domingo, 14 de outubro de 2012

Esclarecimento

Boas. Não disse nada mais cedo, porque estive em Leiria e cheguei há pouco a casa. Queria no entanto dizer que estava preparado para alguns comentários do género "criticavas e agora fazes o mesmo".

Eu aceito quem disser isso. É verdade, eu critiquei e continuo a criticar quem cobra por serviços e tenta andar nas luzes da ribalta por causa disso.

Não me querendo desculpar, as pessoas que manifestaram interesse em estar no curso, vão-vos poder constatar duas coisas:

1- Foram essas pessoas que me solicitaram. Umas desde há um ano para cá, outras há uns meses, outras agora mais recentemente. Estas pessoas pediram aulas, mesmo que fossem pagas. Se nunca tivesse sido solicitado para tal, jamais teria tido a coragem ou a ideia de avançar para algo do género.

2- Quando os "alunos" virem o conteúdo das aulas, vão também poder dizer-vos do que elas tratam. Eu não vou fazer ninguém gastar dinheiro para eu lucrar com isso, nem perderem o seu tempo. Já me alongo mais à frente.

Nunca criei este blog com o João, com o intuito de ganhar dinheiro. Já era assim desde o meu antigo Blog. Em 3 anos de Blogging eu nunca cobrei dinheiro a ninguém, nunca tive sequer um Ad ou programa de afiliados no blog, porque isso sim é "chular" as pessoas. Isso é ganhar dinheiro sem dar nada de jeito às pessoas, apenas as induzir em erro do estilo "olha carreguem aí e inscrevam-se pelo meu link para eu ganhar umas coroas com vocês". Portanto ninguém me pode acusar em relação a isso.

Sabem a quantidade de pessoas que temos a visitar o Blog diariamente? Pois eu posso-vos dizer que em algumas alturas (principalmente quando mostro greens altas) vai aos milhares. Agora pensem se eu utilizasse Publicidade e outras formas de ganhar dinheiro com um Blog, o dinheiro que eu e o Joao não tinhamos já ganho. E acho que isto mostra que eu não estou a ser vira-casacas. Isto vai ser feito porque me pediram. Tem custos?

Sim tem. E eu não sou hipócrita como outros. Eu admito que o curso vai-me fazer ganhar dinheiro, não ando aqui a enganar ninguém, mas há algo a ter em conta.

Pensam que lhes vou ensinar que nas apostas é preciso disciplina, gestão de banca, que um Back é X ou um Lay Y, e etc? Não. Não vou. Eu vou directamente para os mercados mostrar como se trabalha e como se faz dinheiro. E isto, podem-me acusar do que quiserem, mas que eu saiba nunca ninguém mostrou. As filosofias e teorias de trading já todos sabem, falta as pessoas verem prática e acção no mercado por parte de um Profissional.

Este curso vai ser isso mesmo, e as pessoas no final do mesmo vão poder dizer se realmente foi Palha ou se foram abordadas e feitas coisas como deve ser.

Se ninguém se inscrevesse no curso, paciência. A vida continua, e os meus rendimentos não dependem disto, mas sim do trading em si. Se poder ganhar o mesmo, mas em vez de estar a trabalhar sozinho estar a ensinar outros que querem e que me solicitaram para tal? Excelente.

E era só isto que queria dizer. Resumindo:

1- Não sou hipócrita, vou ganhar dinheiro com o curso.
2- A minha vida não depende do curso, não preciso dele para nada.
3- Não tenho objectivos de lançar serviços lucrativos para mim, mas que não ofereçam absolutamente nada às pessoas.
4- Críticos, por favor, esperem pelo fim do curso e que as pessoas vos contem o que realmente foi abordado, antes de criticar. O que eu vou leccionar são coisas que nunca ninguém leccionou. É prática, é fazer dinheiro, não é teoria ao desbarato.
5- O blog vai continuar a ser o que sempre foi, terá informação e debates grátis, porque quando os estou a escrever é porque quero, porque me apetece, e não estou a perder dinheiro com eles. Isto não vai virar um site de comércio.

Agora, vamos continuar mais uns dias com as votações, estou muito surpreendido e satisfeito!

Um Abraço a todos!

21 comentários:

  1. Boas Daniel,

    Fazes bem em publicar um esclarecimento destes. Tal como disse no outro tópico (acho que foi no ponto 3), mais cedo ou mais tarde as reacções iriam suceder.

    De qualquer modo, é com esta atitude que deves reger-te daqui para a frente. Seres estruturado nas tuas respostas sem seres evasivo, e com uma conversa directa sem floreados à consultor.

    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
  2. I think most of your readers understand both of you, or at least I do...

    It's great enough that people who lives from trading income are willing to pass on their knowledge, whether it's free or at a cost. All you both have written in this blog is just invaluable and many people is thankful for that. If you are willing to give personal tuition which means you have to spend time on it instead of doing anything else, having to answer questions, probably loewring your stakes or being more careful all along, etc, etc... I don't see the problem in charging for it. Those who think will benefit from it and can pay it, will do it, those who don't... their life will be the same as it was the day before, if you know what I mean. I am not a football trader, but if I got interested in it I for sure would love to have an opportunity of this kind, to have someone whose reputation is undeniable, willing to teach on a one to one basis.

    We talk about value all the time... and yet we fail to see it "in real life business".

    All the best for you and Joao. You both are and have been great and although now you split ways, it should be just that... different paths. I truly thank you two for this great blog and for what is to come.

    Cheers!

    ResponderEliminar
  3. Por muito que escrevas e que te tentes justificar a verdade é uma:
    Criticavas e agora és mais um.

    Se nao precisas do dinheiro das aulas porque raio sao a pagar?

    Não concordo. Mas entendo.

    Estamos em Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Criticava quem ganhava dinheiro com serviços que não ajudaram ninguém. Sou mais um que vai ganhar dinheiro com um serviço, que tenho a certeza que vai ajudar e abrir muitas mentes.

    Não preciso do dinheiro das aulas, porque trabalho no trading para ter dinheiro para a minha vida. Se estou a dispender tempo e jogos a ensinar outras pessoas, que me pediram, é normal que cobre por isso. Ou achas mais correcto oferecer técnicas e abordagens de valor "for free"? Eu não sou hipócrita, nem sou de caridade. Ajudo as pessoas, e se tiver de escolher entre ganhar dinheiro a ajudar, ou ganhar dinheiro a trabalhar, escolho a primeira, porque ganho o que ia ganhar no jogo na mesma, a diferença é que mostrei às pessoas como trabalha um profissional. E mais uma vez te digo, estou a fazer isto porque me pediram. Não porque fosse o meu grande objectivo.

    Cobo: Exactly. And I will be assured that people spent money on something that truly will help them. I want to show many ways of trade a football market, wich were never mentioned before, and wich have a positive EV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao ajudavam ninguem? como sabes que o curso gratis do PR nao ajudam? verdade que as 2/3 primeiras aulas talvez nao ajudem mas acredita que na 5ª aula, se o gratis for o mesmo que o pago, vao ser poucos nao aprendam algo mais.

      Eliminar
    2. Não falei do curso do Paulo, não existe só o dele. Aliás, o curso dele ao pé de muitos até tem muito valor, mas é mais direccionado para principiantes e tem muita "palha". Digo com conhecimento de causa. Mas atenção que os cursos do PR não são gratuitos, tens de ter conta no site dele (o que lhe dá muito dinheiro) ou pagar 400€, por isso a analogia que fizeste não é perfeita.

      Eliminar
  5. E onde seriam essas aulas? E onde? E quanto? =)

    ResponderEliminar
  6. Bruno: Podes ler 2 posts atrás, expliquei sucintamente onde e como iam ser. Mais tarde dou pormenores detalhados. O preço, isso vai ser decidido por quem se inscrever, depois dou notícias, para já queria saber se haviam pessoas interessadas :) Abraço

    ResponderEliminar
  7. Daniel, voce nao precisa se justificar, como se ganhar dinheiro oferecendo um serviço que interessa às pessoas fosse um crime.
    Ganhar dinheiro honestamente nao é crime.
    Receber para ensinar os outros àquilo que aprendeu nao é crime.
    Ficar rico nao é crime.
    Faça seu trabalho tranquilo e deixe quem quiser criticar que và catar coquinhos.
    um abraço
    ps: na Italia, agora falta pouco, até o fim do ano poderei começar no BE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Daniel, gostei das palavras de incentivo. Não vou ficar rico com o curso, na melhor das hipóteses vou ganhar o mesmo como se estivesse a trabalhar os jogos! Abraço

      Eliminar
  8. Mano bola pa frente e siga... Quem quer, quer... Quem não quer, que embrulhe. Porque será que os cobardes que dizem sempre mal, não mostram a cara e ficam intitulados como "Anónimos"??? Enfim...
    Abraços

    energy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Energy :) Tudo bem contigo? Gosto da tua frontalidade, por vezes é complicado lidar com algumas pessoas, mas eu estava preparado para isto. E é como dizes, quem não quer não se inscreve, como é óbio. Abraço

      Eliminar
  9. Boas tardes Daniel, eu adoraria participar no curso mas tenho imensas duvidas. Muitas das vezes trabalho nas horas dos jogos, ou seja, n iria ser justo pagar o curso e aproveitar 1 ou 2 jogos por mes. O que quero dizer com isto é: seria possivel por exemplo se participasse em 1 ou 2 jogos de futebol e pagar esses respectivos jogos?
    O pagamento podia ser feito por moneybookers?
    Irias usar algum programa para o chat em direct tipo o do paulo rebelo?
    Obrigado e boa sorte pra ti.
    Continua. Es grande.
    Tiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, vou dar mais pormenores sobre horários e modelo das aulas mais à frente ok? Depois podemos esclarecer todas essas dúvidas. Um abraço e muito obrigado

      Eliminar
  10. Daniel não vejas isto como uma critica porque na verdade não o é! Mas no inicio da ideia de abrires um curso referis-te que o mesmo a ser dado seria necessariamente pago porque terias de abdicar de alguns jogos para o poderes dar. Contudo, também referes agora que o curso irá consistir em aulas em que os alunos te podem ver a trabalhar um jogo normalmente, com stakes que usas normalmente... Isso significa que irás também continuar com os teus lucros normais, pelo que a justificação para cobrares dinheiro pelas aulas deixa de fazer grande sentido, não?

    Cumprimentos e muito sucesso nesta nova aventura, para ti e para quem te acompanhar na mesma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes, mas eu ao trabalhar um jogo em específico vou abordar temática X e mostrar na prática como funciona. Não vou poder fazer uma série de trades ao mesmo tempo senão as pessoas ficam confusas, logo a rentabilidade do jogo vai ficar afectada com essa demonstração. Isto é, não vou poder dar a matéria toda, se me entendes, em 90 minutos, vai ser uma coisa de cada vez e no fim vamos aplicar tudo ao mesmo tempo no mercado consoante o que acontece, tal como vou ensinar.

      Abraço

      Eliminar
  11. Boas

    Acho que de certa forma, o util se junta ao agradavel, ou seja, haver gente disposta a participar no curso, e tu teres disponibilidade para o assumir como um projecto.

    Só gostaria que tivesses em atenção, alguns pormenores.

    O valor das stakes usadas, pode influenciar decisivamente, a vantagem de frequentar ou não o curso. Se forem usadas stakes altas(tipo as tuas), poucos o irão fazer no futuro, se forem excessivamente baixas a tua capacidade de concentração, não será analisada friamente, logo apesar de tecnicamente tudo poder ser perfeito, não conseguiremos analisar o factor de risco.

    Se me é permitido tal, gostaria que pensasses na possibilidade de ser usado nas aulas, uma fração do dinheiro das inscrições, nos tradings realizados, com uma partilha de lucros entre as partes, para responsabilizar," quer alunos, quer professor", e para o curso estar imbuido do factor risco, que é determinante para ser um bom ou mau trader....pois para mim a parte mais dificil de dominar, é quanto vale um hedge...ou seja o factor risco.

    Cumprimentos

    Pedro Almeida

    ResponderEliminar
  12. Boas. Com esta ultima explicaçao sobre o motivo( e nao tinhas que dar enhuma, ficou a tua decisao) do facto de ires cobrar estas aulas acho que todas as duvidas foram dissipadas. Fica ao criterio de cada um agora aceitar ou nao. eu aceito pagar e aceito a justificaçao.Alias com os meus botoes foi uma das razoes que eu pensei logo comos endo o principal motivo de cobrares pelas aulas. 1 grande abraço

    ResponderEliminar
  13. Tanta critica, tanta chatice! Oh meu deus!

    Eu a partir de agora até me sinto mal de pedir 5€ à hora quando der explicações (ironia).

    Trabalho é trabalho e ninguém trabalha de borla. O Dani não é a Santa Casa da Misericórdia. Como disse um companheiro lá em cima, quem quer, quer..quem não quer, que embrulhe. Eu próprio se achar que o curso estiver fora das minhas possibilidades (€€), não o farei, com pena minha.
    No entanto, nunca se pode discutir o facto de alguém ganhar dinheiro por trabalhar/oferecer serviços, independentemente de ir ganhar o mesmo caso tivesse a trabalhar o jogo de forma habitual.

    Formação, aquisição de conhecimento, paga-se, tanto aqui como na China...

    Esta é a realidade.

    Daniel, para frente é que é o caminho companheiro...

    ResponderEliminar
  14. Milhares?! lol és um gajo cheio de tangas isso sim. Este sitio já passou a anedota há muito tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceitei o teu comentário só para tu e as outras pessoas verem a ridicularidade. São comentários destrutivos sem conhecimento de causa, e ainda por cima como anónimo.

      Aqui no blog sempre aprovámos todos os comentários, fossem positivos ou negativos, mas uma coisa são críticas construtivas e de pessoas educadas, outra são comentários deste género. Não me obrigues a ter de aplicar uma moderação mais apertada. E sim, temos milhares de visistas diárias. Se passou a anedota para ti é simples, não visistes.

      Dor de cotovelo é o grande mal da sociedade.

      Eliminar