segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A Magia da Champions



Volta já esta semana, aquela que é provavelmente a minha competição favorita de desporto. Aquela com que vibro ainda mais que um Euro/Mundial ou Jogos Olímpicos. É a magia da Champions, o troféu futebolístico mais importante.

Para esta semana temos 4 jogos, mas o mais destacado é sem dúvida Real Madrid vs Man Utd. Temos uma odd para já baixa (1,64), recuso-me a subestimar uma equipa com Rooney e Van Persie no ataque, apesar das falhas defensivas. Uma equipa relaxada no campeonato, neste momento, e com uma facilidade incrível para fazer golos.

Vou também seguir de perto Celtic vs Juventus. Lembrando as gracinhas que o Celtic já fez este ano, e o ambiente do seu estádio.

No Valencia vs PSG temos um teste de fogo à mega-equipa e investimento do PSG contra um Valencia experiente e forte em casa. Não daria mais de 2 ao Valencia, mas o mercado dá.

Shaktar vs Dortmund é um jogo também a ter em conta, mas que será completamente abafado pelo Real vs Man Utd. É algo para a UEFA pensar. Gosto do facto de dividirem os jogos em 2 semanas, mas podiam também alterar os horários dos jogos, porque com um Real vs Man Utd penso que ninguém vai querer saber de um Shaktar vs Dortmund.

Desejo a todos bom trabalho nesta semana, não esquecendo também a Liga Europa, na qual me vou estrear a trabalhar o Benfica (nesta competição).

Abraço

13 comentários:

  1. Daniel,

    Comecava por te perguntar uma coisa: se consideras que os jogos da champions são à partida mais dificeis de analisar que os das competeições regulares, quer antes dos jogos comecarem pq não tens padrão de comparação, quer mesmo durante o jogo onde normalmente é mais dificil perceber quando uma equipa está com ascendente.

    Por exmeplo quando referes que a odd do RM está baixa a 1.64, eu sem deixar de estar de acordo não deixo de pensar que RM e que MU vão aparecer - o melhor RM que vimos contra o Barça ou que deu 5-0 ao Valência, ou o RM emperrado que jogou contra o Granada; o MU que abre buracos na defesa como uma peneira ou o MU capaz de marcar golos em rajada e de dar a volta a resultados? Apesar de tudo tb acho que o melhor RM contra o melhor MU tem de valer menos hipóteses de vitória ao RM do que as que estão implicitas nessa odd.

    Mas apesar de tudo isso e num cenário em que mesmo com uma odd abaixo do seu hipotético real valor, com um RM ao ataque terias segurança para estar contra o RM simplesmente pq a odd parace estar desajustada no longo prazo?

    Aproveitava para falar de um tema que já abordaste noutros posts, o do rácio apostadores recreativos/apostadores profissionais. Este é um tema que me causa alguma apreensão – é que eu tenho ideia que são os apostadores profissionais com enormes quantidades de dinheiro que provocam essas deslocações e que é nestes jogos grandes que mais isto se vê precisamente pq é nestes jogos que há mais apostadores profissionais. Quando a odd dá um esticão e ameaça não voltar atrás se tens posição aberta fechas assumindo o prejuizo? E qual é a tua leitura sobre a movimentação das odds em determinados intervalos ao longo do jogo causadas pelo factor tempo (ou seja quando é que um preço se move e quem provoca esse esticão)?

    Para não alongar muito o tópico deixava só estas ideias.

    Abraço
    António

    ResponderEliminar
  2. Boas António. Em primeiro lugar, é mesmo muito raro eu abrir posições tendo em conta a minha "pré-análise" ao jogo. Apesar de eu achar que a odd do Real está baixa, isso pouco ou nada vai condicionar o meu trading. Espero sempre para ver o que vai acontecer e todas as oportunidade do mercado em live para entrar. Por vezes nem sequer dá para entrar no jogo tendo em conta a minha análise do mesmo, mas apenas fazendo trading puro no mercado.

    Portanto isto é apenas um post muito superficial e uma breve análise às odds, que pouco nada vai influenciar o meu trabalho. Provavelmente em pessoas com estratégias diferentes este tipo de análise é mais importante.

    O facto de haver mais apostadores recreativos é benéfico. Estes jogos com liquidez extrema são muito mais fáceis de se trabalhar, porque há muito mais desajustes nos preços ao longo do jogo. Uma odd que vai de 1,75 para 1,7 de repente, passados 2 segundos volta para 1,75, se conseguiste apanhar o 1,7 estás em terreno de grande valor. Isto são erros de pessoas que acreditam no seu clube ou que uma vez por ano gostam de apostar forte, seja o que for. Há movimentações enormes e desajustadas, apenas e somente nos jogos destas equipas. E isso tem de se aproveitar.

    Quanto ao movimento das odds isso depende da altura do jogo, do peso do dinheiro, do gráfico, de uma série de factores. Há alturas em que desce mais, outras que desce menos, cada situação é uma situação, mas com a experiência é relativamente fácil perceber quando vão haver esticões. Isso é materia de curso.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No que diz respeito ao jogo Real vs Man United parece-me que a equipa do Real desta época está mais talhada para jogos a eliminar. A regularidade necessária para ser campeão paira para os lados de Manchester. É um facto que não passa de uma pré-análise..Que o jogo comece!!

      Abraço,

      Ultimate

      Eliminar
  3. Daniel,

    Em relação ao estar contra o RM acho que não fui claro no que queria dizer. Talvez seja mais fácil debater com factos ocorridos no jogo (é um jogo que eu tb espero fazer se tiver oportunidade).

    "Uma odd que vai de 1,75 para 1,7 de repente, passados 2 segundos volta para 1,75, se conseguiste apanhar o 1,7 estás em terreno de grande valor. Isto são erros de pessoas que acreditam no seu clube ou que uma vez por ano gostam de apostar forte, seja o que for."

    Mas será que são mesmo os apostadores recreativos que apostam forte no seu clube que provocam isto? Com dezenas de milhares de euros envolvidos? A minha crença é que não é devido a isso. Eu acredito que os apostadores recreativos vão no rebanho e para onde o rebanho os leva e entram possivelmente em back ao preço que esteja disponível no mercado na altura. E acredito mais que essas movimentações bruscas no mercado se devam a apostadores profissionais ou semi-profissionais que reagem ou sobre-reagem a determinados acontecimentos no jogo: desfazendo posições em lucro, parando prejuizos, tentando sair ou entrar numa jogada de perigo ou numa bola parada, ou reposicionando o preço em intervalos onde possam lucrar com a margem back/lay.

    Entendo que certos pormenores são matéria de curso, vou tentar manter a troca de ideias de uma forma mais generalista :)

    Abraço
    António

    ResponderEliminar
  4. A justificação para eu dizer que são apostadores recreativos é simples. É porque essas coisas só acontecem em mercados com mais liquidez e nesses clubes de maior dimensão. Não acontecem num Getafe vs Zaragoza, é um jogo com menos interesse, há mais traders ou semi-profissionais no mercado.

    Um jogo do Man utd ou Real Madrid não tem mais liquidez porque os traders todos se lembram de entrar naquele jogo. Tem mais liquidez porque há mais apostas no evento, é o dia em que todos lá vão participar. Essas oscilações que falei não podem ser dadas por profissionais ou semi-profissionais senão a esta hora já tinham a carreira acabada, porque fazer isso é = bancarrota no longo prazo.

    Cumps

    ResponderEliminar
  5. Daniel,

    É possivel que não estejamos a falar exactamente do mesmo. Agradeço a troca de ideias, não vou insistir mais no tema.

    Abraço
    António

    ResponderEliminar
  6. Não sei então, mas pega num exemplo específico para eu perceber. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu interesse neste tema é curiosidade pura. Tive a fazer download de um programa para gravar desktops para ver se arranjo uns exemplos para se falar.

      Entretanto tive agora a ver o Liverpool e um pouco do Betis... voltando atrás ao tema das análises pre-live estes eram 2 jogos que eu achava que Liverpool e Betis iriam ganhar... e no entanto nenhum deles ganhou. No caso do Liverpool, que foi o jogo que acompanhei mais, jogaram um bom futebol e quase sempre em cima do WBA, falharam um penalty, sofreram um golo de canto e outro depois em contra ataque. No futebol nem sempre os melhores ganham, mas se o trader fizer bem o seu trabalho pode na maior parte dos casos ganhar dinheiro mesmo quando o resultado de um jogo não reflecte o que se passou em campo.

      Abraço
      António

      Eliminar
    2. este ano o Liverpool está como o sporting...e só meter lays...agradeço as odds baixas que dão aos dois clubes..

      Eliminar
    3. O Sporting pareceu-me estar a melhorar com o Jesualdo, mas este jogo foi mesmo mau demais... que equipa mais desconchavada, mal posicionada e sem saber o que fazer com a bola... freqentemente 2 ou mais jogadores a irem a bola e a atrapalharem-se uns aos outros... pessimo!!!!

      António

      Eliminar
  7. O liverpool está assim todos os anos, Odds sempre bem abaixo de 2, resultados maus, metades da tabela lol

    ResponderEliminar
  8. Como a minha intenção é um dia chegar a stakes de milhares de euros, jogos como os da liga dos campeões e europa ligue são muito bons. Atualmente estou interessado em pequenas variações mas um dia sei que isso tem de evoluir.abraço Daniel.

    ResponderEliminar
  9. Andrews bemvindo de novo. Não tem absolutamente mal nenhum trabalhares em pequenas variações! O que interessa é que sintas que a tua estratégia funciona a longo prazo e que não está condenada por alguma alteração que possa acontecer (delays). É perfeitamente legítimo trabalhar apenas variações de preços pequenas, e mesmo neste tipo de jogos elas existem e podes colocar stakes altas! Abraço

    ResponderEliminar