segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

More is less?



De momento trabalho quase exclusivamente no mercado do ténis. Já não tenho feito cavalos e futebol só muito de vez em quando, mais por "brincadeira" que outra coisa. Esperem por isso da minha parte um maior volume de posts de ténis. O que até para o blogue é o ideal: temos o Daniel a falar de bola, eu a falar de raquetes, e ninguém a falar de cavalos até porque também não há muito que falar: As corridas de cavalos são aborrecidas e desinteressantes.

No outro dia estava a conduzir sozinho e ao mesmo tempo a pensar como é que eu me tenho dado bem no ténis - Não cresci a jogar nem muito menos a ver ténis e conheço muito pouco os jogadores e a sua forma de jogar. Aliás, antes de começar não conhecia mais que o Federer, o Nadal e Frederico Gil. Nem as regras as conhecia bem - aprendi-as enquanto brincava no mercado com stakes de 5/10 Euros. 

Pensei que com o acumular de jogos vistos/trabalhados ia começar ser um bom conhecedor do desporto e consequentemente um melhor trader. Mas depois pensei também se não ia ser prejudicial - se uma ideia prévia de um jogador antes do jogo começar não me ia distorcer a visão que eu estava a ter do jogo. Se não é melhor ir para o mercado sem ideias pré-definidas e ter em mente exclusivamente o que se está a pensar em campo.



Hoje fiz o jogo do Raonic contra o Melzer. Os jogos anteriores que fiz do Raonic foram todos idênticos - serviço demolidor, qualidade de jogo entre o razoável e o mau. Do que vi achei sempre quase impossível o Raonic perder um jogo de serviço, embora também ele com bastantes dificuldades em fazer break point. O comentador salientou ainda mais essa minha ideia: segundo ele, neste torneio o Raonic tinha ganho 18 em 19 pontos de serviço e 8 em cada 9 tie-breaks. 

O jogo começa com odd de 1,4 para o Raonic. Quando o 1º set atinge o 3-3, estava o jogo a correr exactamente como eu previa. Para mim o jogo era garantido que ou ia a tie-break ou o Melzer num momento de menor forma iria ceder. Não olhei nem para o momentum nem para o verdadeiro valor do preço. Foi back ao Raonic e esperar.

A dada altura aconteceu algo bastante interessante no ponto de vista do jogo. O Melzer resolveu receber os serviços do Raonic bastante atrás, a uns bons metros da linha - algo nada habitual. O que trocou as voltas ao Raonic. Os serviços que saiam bem estavam a ser recebidos, e os que não saiam bem também começaram a surgir. Depois em campo o Raonic é aquela nódoa. Sei que fui traído pelo meu próprio conhecimento e trabalhei este jogo de uma forma nada habitual ao que eu costumo fazer. Fixei-me tanto na minha ideia prévia que a dada altura já era tarde de mais: uma red de 350€. Continuei a trabalhar o jogo mas sem a clareza com que costumo ter. A procura de oportunidades que não existiam custou-me mais 150€, tornando esta a minha maior red dos últimos tempos: 500€. Não valia a pena continuar a trabalhar. 



É incrível como 5/10 minutos fora do PC chegam para colocar o mindset no lugar. Havia um jogo feminino de ténis poucos minutos depois de ter saído do PC e se eu achava que mentalmente já não estava em estado de fazer trading, o curto descanso - aliado à experiência acumulada nestas situações, foi suficiente para eu me sentir capaz de encarar mais um jogo. Duas jogadoras que eu nunca ouvi falar na vida mas que não deixou de ser um jogo bastante fácil de ler e que acabou por cobrir 75% da red anterior.

Tem sido uma grande experiência o trading no ténis. Apesar de estar a tradar exclusivamente este mercado e usar stakes de valor razoável, não me sinto ainda profissional de trading no ténis nem sequer estou a usar 1/5 do dinheiro que este mercado pode aguentar. Ainda tenho muito que aprender e hoje foi mais um grande passo na minha evolução. Sinto-me mais um trader profissional de cavalos "reformado" que está a tentar seguir um caminho melhor. 

8 comentários:

  1. o raonic como todos os grandes servidores tecnicamente é um pouco desajeitado.
    Se tivesses visto o jogo do melzer-isner em que ele conseguiu reponder bem aos serviços do isner,terias percebido que essa odd do raonic tava demasiado desajustada.
    O melzer é tecnicamente superior ao raonic,e esteve a praticar um bom tenis durante este torneio.
    Bastava o raonic começar a falhar muitos 1º serviços , que nas trocas de bola o melzer levava vantagem.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite João,

    Voltar ao estado anímico antes da perda é realmente o grande desafio do trading. Todos passam pelo sentimento de arriscar um pouco mais ou fazer algo de diferente para compensar o azar anterior, e é isso que termina com a possível carreira de trader profissional ainda antes desta começar. É extremamente complicado manter a execução de acordo com o nosso método após uma perda, visto que há sempre a tendência de esticar um bocadinho a corda para abater o resultado anterior. Já faço trading (não só de apostas desportivas) há quase 2 anos e realmente é este o aspecto mais difícil de lidar. Só mesmo com muita maturidade e ética de trabalho é que se chega lá.

    Continuação de um bom trabalho, e obrigado pelo vídeo que publicaste!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. @Anónimo o mais incrível é que vi e até lucrei com esse jogo do Melzer contra o Isner. Esse não foi o jogo que o Isner começou a partir raquetes a torto e a direito no início? Lembro-me de ter sido um jogo relativamente fácil de tradar!
    E dou-te toda a razão! Era essa a análise a fazer. Aliás, se procurares no blog eu tenho um post de um jogo que fiz do Raonic (que foi o primeiro que fiz deste jogador), em que eu próprio digo que bastavam os serviços do Raonic começarem a falhar que era a janela aberta para o Raonic perder pontos!
    Realmente não sei o que se passou comigo... :)

    ResponderEliminar
  4. @Pedro cada vez que fazemos loucuras para recuperar não só estamos a arriscar dinheiro como, mais importante, estamos a por em risco o estilo de vida que o trading proporciona. É isto a que temos que nos segurar...

    ResponderEliminar
  5. Boas, desde que comecei no ténis noto que melhoro bastante com o conhecimento nos jogadores, é obvio que nao podes prever o que vai acontecer porque cada jogo é diferente, mas se conheceres os jogadores e as suas "manias", pontos fracos e fortes podes tirar poveito disso a longo prazo nos diferentes jogos, pelo menos é o que eu sinto que quando nao conhecia muito bem os jogadores as minhas posiçoes eram mais timidas mas agora deixo mais tempo e com alguma confiança e noto logo nos resultados obtidos.

    Continua com os post's de ténis que gosto imenso de lê-los ;)

    abraço

    ResponderEliminar
  6. Boas,
    Á dois anos que ando no ténis e alem de fazer o mesmo que tu, nos cavalos e futebol apenas por brincadeira, nunca irei sair do ténis.

    Força nisso....

    Cumps
    BetandFair

    ResponderEliminar
  7. boa tarde.
    uma dúvida....um jogador n início jogo com back de 6 por exemplo e outro com back de 1,6 que fazes? fazes back ao de 6? ou lay? mas para fazer lay a responsabilidade e demasiado alta correcto? abraço

    ResponderEliminar
  8. Back a 6 e a 1.6 é sure bet, faço back aos 2. Mas entendi o que querias dizer. eu trabalho sempre no jogador onde as odds tao abaixo de 2 porque é aí que a liquidez está mais concentrada

    ResponderEliminar