quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Premier League apenas no Benfica TV


Saiu hoje a notícia que a partir da próxima época, e até 2016 a Premier League será transmitida em Portugal pelo BenficaTV em exclusivo.

Isto são más notícias para mim, porque sou cliente da Zon, e não existe este canal.

Espero, no entanto, que a Zon passe a ter o BenficaTV, nem vejo outra solução quer para o BenficaTV quer para a Zon. Vamos também ver a assinatura que o BenficaTV irá cobrar (se cobrar). Se não cobrar passa a ser possível fazer trading em Portugal sem SporTV e sem custos adicionais a pagar canais:

- Liga/Taças Portuguesa, Espanhola, Italiana, Alemã -> Streams/Proxys
- Liga Inglesa -> BenficaTV
- Taça da Liga Inglesa -> Streams
- 2ª Liga Inglesa -> Streams
- Liga dos Campeões -> TVI com Benfica/Porto, caso nenhum jogue, dão o jogo grande com Man Utd, Real, Barcelona, etc
- Liga Europa -> Sic com clubes Portugueses no ínicio, no final da competição com o grande jogo, ou se houver equipas Portuguesas em prova

Ainda assim, a única situação mais rentável em ter SporTV seriam jogos de Champions/Liga Europa que não passem noutro canal, devido a estarem a jogar equipas Portuguesas. Por exemplo, Sporting a jogar na Sic, com um Tottenham vs Inter na Sportv. De resto, será inútil.

Obviamente que não são os traders que dão dinheiro à SporTV, mas não deixa de ser um revés grande no canal. E agora vão passar o quê naquelas tardes de Sábado e Domingo em que 3 canais passavam 3 jogos por vezes? Complicado... muito complicado.

A nível do meu trading pessoal, espero mesmo que o canal entre na grelha da Zon. Se não entrar abandono oficialmente e infelizmente a Liga Inglesa, a menos que alguém me ensine a ter a mesma de outra forma que não seja subscrever ao Meo.

Cumps

22 comentários:

  1. Olá Daniel,

    A BenficaTV tem que rentabilizar o investimento. Com tão poucos operadores em Portugal, quase de certeza que entra para a grelha da Zon. Mas duvido muito que não seja a pagar.

    Agora, para que quero eu a SportTV? Para jogos da UEFA?

    ResponderEliminar
  2. Olá PP, bons olhos te vejam :) Concordo inteiramente contigo. Com um investimento tão grande estou a adivinhar um canal pago + ZON ao barulho. Têm que rentabilizar o dinheiro gasto, não me acredito que apenas a Meo vá ficar com o canal, mas por enquanto é esta a realidade.

    Pois... Sportv agora só mesmo para jogos da Uefa que não estejam a dar nos canais Portugueses. Normalmente os grandes jogos vêm no fim da competição quando já Porto e Benfica estão fora. Na fase de grupos podem no entanto haver bons jogos (como este ano Real vs Man City, Dortmund vs Real) que não têm transmissão sem ser na Sportv. Só nesses casos é que será rentável. Obviamente que não é por 30€ que deixa de compensar, mas se pensarmos que vai ser possível fazer praticamente todos os jogos sem sequer um serviço de TV em casa... a poupança começa a ganhar alguns contornos elevados, e que podem ser interessantes dependendo dos ganhos de cada trader.

    ResponderEliminar
  3. Os streams da internet não te dão conta Daniel? Pelo seu estilo de trading alguns segundos de atraso não te atrapalha.abraço.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que nem a Meo pode ficar com a exclusividade. Encontrei um artigo de há 3 meses sobre um acordo entre a Zon a PT que diz:

    [i]"(...) O acordo, que fica agora sujeito à aprovação da Autoridade da Concorrência, estabelece que não fica inviabilizado que a Zon e a PT distribuam outros canais desportivos concorrentes entre si nas suas plataformas de televisão paga.

    No entanto, segundo apurou o Expresso, esse acordo não abrangerá conteúdos desportivos considerados relevantes (como a Liga portuguesa ou outras competições internacionais de futebol), que deverão manter-se disponíveis para ambos os operadores."[/i]

    fonte: http://expresso.sapo.pt/zon-vende-25-da-sport-tv-a-portugal-telecom=f775282

    Estou curioso para ver o desenrolar da situação. Mas não me admiraria se no início da próxima época a BenficaTV ainda estivesse em exclusivo na Meo, mesmo que por um curto período de tempo. Mas é estranho.. Um canal de um clube de futebol ficar com a exclusividade da liga de futebol mais mediática da europa. Deve ser situação única no mundo.

    Cumps

    ResponderEliminar
  5. andrews: Jamais faria trading com streams da internet. Nem falo do delay de 1min ou 2minutos, por vezes, mas também das falhas que podem surgir a qualquer momento em jogos mais congestionados, seria demasiado arriscado e está fora de questão fazer isso. Quando eu digo que não devemos depender de estratégias que com mais 3 ou 4 segundos deixam de funcionar, não quer dizer que seja viável ver os jogos com um atraso descomunal!

    PP: Eu quando li fui olhar para o canto inferior esquerdo do ecrã para ver se não era dia 1 de Abril ou qualquer data do género. Um canal de um clube ter este tipo de direitos é no mínimo cómico. Não sabia sequer que tal era possível. No entanto esta época a Sportv também teve de pagar para ter a Liga Espanhola, e pagou a um Português (que não me recordo o nome) que tem os direitos, mas não tinha canal para os transmitir. Por isso pode ser que a Sportv novamente pague do belo e do bom ao Benfica. Mas dúvido, tendo em conta que até o Benfica quer sair da Sportv.

    ResponderEliminar
  6. Daniel, isto é uma jogada de mestre da parte do Benfica, no que toca ao plano estratégico. É mais um prego no caixão da Olivedesportos que, muito provavelmente, ficará sem o seu sustento já na próxima época (Premier League e os direitos dos jogos do Benfica).

    Penso que mais tarde ou mais cedo a Benfica TV terá que passar para a Zon, seria um erro para ambas as partes caso tal não acontecesse.

    Julgo que será importante perceber também como será a estratégia da Benfica TV: pay-per-view, pagamento mensal, gratuito? O Benfica tem nas mãos várias estratégias e pode rentabilizar este negócio de várias formas (mesmo em termos de publicidade, por exemplo).

    Vamos esperar para ver no que isto vai dar.

    Grande abraço,
    Paulo

    ResponderEliminar
  7. Daniel, olha que na grande maioria das vezes, apanho streams de jogos da liga inglesa sem atraso relativamente À SportTV. A liga inglesa é onde consegues apanhar mais streams e com melhor qualidade.
    Fica a nota, pois não sei se sabias.
    Não deixei de ficar bastante surpreendida com a noticia. E acho que o Benfica TV vai passar a ser pago, senão então é que não compreendo mesmo...
    Abraço e continuação de bom trading!

    Vasco Gomes

    ResponderEliminar
  8. Eu penso que eles vão acabar por vender tudo à SporTV. Se isso não acontecer vão para a Zon, não faz sentido as coisas desta forma. Ou quem sabe podem ceder 1 jogo por jornada a outro canal, Seja Sportv ou Português (TVI24, etc).

    Ter em conta que com a Premier apenas num canal aqueles jogos das 15:00 já não vão dar todos, apenas um...

    ResponderEliminar
  9. ja esperava isto quando o Moniz foi para o Benfica. E fico extremamente feliz por fazerem isto a sporttv.

    Agora, eles quando fazem isto, tem de acabar com a exclusividade da meo.

    ResponderEliminar
  10. Exacto Tiago. Não vejo como possa ser de outra forma. Ou isso ou então a cedência de um jogo por jornada a qualquer outro canal Português. Quem sabe a TVI24 que já mostrou interesse em passar futebol. A Liga Espanhola esteve por um fio para lá passar este ano, já dão Taça da Liga. A TVI está forte e com dinheiro, e investimentos no futebol avizinham-se cada vez mais. Só não têm a Europa League porque a SIC não está como a RTP, senão também ficavam sem ela.

    ResponderEliminar
  11. alguem me explica essa historia da exclusividade da benfica tv no meo?

    eu tenho cabovisao e tenho benfica tv, o meu irmao tem clix e tambem tem benfica tv :O~

    cumps

    ResponderEliminar
  12. Quando trabalhava na Zon, até ao final de 2012, eles passaram-nos a informação que estavam a negociar com a benficaTV e até ao principio da próxima época já teriam o canal.
    A meu ver o máximo/pior que poderá acontecer é o Benfica Tv continuar a ser de borla na MEO e na ZON termos uma mensalidade. Contudo, analisando a nível de Marketing, não será boa opção para a ZON essa lógica, pois como eu pude verificar, existem muitos clientes a mudar de operadora até mesmo por 2/3€, devido à crise que se faz sentir..

    Vamos ver... Espero que a Zon resolva realmente essa situação, pois tenho de ver o meu Man Utd..Pena ter saído da SportTV, pois essa eu tenho e não pago..ahahah

    Abraço Luis R.

    ResponderEliminar
  13. Então mas quem faz bastante dinheiro do trading não pode subscrever os 2 serviços? ;)

    ResponderEliminar
  14. Penso que não é possível ter Meo e Zon na mesma casa, digo eu.

    Luis: assim esperemos.

    Anónimo: Não sabia que esses operadores também tinham BenficaTV, pensei que fosse apenas da Meo.

    ResponderEliminar
  15. Ah bom.. Também presumi que o BenficaTV só estava no Meo. Assim já é outra história. Bom, é esperar para ver.

    Cumps

    ResponderEliminar
  16. Muito diferente, até porque a Zon comprou a Optimus Clix e vão-se juntar até final de Agosto (já estão a utilizar equipamentos de um e de outro). Ou seja, provavelmente o BenficaTV fica na Zon também.

    ResponderEliminar
  17. Boas. com certeza que o benfica tv passara para a zon. Mas Daniel desistias da melhor liga para fazer trading?!?

    abraço

    ResponderEliminar
  18. Daniel já agora porque é que não queres subscrever a MEO?

    ResponderEliminar
  19. Bruno: Desistia temporariamente, não tinha outra hipótese lol

    espadinha: Na minha zona não há sequer MEO, e tendo um familiar que lá trabalha sei como aquilo é mau em termos de serviço. Estou muito satisfeito com o meu serviço Zon quer em velocidades, pings, preços, etc. Recentemente colocaram-me 120megas e fiquei a pagar o mesmo que pagava quando tinha 24 megas, entre outras coisas. Concerteza haveriam outras possibilidades para trabalhar a Premier League, mais que não seja ir a casa de alguém, estabelecimentos, etc. Meo recuso-me a colocar.

    Cumps

    ResponderEliminar
  20. de alguem que trabalha na zon...grande decisao:) abraços

    ps: Canal Benfica vai mesmo para a zon;)not preocupate

    ResponderEliminar
  21. Bruno vai? Podes adiantar informação? xD Tornaria o meu dia muito melhor eh eh

    ResponderEliminar
  22. Boas, os jogos italianos também passam na unibet para quem faz trading tem muito bom delay.

    ResponderEliminar