domingo, 19 de agosto de 2012

Betfair - A mesma tristeza do costume

Eu que nem tenho feito cavalos, fui fazer uma corridinha para entreter e fazer uns trocos enquanto o jogo do City não começava. O resultado foi isto:


Depois disto, nem site, nem aplicação do iphone, nada. Foi mesmo a betfair que bloqueou. O que fazer nestas situações? Bem, se forem religiosos, sempre podem rezar. Eu acabei por ir ver as odds na BetDAQ e verificar que felizmente o cavalo perdeu, o que em vez de trocos lá ganhei uns extra 300€ menos comissão. Mas o que é verdade é que podia ter perdido 500€, podia estar a fazer ténis com stakes bem maiores e o rombo podia ter sido grave...
Já tinha lido situações destas em outros blogues mas a mim nunca tinha acontecido. Será que vou ter que passar a ter uma segunda banca empatada na BetDAQ só para estas situações?
Com tanta gente a trabalhar profissionalmente na Betfair, com tantas taxas e porcarias que a Betfair nos cobra e o serviço continua a ser esta tristeza.
Nunca mais aparece um exchange sério e ambicioso para fazer concorrência a esta gente...já que a BetDAQ vai continuar com aquele site miserável em tons de roxo e ninguém aproveita a insatisfação dos clientes da Betfair que é basicamente lixo... alguém com dinheiro e com vontade para abrir um negócio destes?

18 comentários:

  1. Boas João,

    Nestas alturas é mesmo preciso ter uma stake empatada numa casa de apostas alternativa. É uma medida de gestão de risco que podes implementar para evitares estes dissabores.

    É por essas razões que tenho conta na betfair e também na betdaq, nas condições descritas acima, para o caso de ter ficado com uma stake pendurada numa situação destas. Felizmente hoje não sucedeu. E ainda bem que para ti também se resolveu para o melhor :)

    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
  2. É verdade Pedro, tenho que confessar que é uma irresponsabilidade para uma pessoa que vive dos rendimentos da Betfair não ter esse tipo de medidas de segurança.
    Como bom português, só quando as coisas acontecem é que remediamos.
    Mas também temos que ver que uma casa com a dimensão da Betfair, isto nem devia ser uma preocupação para nós. Não sei bem como funcionam os brokers dos mercados financeiros, mas certamente que este tipo de coisas não acontecem. Achei mesmo depois da betfair resolver os problemas dos sábados, que isto não seria mais um problema. Não existem servidores de backup ou algo do género? Tenho a certeza que estas falhas podiam ser evitáveis...

    ResponderEliminar
  3. PP, regra geral essa medida é muito boa para estas situações, bem como saber o nosso TAN na Betfair e tentar por telefone fechar alguma posição que tenha ficado aberta e se houver tempo para isso, o que é mais dificil em mercados voláteis como tenis e cavalos.

    Hoje, e comigo em particular, não sabia se a minha stake no Man.City tinha chegado a entrar pelo que não sabia se havia de fazer contraposta na Betdaq...

    Enfim, o que sei é que a Betfair preocupa-se mais com os accionistas e menos, muito menos, com os clientes... e a propósito disto já me sussuraram umas teorias da conspiração interessantes, mas q não passam disso, de teorias... lol...

    ResponderEliminar
  4. É verdade, há sempre essa dúvida de se as apostas entraram ou não, e se vão ser canceladas ou não. Visto por esse prisma já nem sei se deva fazer a contra-aposta ou não. Acho que vamos ter que aceitar este facto como mais uma variância nos resultados das nossas apostas. Às vezes ganhamos, outras perdemos.
    No meu caso o site breakou mesmo perto do inicio da corrida. Não havia muito que eu pudesse fazer...

    ResponderEliminar
  5. Boas João e Lusogambler,

    Sim, podemos considerar todas as combinações possíveis nestes casos excepcionais, que no final resume-se à aposta estar dentro ou fora do mercado no momento em que as operações regressam à normalidade.

    Como dedico-me essencialmente ao futebol, faço por vezes trades para aproveitar momentos ocasionais de superioridade do underdog, ou então trades quando o favorito faz o que é suposto fazer.

    Se ficar entalado com uma stake a favor do underdog, faço contra-aposta na betdaq a partir do momento em que o favorito retoma o controlo de jogo. Se tiver uma stake no favorito, e este continuar a fazer o seu trabalho, então a stake fica aberta. Se o jogo estiver equilibrado, então faço contra-aposta e considero que um golo para um lado ou para o outro é uma moeda ao ar. Considero isto como uma “flexibilização temporária da estratégia” :-)

    Basicamente é assim que faço o meu descargo de consciência, e já não ligo mais (a partir do momento da contra-aposta) até o outro sistema voltar à normalidade. Mas assim evito situações de pegar no terço enquanto nada estiver resolvido.

    De qualquer modo, e no meu caso específico, nunca deixo + do que 1 stake aberta no mercado, pelo que perdê-la completamente é o meu worst case scenario, que ocorre com uma determinada frequência. E estes worst cases são esbatidos no médio/longo prazo. É como o João disse, “vamos ter que aceitar este facto como mais uma variância nos resultados das nossas apostas”.

    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
  6. Por incrível que possa parecer, este tipo de situações acontecem mesmo nos derivados financeiros... Recordo-me perfeitamente de ler o relato de um trader experiente cujo trabalho vou acompanhando e que se viu sem qualquer possibilidade de controlo do seu próprio dinheiro... isto porque, segundo lhe foi dito posteriormente pelo broker, houve uma falha no sistema e nem mesmo entrando em contacto telefónico com o broker foi possível fechar a posição... num mercado tão volátil como são os futuros do DAX e não tendo o stop-loss sido activado devido à mesma falha, o prejuízo foi enorme e acima de tudo, muito desmoralizador! Parece que este é um risco para todos os que trabalham online e não só para aqueles que trabalham com a lástima que é a betfair!

    ResponderEliminar
  7. Bem, então ainda bem que gosto mais de chuteiras, raquetes e coiçes (hoje ia levando uma :P), do que empresas e CEOs e relatórios de contas. Isso é assustador. Venham de lá os bloqueios da Betfair, sendo assim!

    ResponderEliminar
  8. corridas de cavalos nao ha hipoteses, ou ganhas tudo ou perdes tudo assim que a corrida acaba isso nem é volatilidade é mesmo o tudo ou nada, o jogo ganhou 300 , podia ter perdido 500

    eu tive muita sorte nem sei como foi mas nesta mesma corrida joao, dei um forte back ao cavalo 2ndo favorito que era o latest trend , quando prai a 1 minuto do inicio bloqueia tudo... nao sei como foi mas por muita sorte consegui fechar no site e sinceramente nao sei como o fiz pq ja tudo tava bloqueado e ng consgeuia aceder nessa altura mas a verdade é que uns 3 minutos depois do freeze geral, consegui colocar a stake para me comerem e comeram nao sei como lol. o cavalo perdeu portanto tive mesmo muita sorte em ter conseguido fechar.. :P

    mas é vergonhoso a betfair continuar a ter destes problemas, ja nao aconteciam a algum tempo mas isto quando corre bem tudo bem.. mas se corresse mal pode significar varias semanas deitadas ao ar...
    cumps diogo

    ResponderEliminar
  9. Ate agora nunca apanhei problemas desses com a betfair, tenho tido sorte.
    Mas ja me lixei à grande por causa do raio da zon , foram se quase 5000 euros .

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Hoje não me bateu à porta, mas já tive situações semelhante umas negativas e outras positivas. Rara é semana que os servidores da betfair não tenham problemas desta ou outra natureza, na verdade a betfair está sozinha no mercado e faz o que quer.

    ResponderEliminar
  11. bem diogo tiveste mesmo muita sorte. eu tentei site da betfair, tentei a aplicação da betfair do telemovel, tentei reabrir o geeks, nada mesmo.

    ResponderEliminar
  12. Ja sabem, jogos grandes de premier ligue e ligua espanhola, estão sujeitos a estes breaks, ainda para mais este era o primeiro dia da epoca, estava muita gente a espera e deve ter havido sobrecarga, vai ser preciso aceitar e adaptar-se a estes acontecimentos o então trabalhar a semana...

    ResponderEliminar
  13. Acabei por não ser afetado diretamente por este down time da Betfair. Estava no jogo do Manchester City, mas felizmente não tinha qualquer posição aberta no momento em que se deu a quebra.
    As falhas na BETFAIR são algo comum, infelizmente, para o a única exchange no mercado (verdade seja dita que a concorrência é nula), a preparação para estas quebras é muito fraquinha. Ocorrem vezes demais para o que seria razoável, o que coloca em perigo por demasiadas ocasiões o capital dos jogadores (nada que me pareça também, ser grande motivo de lamentação para a Betfair). O que eu aconselho, e porque é o plano de contingência que adopto, é ter sempre a Betdaq disponivel para alguma eventualidade, ainda para mais para quem está profissionalmente na atividade, porque qualquer erro acaba por deitar por terra o rendimento esperado para o mês...

    Cumprimentos
    Hugo

    ResponderEliminar
  14. O problema é, como o Lusogambler disse, nós não sabemos muitas vezes se a nossa aposta vai ser cancelada ou não, ou se a nossa stake foi apanhada ou não. Depois vamos fazer contra aposta sem saber...o risco está sempre lá

    ResponderEliminar
  15. João, para quando uns posts sobre as tuas experiências no futebol? :)

    Um abraço,
    Paulo

    ResponderEliminar
  16. Ao Daniel e ao João...
    Não precisam de publicar esta mensagem..não quero publicidade, nem impor-me de qualquer modo a ninguém, queria apenas, caso estejam interessados, porque por vocês também fui influenciado indirectamente, a criar um blog sobre a minha experiência no trading, sobretudo no futebol, que é onde me dou melhor!
    Deixo aqui o link, e se então acharem que devem comentar o blog a alguém, ou quiserem falar dele, é um assunto que dependerá unica e exclusivamente de vocês os dois!
    Espero então que pelos menos algum de vocês siga :)
    Abraço aos dois!

    apostadevalorftb.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Boa ideia, ontem fiz uns jogos mas já não me lembro bem do que fiz. Quando fizer, eu escrevo qq coisa ;)

    PS: Já vou no 3º penalty seguido que apanho e que não é convertido. Quantos serão mais? Aceitam-se apostas ;)

    ResponderEliminar
  18. Eu tenho 1 PC com net por cabo + UPS, e 1 portatil com net movel (de operadora diferente). Tenho instalado em ambos, 2 softwares de trading diferentes.

    Todo o equipamento principal (PC + router) está coberto pela UPS em caso de falhar de energia. Graças a isto consegui não perder 300 euros quando 1 dia faltou a luz aqui em casa quando eu estava a fazer trading.

    Também já tive de recorrer ao portatil com banda larga móvel para fechar 1 posição, porque o PC avariou quando fazia trading, e uma outra vez quando a net por cabo falhou, e que na altura me evitou 1 perda de 500 euros.

    Penso que ter 1 PC + router com UPS, e 1 portatil com banda larga movel de outra operadora é tudo o que podemos fazer para precaver as coisas do nosso lado...

    Mesmo assim com tudo isto, já registo perdas superiores a 1500 euros nos crashes da BetFair... quando se está a fazer trading live nos cavalos não há sistema que resista... antes de pegar no telefone para fechar a posição por voz já a corrida terminou há muito!!!!

    Estes rombos na minha banca foram altamente desmoralizadores e graves, e psicologicamente só não me afectaram mais, porque tenho a consciência tranquila por saber que do meu lado nada falhou, e fiz tudo o que podia ter feito para evitar imprevistos...

    ResponderEliminar