quarta-feira, 1 de maio de 2013

O fim de um ciclo, e o regresso de Mourinho a Inglaterra (post enorme)



Hoje foi a "confirmação final" de algo que muitos já diziam há algum tempo. Incluo-me nesses muitos, uma vez que desde o início da época que venho a afirmar que o Barcelona desta época não tinha absolutamente nada a ver com o Barcelona do Guardiola. Fosse pelo treinador, pelas tácticas, pelos jogadores, etc etc.

Daí que não é novidade para mim que o Barcelona tenha sido eliminado por números tão expressivos. Sempre que o Barcelona consegue acelerar o seu jogo cria problemas a qualquer equipa, o problema é que já não o conseguem fazer. Xavi, 33 anos, Iniesta claramente um jogador ofensivo e não para jogar recuado, Piqué abaixo do seu nível, Puyol, Mascherano constantemente lesionados e fora de forma. Alexis Sánchez não tem qualidade para o Barcelona, David Villa fase descendente da carreira, lento, falha recepções, etc, Pedro a solução "alternativa" eterna.

Quem se lembrar do auge da era Guardiola vai-se lembrar de Henry, Messi e Etoo na frente, jogavam rápido, distribuiam golos entre si, pressionavam na frente, Albidal segurava a defesa onde apenas Dani Alves subia no terreno, o equilíbrio defensivo era muito superior. O Tiki-Taka do Barcelona era feito perto ou mesmo dentro da área adversária como vimos muitas vezes (a famosa cutback Guardiola).

Neste momento o Barcelona troca a bola antes do meio campo, já falha recepções, demora a atacar, os jogadores não se movimentam, etc.

Por isso sim, para mim é o fim de um ciclo. Um ciclo que para mim acabou ainda antes do início da época, quando soube que Guardiola ia sair, e que o Barça ia continuar a insistir em jogadores da casa, ignorando o mercado de transferências.

Em relação a Mourinho e Real Madrid, o clube que suporto a par do Benfica. Não me lembro sequer, desde que sou vivo, de ter assistido a uma época tão fraca do Real Madrid. Nem na era Queiróz, nem na era Toshack, nada. Este Real Madrid foi o mais fraco a nível futebolístico a que já assisti. Foram humilhados por 4-1 por um Dortmund que gastou 1/10 do que o Real gastou nos últimos 3 anos. Foram humilhados e banalizados por muitas equipas da Liga Espanhola, equipas essas claramente inferiores. Se estivéssmos na era de ouro de finais de anos 90 da Liga Espanhola (Atletico Madrid, Valencia, Corunha, Barcelona, Real Madrid e Bétis podiam lutar pelo título), este Real Madrid ficava em 5º ou 6º lugar. A Liga BBVA tem um buraco enorme entre o top 2 e o resto da liga. O Mourinho falhou claramente os objectivos do clube de um modo geral. Em 3 anos ganhou 1 campeonato, foi a coisa mais relevante. Ganhou uma taça do Rei e pode ganhar outra esta época. Um campeonato Espanhol que ou é ganho por Barcelona ou por Real Madrid, não há novidades aqui. O volume de futebol apresentado foi sempre baixo. Uma coisa é jogar para ganhar, outra é nem ganhar nem jogar, melhor ainda é ganhar e jogar, como fazem o Bayern e Dortmund, por exemplo. Futebol espetacular, eficiente, e agradável ao olho (principalmente o caso do Dortmund).

Temos felizmente um regresso de Mourinho a Inglaterra, talvez o Chelsea, outros falam em Man City. E penso que seja este o lugar dele, num país em que ninguém lhe exige que jogue bem, uma mentalidade que exige apenas um projecto bem organizado e que potencie "míudos", juntando veteranos e títulos. Ninguém em Inglaterra vai querer saber se o clube do Mourinho joga de forma agradável, ou se ganha com um canto no fim do jogo. É o lugar dele, que vá para lá, e espero que o Real Madrid tenha a sensatez de contratar um treinador que se adeque ao seu estilo e à sua história.

Espero que não contratem Ancelotti, porque é outro Mourinho (até em títulos). Joachim Low, Wenger, Conte, Vilas Boas, Jorge Jesus, seriam boas opções, compatíveis com um clube como o Real Madrid.

Mas não falando no Jorge Jesus, que não quero que saia do Benfica (sim sou admirador, para mim o melhor treinador Português, apesar da teimosia em algumas situações, ninguém é perfeito), aquele que eu queria mesmo no Real Madrid chama-se Klopp...

Desde míudo tive vários treinadores que me marcaram a mim e à forma de ver o futebol. Johan Cruyff (Barcelona), Del Bosque (Real Madrid anos 99/2001), Josep Guardiola e agora Klopp.

Johan Cruyff mostrou ao mundo como é possível jogar-se futebol sem individualismo, com uma equipa a rodar rapidamente a bola. Mostrou que é possível jogar-se com 3 defesas e defender-se bem.

Del Bosque foi o meu ídolo até aparecer Guardiola. O Real Madrid nas 2 épocas em que lá esteve Del Bosque, era a equipa que eu mais tinha gostado de ver a jogar futebol até hoje. Na altura não havia o termo "tiki-taka", mas ele estava lá com Figo, Zidane, Roberto Carlos, Raúl e companhia. Eram autênticos banhos de bola, passes sempre em progressão, técnica, recepção, espetacular. Ganharam tudo nesses 1,5/2 anos e infelizmente durou pouco.

Guardiola marcou-me ainda mais. Jogar com a defesa no meio campo, fazer gestos no banco quando fosse para a defesa subir (fora de jogo), criar triângulos com os jogadores ao longo do campo para se trocar rapidamente a bola, começar a defender na área adversária, jogar sem um ponta de lança fixo, rotações constantes entre os jogadores. Parece conto de fadas certo? Teoricamente era. Jogar da forma como jogou Guardiola é demasiado difícil! Ter sucesso desta forma é completamente incrível e inpensável. Nenhuma equipa do mundo joga com a defesa no meio campo, nenhuma equipa do mundo troca a bola rapidamente no meio campo adversário com passes de 2 metros, nenhuma equipa começa a defender na área adversária. São estas coisas, que são tão bonitas de ler (pressão alta, trocar a bola, subir a defesa), mas tão difíceis de aplicar na prática e de trazer sucesso, que fazem de Guardiola para mim o melhor de sempre. Não é pelo facto de ter 100 campeonatos ou 100 taças, isso não me diz nada. Ele tem quase 20 títulos em 4 anos que esteve a treinar, o que é uma marca incrível na mesma. Ganhou muito menos coisas que Capello, Lippi, Del Bosque, etc. Mas comparando o tempo que esteve no activo, com número de títulos e forma como os obteve, isso é demasiado bom para ser ignorado, e sinceramente só em Portugal foi ignorado, muito devido às picardias com Mourinho e Ronaldo, os Portugueses que colocaram palas nos "nossos" olhos.

E finalmente Klopp. Este treinador marca-me também, da mesma forma que marcaram os 3 que referi. Um treinador que faz de um clube da 2a Divisão, um finalista Europeu, Bi-Campeão Alemão, que dá um banho de bola a um Real Madrid de 400 milhões de Euros, tem de ser elogiado.

Mais elogiado tem de ser quando mostra ao mundo do futebol como deve ser o desporto no futuro. Com Klopp todos defendem. Isto não quer dizer que todos vão para a frente da baliza e fiquem atrás da linha da bola. Quer dizer que os extremos Reus e Kuba ajudam sempre os laterais Piszcek e Schmelzer. Quer dizer que o artista Gotze tem de ajudar Kehl /Bendner e Gundogan na zona central. Ou seja, quer dizer que o bloco tem de estar compacto e tem de haver sempre superioridade numérica. Mas a coisa curiosa neste modelo, é que quando a equipa ganha a bola conseguem fazer 2 coisas:

1- Avançar demasiado rápido para o ataque, colocando novamente o bloco todo.
2- Temporizar e circular a bola quando não há o espaço necessário para avançar.

Klopp mostra ao mundo do Futebol que é possível jogar-se com 11 jogadores como se fossem uma unidade apenas. Mostra que tecnicistas e velocistas, podem defender como todos os outros; mostra que se pode ter um estilo de jogo de passe curto, mas com progressão constante e apoio de todo o bloco, e que o facto de quando se perde a bola se defender com todo o bloco, não significa que a equipa não seja ofensiva.

E é por isto que Klopp me marca. Com Klopp não há o termo "jogar atacante" ou "jogar defensivo". Klopp joga ao ataque (e bem) quando tem a bola. Joga à defesa quando não a tem, sem estacionar autocarros, mas sim com uma pressão quase sempre dupla a quem tem bola. Este homem deu igual importância à Defesa e ao Ataque, e o Dortmund que tenho vindo a acompanhar estas 3 épocas marca-me por causa disso.

Bayern - Dortmund na final é justíssimo!

Cumprimentos e desculpem o post enorme

11 comentários:

  1. Desculpa nada, grande post. Acho que o futebol europeu vai ganhar muito com o Mourinho,Guardiola e o próximo treinador do Real (que fará melhor trabalho que o Mou este ano) em campeonatos diferentes.

    ResponderEliminar
  2. eu não desculpo. para a próxima a ver se escreves menos ;D

    ResponderEliminar
  3. Caro Daniel,

    Eu sei que opiniões são opiniões, e cada um é livre de expressar a sua, de acordo com os seus gostos e preferências. Mas como fã do Mourinho, custa-me tanto ver-te descredibilizar e desacreditar o seu trabalho ao longo destes seus já largos anos de carreira. Atenção, não é por gostar de Mourinho, que vou odiar Guardiola. Não, gosto dos dois, são para mim, a par do A.Fergunson, os 3 melhores treinadores do Mundo.

    Só não compreendo porque procuras todos os ângulos possíveis para criticar o Mourinho, tendo isso como base para elogiar o Guardiola. As vezes, julgo que chegas a ser pouco racional naquilo que dizes (algo que não te é característico, por aquilo que me tenho apercebido através da leitura do teu blog ao longo dos anos).

    Por exemplo, é ridículo dizeres que em Inglaterra, ninguém lhe vai exigir que jogue bem... Quando estamos a falar provavelmente do campeonato mais competitivo do Mundo. É também incoerente dizeres que Jorge Jesus é melhor treinador do que José Mourinho. E novamente atenção, sou fã de Jorge Jesus, não me lembro do o Benfica apresentar um futebol tão envolvente e uma estrutura tão sólida desde à muito tempo. Mas vejamos as coisas de um ponto de vista neutro... O Jorge Jesus, por muito bom treinador que realmente seja, não o podes comparar com o Mourinho, exceptuando talvez em alguns aspectos na metodologia de treino. O Jorge Jesus ainda não saiu de Portugal Daniel...Como podes pô-lo acima de um treinador que correu meia Europa a ganhar títulos todos os anos?

    José Mourinho fez o que nenhum treinador Português fez, conquistou respeito, admiração e títulos por todos os países que passou. Ganhou campeonatos, taças, Supertaças, Champions, Uefas, etc.. Talvez o seu maior fracasso tenha sido este último ano, mas julgo que seria muito difícil fazer melhor do que foi feito, o plantel estava completamente dividido, e a filosofia do Mourinho assenta sobre um grupo coeso, unido e solidário. Este ano jogou praticamente com 14/15 jogadores.

    Guardiola fez uma das entradas mais magníficas no mundo do futebol. Conquistou um sem número de títulos em 4 anos, revolucionou o mundo de futebol com um estilo de jogo inovador, e provou que apesar de não ter tanta experiência, está certamente ao nível dos melhores do Mundo.

    Porque não gostar dos dois?

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. A tua análise está excelente apesar de eu não concordar na totalidade com a mesma. Eu acho que o Mourinho é um excelente treinador mas tb comete erros,mas o que define, na minha modesta opinião, um excelente treinador é os títulos ganhos e o Guardiola é tb um excelente treinador. O problema do Real não é o treinador, mas sim alguns arrogantes jogadores que compõem o seu plantel. Não nos podemos esquecer que há lá jogadores campeões da europa e do mundo e devem ter um ego maior que o universo, e acrescentando que o Mou quando chegou a madrid mudou algumas coisas que os jogadores não acharam piada nenhuma. Quem jogou futebol sabe como é estas coisas se não tens o balneário na mão, esquece já foste.Relativamente ao Dortmund não conheço a equipa mas do que vi contra o Real mereceu passar e jogou um futebol total, como fez o Bayern ontem em Barcelona. E eu que até perdi dinheiro pq acreditava que o Barça não perdia, mas o Barça está em queda livre, ontem falhou passes atrás de passes, impressionante o número de passes errados e ninguém se movimentava, ninguém procurava linhas de passe.
    O Bayern impressionou-me e de que maneira, eu não vi a 1ª mão, mas ontem foi simplesmente espetacular em todos os capítulos.

    Bem haja

    ResponderEliminar
  5. Diniz eu não desvalorizei o Mourinho... simplesmente fiz uma análise à época do Real e enumerei os treinadores que me marcaram e porque o fizeram. Como já reparaste eu além dos títulos valorizo estilos, metodologias e novidades. O Mourinho só tem a parte dos títulos, tal como Ancelotti, Lippi, Capello, Hitzfield, Trapattoni, Rafa Benítez, etc. Todos com muitos títulos em diferentes países, inclusivé em selecções.

    Se é bom treinador? Tem de ser, senão não tinha ganho tanta coisa nem era tão respeitado. Mas a meu ver não se enquadra nem um pouco num clube como o Real Madrid e eu nunca me lembro de os ver jogar tão mal. Esses atritos todos que ele causa com a imprensa também não ajudam. Ele achava que chegava a Espanha e tinha os media na mão como em Itália, Portugal e Inglaterra... ali não se brinca. Os media são agressivos e conseguem tocar na ferida. Ele entrou a matar com o Guardiola e o Barcelona, nunca foi perdoado por isso, e até adeptos fanáticos do Real defendem boas relações e respeito pelo rival Barcelona.

    Sou do tempo de ver Raúl numa conferência de Imprensa a dizer que estava a torcer para que o Barcelona ganhasse a Champions daquele ano, como se fosse adepto, porque eram Espanhóis e tinha lá amigos. Na era Mourinho é impensável veres o Ronaldo a dizer isto. Houve posturas demasiado arrogantes que desgastaram a sua imagem, e claro isso reflectiu-se em campo. Eles jogavam sobre brasas, qualquer erro significava uma semana inteira a falar-se do mesmo... Depois os Ultra Sur não perdoam. Se não jogas bem no Real Madrid, podes ganhar 1-0 2-0 até 3-0. Enquanto não apresentares futebol e uma sensação de superioridade a todos os outros clubes, nunca ninguém te vai admirar. O Mourinho por melhor que seja não tem perfil para isto e para o Real Madrid. E era isto que queria dizer.

    Enaltecer o Guardiola não tem nada a ver com inferiorizar o Mourinho. Para mim o Guardiola é infinamente superior pelas razões que já apresentei, mas é uma opinião pessoal e subjectiva. O Mourinho recuso-me a dizer que é mau, simplesmente não me diz nada como treinador, há mais como ele. Não gosto, no entanto, da sua personalidade, que a meu ver não representa bem o que é um verdadeiro Português, no estrangeiro. Ele e o Ronaldo são a imagem do nosso país, e são os 2 arrogantes.

    Nada como a geração Rui Costa, Figo, João Pinto, Paulo Sousa, Rui Jorge. Todos humildes, e isso tem valor.

    Cumps

    ResponderEliminar
  6. Excelente análise, é um privilégio partilhares conteúdo desta qualidade.

    O que queres dizer do Mourinho percebo-te, Mourinho é aquele tipo de treinador que não impõe o seu estilo ou a sua filosofia de jogo ao adversário, faz precisamente o contrário tenta-se de adaptar ao adversário e tentar neutralizar-lo ao máximo.

    Para quem gosta de um futebol atraente, dominador, espectacular não pode ter Mourinho nas suas referências, parece chocante dizer isto mas o Mourinho é um treinador a curto prazo e talvez médio. Ele desgasta muito as equipas onde tira-lhes todos os frutos da sua árvore para conseguir ter o melhor rendimento possível mas não planta novas árvores. Se reparar-mos todas as equipas onde Mourinho passou que sempre foi 3 anos no máximo após a sua saída as equipas ficaram completamente sem rumo pois ele pensa pouco no futuro das equipas. Mourinho não é um treinador de projectos mas sim de títulos.

    Por inclusive que pareça acho que se o Ancelotti sair do PSG é uma decisão errada pois ao contrário do que costuma fazer desta vez está a fazer um projecto sólido de equipa( a evolução em termos de equipa desde o inicio de época até agora é abismal).

    Mas considero o Mourinho um grande treinador basta olharmos para aquilo que conquistou fala por si.

    Cumprimentos Daniel, continua a oferecer-nos post desta qualidade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, não podes ver as coisas exclusivamente por esse prisma. Ao dizeres que as equipas que o Mourinho treina ficaram completamente sem rumo, e por isso chegares a conclusão que ele pensa pouco no futuro; é o mesmo que eu dizer que as equipas dele quando ele se vai embora não conseguem continuar a reproduzir o futebol de outrora porque ele não está lá. Porque os jogadores continuam a ser os mesmos.

      Como é possível tirar todos os frutos dessa "árvore" que é o clube? Ele esgota os jogadores mais rápido que os outros treinadores? Encurta-lhes a carreira? Espreme-lhes toda a qualidade no tempo que está lá, e quando ele se vai embora, o jogador deixa de ter essa qualidade? Eu novamente, vejo as coisas de outra maneira. Toda a gente sabe que ele é perito em motivar os seus jogadores, jogadores esses que com ele produzem mais do que com outro treinador, dando a impressão que "desaprendem" quando se dá essa mudança de treinador. Exemplo, Sneijder, Terry, Lúcio.

      Mourinho é um treinador de títulos e é um treinador de projectos. Na minha opinião, não é por lutares por um título que não tens de abdicar da formação de jogadores, e ele não o faz. Fá-lo se calhar em menor escala que outros treinadores, pois em Real Madrid's, Chelsea's e Inter's, os miúdos tem mais dificuldade em aparecer com solidez na equipa principal, devido à qualidade da mesma. Existem excepções como é óbvio, exemplo Varane.

      Enfim, só acho que estás a ser um pouco "exagerado" na tua análise, pois se o Mourinho fosse um treinador que mirasse um clube, em vez de o fazer crescer, não tinha metade da Europa atrás dele.

      Abraço

      Eliminar
  7. Caro Daniel este texto podia sair numa coluna qualquer de um qualquer jornal desportivo. Muito bom mesmo, parabens.

    ResponderEliminar
  8. Concordo com muito do que aqui dizes, ainda que tenha preferências diferentes das tuas e haja um ou outro ponto que discordo completamente, sobretudo quando dizes que o Guardiola "só em Portugal foi ignorado, muito devido às picardias com Mourinho e Ronaldo, os Portugueses que colocaram palas nos "nossos" olhos"!
    Acho que essa é uma mania feia de falar, por vários aspectos, destacando o facto de em primeiro lugar essa tua frase não corresponder à verdade e depois porque o facto de enaltecermos os feitos de jogadores/treinadores nacionais não só é comum todos os outros países, como também é mais do que normal... aliás, acho que é assim mesmo que deve ser e fazer o contrário não é crime nenhum, mas no mínimo é falta de patriotismo!

    A nossa opinião é que é muito moldada pelo que vai passando na comunicação social e presumo que seja por isso que achas que os tais portugueses ignoraram os feitos do Guardiola... falando na minha experiência pessoal, junto do meu grupo de amigos e pelo que vou vendo no dia-a-dia, o que posso dizer é que ninguém ignora o que fez Guardiola, até porque não o podem fazer, já que ganhar tanto em tão pouco e com tanta superioridade não é passível de ser ignorado! O que dizem muitos é que querem vê-lo a fazer o mesmo novamente, com outra equipa, com outros jogadores e ganhar no mínimo tanto ou mais do que o que ganhou com o Barcelona e esse é certamente um desafio interessante para ele e para nós também, que acompanhamos o seu trabalho!

    ResponderEliminar
  9. Diniz, tendo em conta o que fez no Real Madrid, eu diria é que os jogadores desaprendem com ele eh eh.

    ResponderEliminar