinarem pelo menos no nome? Nem que seja um "timanel das calças" pelo menos sabemos que falamos com alguém que se identifica com um nome... e não num simples anónimo que faz-me lembrar algumas associações tipo alcoólicos-anónimos por exemplo... Aí sim se calhar a uma vergonha um motivo para se esconderem, mas aqui penso que não valerá a pena...
    abraço bro.
    energy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Energy bro, não quero que falte a nada a campeões como tu que mesmo não conhecendo a pessoa que está a criticar de lado nenhum, tem como garantido que é muito mais competente e com muito mais experiência de que ele! Essa sim é uma nova moda, a de se olhar para outros por cima mesmo não fazendo ideia do que fazem ou deixam de fazer! Portanto, se é a falta de um nome que te preocupa, passarei a assinar e ponderarei alterar o meu nome de baptismo para "Pseudo-Trader Com Uma Pilinha Maior que a Tua".

      Abraços..... Bro (nunca entendi qual a necessidade deste tipo de expressões alguém escreve alguma coisa, bro, mano... enfim)

      Eliminar
    2. lol,

      falta ainda a assinatura bro =)

      eu deixo uma ajuda lol, em baixo tens ai uma cena que diz "Responder como:" ai escolhes "Nome/URL" e prontos ja podes assinar o teu nome já ponderado e que intitulaste por "Pseudo-Trader Com Uma Pilinha Maior que a Tua" lol
      Mas agora um aparte e sendo uma opinião pessoal, acho um nome muito grande lol... se quiseres podes optar por "maior que a tua" por exemplo ou entao "Pseudo da pilinha" lol =)
      vaaaa eu tou a reinar contigo nao quero que fiques chateado, tou a levar este assunto na desportiva/descontra.
      Abraço fica bem

      Eliminar
    3. Pseudo Trader Pseudo Xateado mas ainda assim com uma pilinha maior do que a do energy!:)8 de abril de 2013 às 14:47

      No dia em que eu me xatear neste tipo de debates/discussões "digitais" é o dia em que pirei de vez e não volto a pegar num pc!:) Abraço e bom trabalho!

      Eliminar
    4. Lol, agora sim ganda nome lol. Hehehe
      abração

      Eliminar
  30. Vá pessoal, vamos acalmar e gozar a vitória do nosso Benfica. E quem não for do Benfica não presta :P

    ResponderEliminar