sábado, 2 de fevereiro de 2013

2 jogos ao mesmo tempo? Yes you can


É algo que tenho feito ultimamente, e estava a planear fazer um post a falar sobre isso. Com a experiência que vamos ganhando, temos automatismos perfeitamente mecanizados em certas estratégias o que nos permite dividir facilmente a concentração por 2 desafios.

Porquê esta vontade de fazer 2 jogos? Simples, quantas vezes ia espreitar jogos que não fiz e via as oportunidades que tinha perdido e que podiam ter tornado a minha semana muito mais lucrativa.

É, no entanto, importante referir que trabalhar desta forma não pode garantir a mesma concentração do que fazendo apenas um jogo, daí que é necessário haver alguma adaptação em relação às estratégias a adoptar. No meu caso a minha regra é nunca ter 2 posições abertas em simultâneo nos 2 mercados. Com uma posição aberta há a exigência de total concentração no jogo em si, ignorando o do lado. Após o fecho de posição volto a procurar oportunidades nos dois.

A grande vantagem disto é simplesmente o facto de não se perderem  tantas oportunidades e por isso rentabilizar mais o tempo do nosso trading, que no futebol já é curto q.b., mas estamos sempre à procura de melhor e melhor.

Abraço

35 comentários:

  1. Pode dizer basicamente o que fizestes nos jogos?

    ResponderEliminar
  2. Boas Daniel
    O real deixo me um bocado encavado mas enfim,referindo os jogos em simultâneo também faço ,alias num fim de semana é raro não haver dois jogos bons com mesmo horário .
    Abc
    Xarepe

    ResponderEliminar
  3. andresbrant, Real Madrid lay lay lay lay e lay...

    Porto o contrário :P

    Resumidamente isto. Abraço

    Miguel: boa, pois é, no fim de semana há jogos em simultâneo, agora estou ansioso para experimentar isto na Champions e Uefa também!

    ResponderEliminar
  4. Daniel, para teres a imagem da sport tv no pc tens de ter uma box digital só para o pc certo?

    ResponderEliminar
  5. para quem tem experiencia é o melhor que pode fazer. mas nao deve de ter posicoes abertas ao mesmo tempo nos 2 jogos, para isso mais vale meter a totalidade das 2 stakes num so jogo.

    Explica-me so como se mete o stream desse tamanho e com esse formato sff

    ResponderEliminar
  6. Concordo que quando temos uma estratégia de EV+ bem delineada ao trabalhar em dois jogos poderemos duplicar as oportunidades de ganhos. Sempre na linha da frente Daniel! :)

    Nota: Tiago, podes usar o Flash Resizer (Firefox) ou o Maximize Flash (Chrome), entre outros.

    Um Abraço,

    Ultimate

    ResponderEliminar
  7. No dolphin hd ha alguma cena que aumente o stream?

    ResponderEliminar
  8. rui_20_andre: Não sei mesmo, nunca experimentei. Abraço

    Anónimo: exacto, é mesmo esse o objectivo! Abraço

    Tiago: Eu utilizo o Maxthon Browser para ver os jogos da Betfair. Tens lá uma opção em cima do próprio vídeo que diz "reproduzir numa janela". Carregas aí. Depois ele exporta o vídeo para outra janela e podes redimensionar ao teu gosto. Sempre que redimensionas faz stop e play no vídeo para ficar com o novo tamanho. É simples. O stream original tem um tamanho demasiado pequeno. Embora na minha imagem possa parecer que está pequeno aquilo é um monitor de 23 polegadas com a resolução 1366x768 que só por si aumenta logo bastante o tamanho das coisas. Abraço

    Anónimo: Não. Eu utilizo placa de TV USB no PC e tenho lá a box ligada, a mesma que tenho ligada à TV.

    andrewsbrant: O Real não marcou, sofreu, e apanhei o golo do Granada sim, estava em lay ao real, o mercado estava a subir bem e justificadamente.

    Abraços

    ResponderEliminar
  9. Daniel, tu dizes que tens a mesma box da televisão ligada à placa de TV USB. Consegues ter a televisão num canal e ver outro canal diferente no pc ao mesmo tempo?

    ResponderEliminar
  10. Não, tenho de estar no mesmo canal para os 2, simplesmente a imagem fica repartida entre a TV, na qual ligo por HDMI e a Placa TV, na qual ligo com Scart. Mas ainda não percebi o porquê da tua pergunta. Se por acaso não fosse possível ter ligado aos 2 não tinha importância. Eu trabalho com o ecrã do PC, bastava estar ligado à placa TV apenas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha curiosidade tem a ver com o facto de eu monopolizar a televisão cá de casa com a sport tv. Assim, o resto da famelga já podia ver os canais da box e eu podia ver a sport tv no pc.

      Eliminar
  11. Ah ok... pois isso não dá. Têm de ficar com os canais analógicos, são 35 salvo erro. Abraço

    ResponderEliminar
  12. hum... estava aqui a pensar, trabalhar 2 jogos ao mesmo tempo não será basicamente (no longo prazo) o mesmo que trabalhar só um deles com o dobro da exposição?

    ResponderEliminar
  13. Daniel no jogo do Real, depois do golo do granada o Back ao Real não tinha valor? Eu não vi o jogo nem sei como se portaram as odds, mas deduso que o Real caiu em cima deles todo o jogo, ou estou enganado?
    Cumps

    ResponderEliminar
  14. Yoda: O objectivo não é esse. Por vezes num jogo que estás a fazer não há oportunidades e não estás a fazer nada. Se no do lado houver estás a rentabilizar o tempo e estás a cobrir mais casos na tua estratégia, o que te melhora a variância.

    espadinha: Não, pelo contrário, o valor naquele jogo esteve praticamente sempre no lay ao Real que não jogou absolutamente nada e a odd foi sempre a galopar por ali acima.

    ResponderEliminar
  15. ora nem mais Daniel.se o que nao houve nesse jogo foi real a cair em cima de absolutamente nada...uma vergonha...acho que a pior exibiçao do real nos ultimos 10 anos...abraços e venha esse curso!:)

    ResponderEliminar
  16. Muito sinceramente, como fã do Real desde pequeno, e como adepto que acompanhei todas as suas épocas nunca vi:

    1- O Real Madrid jogar tão mau futebol
    2- O Real estar tão longe do primeiro lugar, muito mais antes do meio da época.

    Mas eu este ano prometi a mim mesmo que não ia falar mais de Mourinetes e Ronaldetes para não me cansar nem a mim nem às pessoas, quero em blogs, facebooks, cafés, seja onde for. Tenho a minha opinião (que pelos vistos está a fazer-se valer), os outros têm as deles com patriotismos à mistura.

    Este ano só falo no fim da época, that´s all.

    Grande Abraço Bruno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel, mesmo que tenhas razão, porque percebo e concordo com parte da tua opinião sobre a temática e a verdade é que o Real este ano está uma desgraça, já no ano passado tinhas a mesma opinião sobre o futebol do Real desde a entrada do Mourinho e no entanto não vi (ou pelo menos não me recordo de ter visto aqui) o teu reconhecimento de que apesar de tudo, lá ganharam o campeonato aquela que era na tua/minha/de meio mundo opinião a melhor equipa de sempre.

      Mas este é de facto uma assunto cansativo, por isso nem te dês ao trabalho de responder!;)

      Eliminar
  17. Eu respondo sem problema. Já na altura tinha dito, para mim 1 época não me diz nada, gosto da continuidade e a longo prazo é que se vê as coisas, tudo se equilibra. De que adianta numa época fazer 100 pontos contra um Barcelona que o ano passado jogou mais abaixo do seu nível e sofreu com lesões no plantel, se no conjunto das 3 épocas da Era Mourinho os resultados são francamente negativos, sendo esta época a mais vergonhosa, e tendo também em conta os humilhantes 5-0 da primeira?

    Qualquer pessoa que lá esteja arrisca-se a ganhar. O Mancini foi campeão inglês, por exemplo, mas no geral não se pode dizer que esteja a fazer bom trabalho. O futebol está cheio de vencedores "surpresa" ou não merecedores no curto prazo. No longo prazo é que tudo se vai equilibrando, e embora o Real tenha ganho o campeonato, e bem, o ano apssado, sempre afirmei que houve demasiados jogos ganhos por 1 fio, e o futebol já não era nada de especial. Os primeiros 2/3 da época foram de alto nível, sempre com futebol cínico, mas resultava. O último terço já tinha sido péssimo, embora o resultados não o fossem dizendo.

    E admito que seja "normal" não se ser campeão numa liga com o Barcelona. Agora andar a 18 pontos antes do meio da época, isso não admito num Real Madrid. Só espero que os recordes positivos que se tenham batido, não sejam estes anos recordes negativos. Para lá caminha.

    ResponderEliminar
  18. Boas
    concordo com algumas coisas que disseste Daniel, e a verdade é que é inadmissivel uma prestaçao péssima como esta que o real está a fazer a nivel de campeonato

    mas o estilo de jogo do mourinho sempre foi este jogo feio, desde que foi para o chelsea. A diferença é que neste momento a equipa animicamente nao existe.
    Na altura do chelsea ele até chegou a ter na minha opiniao a melhor equipa do mundo, nao a mais bonita mas a melhor.. e a jogar feio. No inter a mesma coisa, apesar de ser bem inferior á qualidade do chelsea da altura..
    A epoca passada e mesmo a jogar feio ( mas extremamente eficazes e pragmaticos) e mesmo admitindo que o ano passado o barça estava menos forte, acabaram por pulverizar records e isso nao foi á toa de certeza.

    O problema é que existem ali conflitos desde o inicio, e basicamente esta a ser feita a cama ao mourinho para se por a andar. O Longo prazo que falas é o gajo andar ha mais de 10 anos sempre a ganhar quase tudo, e portanto tambem nao acho que colocares mourinho e Mancini no mesmo "barco" seja justo..

    O mourinho va pra onde for vai continuar a ganhar, e nao digo isto por ser fa dele ou deixar de ser, mas precisamente pq ele nao tem feito outra coisa nos ultimos 10 anos ( longo prazo) portanto a probabilidade de assim continuar é grande.
    será que o guardiola fará o mesmo? mas isso serão outras historias:P

    Portanto so para resumir, o mourinho vai embora, mas tenho quase a certeza que tal como no chelsea e inter, os adeptos ainda vao "chorar" para que ele volte. O que ele fez a epoca passada, foi abismal, e mesmo assim quem ganhou o premio de melhor treinador foi um tipo que fez 6 jogos de futebol no campeonato europeu. Será que se portugal passava naqueles penalties era o paulo bento que ganhava esse titulo? n me parece..

    cumps diogo1

    ResponderEliminar
  19. Mas eu nunca disse que o Mourinho era mau treinador nem que não ganhava. O que eu digo é que não faz o meu estilo de treinador e não acho que tenha o perfil indicado para um clube como o Real Madrid. Também não gosto do estilo de jogo do Capello e é um grande treinador, são coisas diferentes. Daí que concordo contigo, de facto a longo prazo o Mourinho revela-se vencedor, mas no Real Madrid nunca achei isso e o longo prazo está-nos a dizer que é mesmo verdade, não tem perfil para um clube daquela dimensão.

    O Del Bosque ganhou merecidamente a meu ver, porque ganhar as 3 maiores competições de futebol seguidas (sendo que ele ganhou Mundial e Euro seguidos), é algo único no futebol e tinha de ser valorizado.

    Além disso, se não ganhasse o Del Bosque para mim teria ganho o Klopp do Dortmund, que trouxe um clube da 2a divisão, andou em escolas a espiar jogadores (Gotze, etc), levou-os para o clube, e construiu uma das melhoras equipas do Mundo. Ganhou praticamente tudo o ano passado (menos Champions), e com futebol muito agradável, sem gastar milhões de Euros.

    Quanto ao Guardiola, vamos ver. Também não dou muito por ele na Alemanha com o plantel actual do Bayern. Não que seja mau, mas não tem nada a ver com o seu estilo de jogo. Agora depende das contratações. Mas o Guardiola sempre foi "esvairado" da cabeça e sempre gostou de fazer coisas diferentes, mesmo que não corram muito bem (quem não se lembra da ida para o Brescia no auge da carreira).

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Daniel,

    Penso que há uma incorrecção factual quando referes que o Del Bosque ganhou 2 campeonatos europeus... não fui confirmar mas creio que o 1º dos europeus ganhos pela Espanha foi com o Aragones a treinar.

    Eu sou do grupo dos que gostam de Mourinho e Ronaldo mais do que de Guardiola e de Messi... indiscutivelmente Messi é fenomenal, mas não fossem os recordes a desmentirem-me e eu diria que ele não era melhor do que o Ronaldo (o 1º, o fenómeno, o careca brasileiro que virou gordo uns anos mais tarde)... e não tenho qq duvida que Guardiola foi dos melhores médios que vi jogar e que como treinador fez do Barça uma máquina avassalodora e inovadora de futebol (mas tb na minha opinião avassaladoramente aborrecida - estar mais de 70% do tempo de jogo com a bola a dançar entre jogadores do barça à entrada da área adversária dá sono e faz lembrar o jogo da rabia em beco de milionários.

    Não vou estender-me a dizer que acho o jogo do Mourinho planeado, prático, pragmático e cheio de ganas (com excepção deste ano) em que os jogadores dão tudo contagiados pela sede de vencer... e que para mim Ronaldo é o jogador mais completo de sempre (corre, dribla e centra como o melhor dos extremos, marca mais golos que o melhor dos pontas de lança, assiste, desmarca, marca livres, penaltys.. tem força, velocidade e técnica).. e atenção que eu não sou do Sporting :)

    Tenho acompanhado o blog, tem qualidade, fala-se de futebol e de trading... voltarei se o meu comentário for aprovado. :)

    Cumps
    António

    ResponderEliminar
  21. O Del Bosque ganhou 2 grandes competições seguidas, isto é, Mundial e Euro. Manteve uma selecção campeã Europeia e Mundial com fome de títulos, diz-nos a história que isso é difícil!

    Quanto ao Ronaldo, embora concorde com o que disseste, já vi outros Ronaldos no mundo do futebol. Messi nunca vi igual, será essa a principal diferença a meu ver.

    Abraço

    ResponderEliminar

  22. Deixando o off topic do barça vs real:

    Acompanhar 2 jogos ao mesmo tempo é uma experiência que por vezes faço... especialmente quando estou indeciso sobre que jogo fazer ou quando começo convicto num jogo mas aquilo não está a ter ponta por onde eu ache que possa pegar e passo tb a acompanhar outro jogo.

    Acho que resumes bem as vantagens de fazer isso e a regra de ter posição aberta apenas num jogo parece-me de oiro.

    Sinceramente ainda não descobri se isto a mim me é vantajoso ou não ou se preciso de trabalhar mais para isto estar definitivamente afinado mas noto que: com a atenção dividida torna-se mais dificil analisar os jogos, ficando por vezes com a sensação que afinal nenhum dos jogos está suficientemente confiável. Isto custa-me alguma serenidade e aumenta-me a ansiedade sobre estar parado em 2 jogos (fico com o desconforto que se estivesse a ver apenas um jogo já teria descoberto momentos para entrar no mercado). Depois há a questão de mudar de mercado (para quem usa o betangel como é o meu caso) e ter de assimilar a dinamica do mercado - mudo de mercado pq o jogo em questão me está a oferecer confiança mas chego ao novo mercado e será que as odds e a dinamica que lá estão são atractivas para entrar? e entretanto lá se instala o desconforto de entrar rapidamente devido á leitura de jogo ou esperar algum tempo para ver se ambos jogo e mercado oferecem confiança... e depois o zig zag de volta ao outro mercado e novamente e novamente...

    Em resumo, acho que é um caminho interessante e uma excelente ideia que partilhas.

    Termino com uma curiosidade... ter 2 instâncias do geeks a correr não te faz incorrer em data charges?

    Abraço
    António

    ResponderEliminar
  23. António, em primeiro lugar devias de te desfazer do BetAngel :P O geel é bastante superior. Ter 2 ladders abertas não causa o pagamento de charges porque ele divide os pedidos por segundo.

    Quanto ao resto concordo contigo, e não é por acaso que só recentemente comecei a fazer isto, quando me achei preparado para estar a analisar 2 jogos em simultâneo. E se por acaso algum estiver interessante e com razões para entrar eu nem quero saber do do lado. Ou seja, não julguem que estou com super atenção aos 2 a todo o momento, isto serve apenas para o caso de haver um jogo sem nada de jeito duranto longos períodos de tempo, ao passo que o do lado está a ter oportunidades, e não as perder.

    Abraço

    ResponderEliminar
  24. Nesta fase mudar de software é uma coisa complicada... o betangel já faz parte da minha vida :)

    Ainda me lembro quando estava perto de terminar o 1º ano de licença do betangel pensei seriamente em mudar de software. Lia por esses tempos que o betangel era pesadissimo e lento a enviar as ordens e ainda por cima era o mais caro. Nessa altura experimentei o geeks (que ainda era free) e o gruss, mas nenhum me convenceu e lá tive de subscrever mais uma licença do anjo das apostas. Experimentei o gruss por causa da integração com o excel mas o software era pouco intuitivo (ou era já eu q o analisava à imagem do betangel) e desisti ainda antes de terminar o trial. No geeks ainda investi tempo, e lembro do aspecto muito positivo da personalização numa altura em que os gráficos do betangel não tinham a flexibilidade que têm nos dias de hoje, mas a aprendizagem pareceu-me mais penosa e demorada que no betangel, e apesar da personalização o software continuava com um aspecto pouco "limpo"... e depois havia uma coisa que eu não conseguia perceber e que me irritava que era as janelas não ficarem na taskbar e às tantas eu já não sabia o que tinha aberto nem onde estava (isto parece coisa de velho de volta dos pcs, mas ou eu não tive a paciência suficiente ou aquilo não era realmente muito intuitivo e claro)...

    Agora acho que só o próprio betangel me faria deixar o betangel :)

    Daniel,

    Apesar de estar em off topic aproveitava para comentar a questão da importância da rapidez dos softwares. Num outro tópico li que davas mais valor ao tempo de resposta do software do que ao delay da transmissão (penso que era esta a ideia geral) mas não estás a sub-valorizar a importância do delay? Um software mais rápido permite-te chegar ao mercado mais depressa se tomares a decisão no mesmo instante de tempo dos outros traders que usem softwares mais lentos, mas não conseguirás chegar mais depressa do que aqueles que tomem a decisão primeiro (e esses serão sempre os que têm a transmissão antes de ti). E já agora existe alguma prova quantitativa sobre os tempos de resposta do angel e do geeks? ou seja uma coisa do género: o geeks processa em x Ms e o angel em y Ms...

    Abraço
    António

    ResponderEliminar
  25. Não tenho dados para te mostrar, vi comparações em fóruns internacionais já há muito tempo, e senti também com o BetAngel ao lado do Geek, que ao mesmo refresh o BetAngel demorava mais a apresentar os preços.

    Depois acho esse programa uma total confusão, uma pessoa quer ver vários mercados e é o cargo dos trabalhos, não acho aquilo funcional nem por nada.

    Em relação aos delays dos jogos, é como já referi António... não acho que sub-valorizo, acho sim que a generalidade das pessoas valorizam em demasia isso. Quem faz muito dinheiro hoje com estratégias que dependam tanto de delays, está condenado no futuro, e pode bem ser a curto prazo. Em Portugal, Inglaterra, Escócia e França a Betfair já tem pessoas no estádio a fechar o mercado. Segue-se Espanha, Itália, Alemanha e etc. Os mercados vão começar a fechar mais cedo quando for golo, ainda a jogada que estamos a ver no ecrã vai a meio.

    Quando isto acontecer depois eu estou curioso para ver as pessoas que trabalham com estratégias que dependiam tanto de delays. Em Inglaterra já ninguém mete os pés por causa disso, em Espanha o delay já vai em 9 segundos, e quando suspenderem o jogo no estádio quero ver se também vão abandonar essa liga, etc etc.

    Portanto quem depende disso para trabalhar que vá juntando o seu dinheiro, porque a "mama" vai acabar em breve. É este o meu alerta, não é questão de sub-valorizar. Quem quer ser trader profissional com futuro, tem de se adaptar e aplicar técnicas e estratégias que não estejam condenadas, isso é um verdadeiro trader.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é só isso mano... Para além disso penso que até ao final deste ano vai passar tudo para HD (para já os premium). A Zon já anda a recolher todos os aparelhos satélites que não são em HD. Ou seja vai-se ficar com transmissoes mais lentas e com pessoal "a live" no estadio. O pessoal do scalping que se prepare em quanto isto dura... Como tu dizes e bem "a mama está para acabar" ou ficar bem limitada...
      abraço
      energy

      Eliminar
  26. A questão dos softwares é um pouco como os clubes, futebolistas e treinadores... por vezes é difiicl explicar objectivamente pq se prefere (claro que a questão do tempo de refresh é bastante objectiva e importante). Apesar de achar que o betangel não é muito prático para quem quer acompanhar 2 jogos e 2 mercados ao mesmo tempo acho que tudo o resto me parece óptimo em termos de funcionalidades e layouts, ou é já da habituação :)

    Eu concordo em absoluto contigo em relação a depender apenas de uma unica estratégia/técnica no trading, e à constante necessidade de adaptação e recycling da maneira de abordar o mercado... o termo survival of the fittest faz todo o sentido no trading e nas apostas em geral.

    Mas eu quando falava da importancia do delay da transmissão (e para mim ser mais importante que o delay dos refreshs) não tem a ver com estratégias que dependem do delay, mas sim de teres vantagem na tomada de decisão por teres acesso a informação importante antes de outros traders e logo poderes chegar ao mercado primeiro que eles.

    Em relação aos stopers de bancada só tenho de bater palmas por essa medida, com isso deixou de haver ordens enormes que comiam por vezes 3 ou 4 degraus na ladder na altura dos golos e quem tinha ordens metidas no mercado à espera de correspondência lá ficava a arder. Acho que é uma medida "fair" :)

    Abraço
    António

    ResponderEliminar
  27. Também acho justíssimo António. Só não achei justo ser nuns campeonatos e noutros não, tem de ser igual em todos. Mas para lá caminha.

    ResponderEliminar
  28. Acho justo...isto vai filtrar os bons traders que gostam de estudar os mercados e estão constantemente aprendendo daqueles aventureiros que pensam ter encontrado o Santo Graal.abraço.

    ResponderEliminar
  29. Atenção a uma questão levantada aí atrás pelo António.

    De facto, 1 instância do Geeks com, passe o exagero, 500 mercados/ladders abertas, não leva a Data Rate Request Charges como bem disse o Daniel.

    Agora 2 instâncias do Geeks a correr já podem levar a Data Rate Request Charges. Mas normalmente as únicas situações em que necessitaria de 2 instâncias do Geeks seriam fazer trade em 2 computadores, o que não me parece muito lógico, ou então usar em simultâneo 2 contas diferentes e abriria uma instância do Geeks com as credenciais (username e password) duma conta e outra instância com as credenciais duma 2ª conta. Os Data Request seriam somados e, provavelmente, seriamos taxados por isso.

    No meu canal do youtube tenho para lá um video a explicar como configurar o geeks caso tenhamos mesmo necessidade de fazer trade em 2 contas em simultâneo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse aspecto o Geeks é mais interessante que o Betangel, dado que neste último para se ter 2 mercados abertos simultâneamente só mesmo com 2 instâncias do programa abertas.

      Cumps
      António

      Eliminar