quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O Preço Certo


Boas amigos. Ainda no rescaldo do grande jogo de ontem, lembrei-me de abordar uma situação interessante que discuti com o João enquanto víamos o Barcelona encavar mais uma vez o Real Madrid.

Será que uma equipa que tem constantemente 70% de posse de bola, por vezes 75% a meio dos jogos, merece menos do que uma probabilidade de 50%, ou seja, mais que uma odd de 2 para ganhar um encontro?

A meu ver não, costumo dizer que tudo o que seja acima de 2 para o Barcelona, já é prémio, mesmo que joguem fora de casa. Para mim uma equipa que tem quase sempre a bola e com tanta superioridade (70%) tem à partida 50% ou mais de chance de ganhar o encontro.

Felizmente para nós nem todas as pessoas acham o mesmo e ainda bem. Agradecemos as odds de 2,6/2,7 para uma equipa que teve sempre a bola no pé.

Abraços

6 comentários:

  1. E para equipas com um contra ataque muito forte será que essa probabilidade continua nesses valores? Foi assim que o real marcou

    ResponderEliminar
  2. Boas tardes Daniel,

    Tal como tu, também segui o mercado Match Odds no jogo de ontem. Gostaria de fazer uma pergunta, que pode ser pouco relevante, mas com que fiquei a matutar durante um bocado:

    - Consideraste que uma odd acima de 2.0 para o Barça era interessante. Eu também concordo. No entanto, eu olhei para o Real e vi que uma odd abaixo de 3 também o era. Neste caso, fiz Lay ao Real Madrid, enquanto que pelo que percebi, fizeste Back ao Barcelona. Eu compreendo que estas odds se equilibrem uma com a outra. Mas existe alguma diferença ou vantagem durante o jogo, ou mesmo do ponto de vista de aplicação da estratégia no longo prazo, por se optar por fazer de uma maneira ou de outra?

    - A título de curiosidade: quando o Real marcou golo, já tinhas colocado esse Back? Caso o tivesses feito, optaste por voltar a fazer Back ao Barça num averaging down ou assumiste a perda para voltar mais tarde a repor a posição?

    Desde já os desejos da continuação de um bom trabalho.
    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
  3. Foi exatamente o que pensei ontem! Então a odd de 6 e pouco e a faltar mais de 1 hora de jogo:D

    Já agora os parabens pelo trabalho e partilha!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Anónimo: Contra uma equipa que tem constantemente 70% do tempo a posse de bola, penso que há muito menos probabilidade de existirem contra-ataques que originem golos, do que a equipa que tem a bola marcar e criar mais lances de perigo. Claro que a probabilidade do Real marcar existe, estava lá, e acabou por acontecer. Mas a meu ver era muito menor do que a de uma equipa que controla praticamente os 90 minutos.

    Secalhar num Real Madrid - Milan, como o Milan não gere a posse de bola como o Barcelona já tens de dar mais enfase ao contra-ataque poderoso do Real, porque eles vão ganhar mais bolas, vão ter mais vezes a bola, e a probabilidade de marcarem aumenta. É assim que penso pelo menos.

    Pedro: Não fiz back ao Barcelona antes do golo do Real Madrid, mas quem o fez por achar a odd alta considero um bom trade, mesmo que tenha começado em perda. O trading é mesmo assim, no Newcastle vs Man Utd eu também achei que o Man Utd estava mais perto do golo que o Newcastle e marcou o Newcastle. O conjunto das nossas decisões é que define o nosso lucro, sendo que umas representam perdas e outras ganhos, o importante é o total dar EV+. Tal como expliquei eu acho que a odd do Real Madrid estava baixa, como disse para mim menos de 50% de hipótese para uma equipa como o Barcelona ganhar um jogo é um prémio. Não por terem melhores ou piores jogadores, não pelo histórico ou stats, mas sim porque gerem todo o jogo à sua maneira. Só marca golos quem tem a bola. Ninguém pode marcar golos se não tiver a bola na sua posse, nem que seja um golo com 2 ou 3 passes. Logo, segundo o meu raciocínio, quem a tem mais vezes tem muito mais probabilidade de ganhar.

    espadinha: obrigado! Parabéns pelo raciocínio, a meu ver correcto.

    ResponderEliminar
  5. Boas
    Eu de futebol sou um 1 que é pouco mais quero zero, mas a análise que fiz foi de um real a jogar em casa contra o seu rival planetário em que tudo faria para vencer independentemente da competição! Logo seria de esperar um Barça expectante face ás condições e um real totalmente atrevido o que me deixaria em posição favorável com uma odd de 2.98 aos 2 minutos em in-play! Decisão tomada para entrar em back no Real e eis que aos 11 minutos Ronaldo faz essa odd rentabilizar 50% da liability. Mantendo a minha postura defensiva e analisando o passado recente da história e pensando exactamente o que o Espadinha descreve resolvi e bem fazer um back ao Barcelona. O resto estará para sempre escrito na história.
    Estive bem é certo, mas há muito que a minha memória visual me diz faz isto e faz aquilo. Quanto à decisão do Daniel demonstra ser um paciente, sabe ler, sabe matar mas também morrer por um valor que acha ser justo Este mundo é indiscutivelmente difícil mas não impossível.

    ResponderEliminar
  6. Esgalhadix e longe de mim afirmar que fizeste mal em fazer back ao Real Madrid. Não só estiveste certo como ganhaste dinheiro com isso. Eu para ser sincero não o faria, como já admiti, e já expliquei porquê. Mas cada um tem as suas análises e até pode lucrar com análises distintas, sendo que a longo prazo é que se vê os resultados.

    Pelo futebol que o Barcelona apresenta + o que fez durante o jogo, sempre achei a odd demasiado alta (sim, porque o que fez no passado pode não querer dizer nada, temos de nos focar no que está efectivamente a acontecer).

    Mas isto do trading não tem ciências exactas, cada pessoa pensa por si e age de formas diferentes. O importante é o conjunto de centenas de decisões darem lucro! Um grande abraço

    ResponderEliminar