segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Pequeno resumo

Boas. Para animar um pouco o blog decidi fazer este post rápido, no qual vou resumir as minhas primeiras impressões das equipas com que trabalho. Ainda estamos no início da época, e costuma ser por volta de Janeiro que tudo fica bem oleado, e as "dúvidas" se dissipam.

Para já o cenário é este:

 Real Madrid: Apesar do que comentam, não vi ainda diferenças deste Real Madrid para o da época passada. O modelo de jogo é o mesmo, os movimentos ofensivos são os mesmos, tudo igual. Mudaram 2 coisas, que são o que têm afectado os resultados:

1- Há jogos em que as bolas não entram
2- Relacinado com o ponto 1, alguns jogadores estão em baixo de forma (física e psicológica)

A meu ver o Real Madrid na época passada teve demasiados jogos em que se arrastava em campo, e ganhava sem realmente o merecer, fruto de lances de génio de Ronaldo, principalmente. O Real esteve praticamente 1 mês nesta situação, e acabou sempre por se safar. A longo prazo estas coisas pagam-se, mas eu não vou comentar mais sobre o quanto não gosto do Real Madrid ou da forma de jogar do Mourinho. Já sabem a minha opinião, assunto gasto.

Barcelona: É por isso que o futebol é um desporto incerto e com tantas paixões. Por vezes uma equipa tem um treinador muito inferior, um estilo de jogo menos apelativo, no entanto isso não significa que não ganhe títulos e jogos. O Barcelona, a meu ver, a jogar muito pior do que com Guardiola, já bateu recordes de início de época, só tem vitórias na Liga.

No entanto há já algumas coisas a retirar desta equipa:

1- Não jogam em Offside Trap, defesa mais recuada
2- Os "extremos" alargam mais no terreno
3- Sofrem demasiados golos, isto está relacionado com o primeiro ponto

Isto para dizer, que apesar do Barcelona estar aparentemente imparável, não confio neles como no passado e tive que alterar algumas coisas no meu trading devido a isto. Tenham cuidado.

Atletico Madrid: Tenho a sensação que o Atletico Madrid ainda vai dar muitos frutos aos traders. Como devem ter percebido as odds estão super baratas, devido ao facto de terem um arranque de época fantástico. Desde há uma década quase, que era impensável atribuir uma odd abaixo de 1,4 ao Atletico Madrid, fosse em casa ou fora. De momento as pessoas estão a carregar bem neles. Compreendo que têm o melhor jogador de área da actualidade e um enorme treinador, mas não justifica alguns preços que tenho visto. Estou à espera da primeira escorregadela deles, para ver como os mercados reagem.

Manchester United: Infelizmente ainda não apareceu a dupla Rooney - Van Persie, mas esperemos que esteja para breve. O Man Utd continua matreiro, como se viu hoje. Continuam a dar aquela sensação que estão a ser dominados, mas nos momentos cruciais marcam eles golo e acabam por ganhar os jogos. Confesso que tenho gostado das movimentações atacantes do United. Aquilo que não tenho gostado é do facto de serem mais raras do que gostava, e o facto da defesa não andar bem também. Coisas de início de época. Seja como for, o Man Utd está a marcar golos com relativa facilidade, sempre que encosta os adversários, por isso já sabem.... :]

Arsenal: Me gusta. Pena continuar a falta a consistência, tenho visto lances do Arsenal com os quais deliro, trocas de bola espetaculares no meio campo, arrancadas do Podolski (como eu gosto deste jogador), o toque de Cazorla. Falta o Giroud integrar-se na equipa e falta também consistência! Não confiem num Arsenal a ganhar um jogo, nem que seja por 2 bolas. No entanto, reparei numa diferença em relação ao ano passado. É a primeira época em que vejo Wenger a ser matreiro contra clubes iguais ou superiores ao seu. Já vi durante vários minutos o Arsenal a defender bem atrás, e a sair em contra-ataque, e já marcou em alguns jogos a fazer isto, até porque tem jogadores para isso. Faceta nova, que vou continuar a analisar. Chamem-me maluco, mas se o Arsenal conseguisse ser consistente nos resultados (algo que moraliza a equipa), consideraria que podiam ganhar o campeonato com distinção. Como essa consistência teima em aparecer, não posso arriscar dizer uma coisa destas.

Ai aquelas trocas de bola... se aquilo oleia... Vamos ver.

Tottenham: Têm sido os "bombos da festa" no que a odds diz respeito. Odds demasiado baratas para uma equipa que continua com os mesmos problemas do passado. Dificuldade em marcar golos cedo e resolver cedo os jogos. Demoram, demoram, demoram, rematam demasiado de meia-distância. Já estão um pouco melhores em identidade de jogo, mas ainda há tanto trabalho para fazer. Demasiado trabalho para odds de 1,4 e 1,5 como lhes têm dado. E acho que dicas sobre como fazer trading com o Tottenham estão mais que dadas :)

Liverpool: Esta equipa vai ter uma análise mais personalizada um dia destes, porque ainda estou a tirar algumas conclusões. Está a ser um caso curioso analisar esta equipa.

Man City: Iguais ao ano passado. Nem mais, nem menos. Ainda vi o Mancini a tentar um 3-5-2/5-3-2, mas depressa desistiu da ideia. Continuam a assumir o jogo contra equipas mais fracas, e a dar a bola a adversários fortes, para depois os surpreenderem de duas formas:

1- Contra-ataques
2- Cantos

O Man City tem uma taxa de cantos marcados assustadora, isto já vem do ano passado. Quanto ao facto de jogarem em contra-ataque contra os grandes... bem... Com David Silva, Aguero, Tevez e companhias, não me parece que seja algo do outro mundo. Mas isto deve ser o meu mau feitio. O que conta são os resultados, é para isso que eles são pagos. Mas a nível de realização pessoal, não, eu nunca me sentiria realizado se precisasse de jogar defensivamente, com executantes destes.

Em relação às odds, já há uma certa desconfiança das pessoas contra equipas fortes. Penso que seja precisamente pelo facto de darem tanto a bola (expõem-se mais a ataques e remates). Já vemos odds acima de 1,5 em casa e fora. Contra clubes da segunda metade da tabela, continuam as odds de 1,2.

Chelsea: Em primeiro lugar, Di Matteo continua a mostrar que gosta de consistência e acima de tudo de ganhar troféus. O problema é que a sorte não dura sempre, e muito sinceramente, antes de tirar conclusões precipitadas, ainda quero ver o Chelsea jogar com alguém do seu nível, já que tem tido o calendário mais facilitado, de todos os candidatos. Sei que contra jogadores de classe mundial (Falcao), levaram 4 secos e jogaram muito mal. É uma equipa que desenvolverei mais tarde, ainda é prematuro falar deles, até porque poucos jogos vi/trabalhei.

Juventus: Estou a ponderar não trabalhar jogos desta equipa. O ano passado foi das que mais gostei de ver e trabalhar. Este ano decidiram suspender o treinador Antonio Conte, a equipa tem andado um pouco perdida em muitos momentos de jogo. A estrutura é a mesma, mas há diferenças notórias, a juve não tem sido tão "mandona" nos jogos como na época passada. Não tenho dúvidas que tem a ver com o que aconteceu com o Conte. Dava esta equipa como uma séria candidata a vencer a Champions. Por outro lado, tem acontecido que os seus jogos pura e simplesmente não têm dinheiro.

Milan: Equipa sem espírito absolutamente nenhum. Cada um está a jogar para si, não conseguem ganhar jogos, perderam a identidade. Estou a ponderar não trabalhar jogos do Milan, também pela ausência de dinheiro nos mercados.

Inter: Os bombos do costume. Odds baixas como se fosse um dado adquirido que o Inter consegue ganhar facilmente a alguém. Mas há que aproveitar isso a nosso favor. Muito sinceramente, têm demasiados jogadores que não têm qualidade para o clube. Não tenho gostado de os ver jogar para já, e pior que isso, também não tem havido dinheiro no mercado.

A liga italiana tem andado muito mal de liquidez. Pode ser o  efeito "máfia", e as pessoas têm algum receio em deixar dinheiro nestes jogos (é verdade, já li isto várias vezes). E é também o facto deste ano os horários da Liga Espanhola estarem mais distribuídos, e os jogos da Juve, Milan e Inter têm coincidido com outros jogos igualmente importantes. Por este motivo, provavelmente só conseguirei trabalhar estas equipas na Europa, se chegarem longe.

E pronto, para já, e muito resumidamente é isto. Uma nota positiva também para os golos. Já desde o Euro 2012 (inclusivé) que os jogos de futebol têm estado repletos de golos. Neste momento a Liga Espanhola e Inglesa estão com mais 0,4 golos por jogo que o "normal" e isso é bom para o trading em geral. A meu ver temos cada vez mais bons executantes, mais organização, defensiva e ofensiva, mas andam por aí avançados que não precisam de muito para marcarem um golo. Desde logo Messi, Van Persie, Podolski, Dzeko, Higuaín, Falcao. O futebol está cada vez mais profissionalizado e qualquer erro defensivo torna-se fatal contra este tipo de equipas. Isso é bom para nós.

Cumprimentos,

Daniel


12 comentários:

  1. Bom dia Daniel,

    Se este é um "post rápido" imagino os longos lol.

    Sobre o Liverpool, o jogo estava cheio de carga emocional e J. Shelvey expulso determinou a derrota do Liverpool.

    Acabei por fechar a minha posição a favor do Liverpool à conta deste menino, pois estimava uma recuperação rápida do Man United.

    Normalmente com as explusões costumas fechar a tua posição??

    Forte Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Ola, falta aí o psg do zlatan abrahimovic, golo dele é quase certo em todos os jogos mas talvez liquidez não esteja a altura...
    Bons trades...

    ResponderEliminar
  3. Boas Daniel,

    Desde já obrigado pelo excelente resumo. Tenho sempre muito gosto em vir aqui a este espaço para manter a minha perspectiva sobre as equipas in check.

    No que a mim me diz respeito, o Barcelona tornou-se mais apelativo para ser explorado no "late-game". Ou seja, demora mais tempo a resolver.

    Cumprimentos e continuação de um bom trabalho!
    Pedro

    ResponderEliminar
  4. Miguel: Digamos que foi um pequeno resumo para cada equipa, totalizando um post grande eh eh.

    Sempre que alguém é expulso, seja a meu favor ou contra, fecho a posição sim. As movimentações são grandes.

    bimbo: É precisamente pela liquidez que não os faço... gostava imenso de trabalhar o PSG, mas provavelmente só o conseguirei fazer na Europa, se chegarem a fases mais avançadas da competição.

    PP: Obrigado. Eu acho essa estratégia perigosa com o Barcelona. Porque as odds são sempre demasiado baixas até ao minuto 85.

    Cumps

    ResponderEliminar
  5. Olá, concordo com a tua análise principalmente com a do Arsenal a equipa está muito diferente e no último jogo encostou o City às cordas.

    Abraço e bons trades a todos,

    Carlos Guerreiro

    ResponderEliminar
  6. Olá, pois tenho lido este blog, e penso que é do melhor em termos de escrita linguistica e de analise, que se faz por aí.

    Como sou "novinho" em termos de trading tenho uma duvida, ou seja, atualmente precisas de grande liquidez nos jogos, mas na tua fase anterior, se não sentias que tinhas jogosonde essa tua capacidade de usar stakes altas, influenciava decisivamente as curvas, principalmente no pre-live, e se utilizavas isso como uma vantagem adicional, pois facilmente consegues alterar com stakes altas as odds para servirem os teus interesses.

    Cumprimentos, Pedro Almeida

    ResponderEliminar
  7. Obrigado desde já por mais este contributo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Figueiredo: Obrigado! Um pequeno contributo apenas, mas espero que seja útil a quem ainda não pode acompanhar os jogos.

    Pedro Almeida: Muito obrigado pelo elogio. Nunca trabalhei em pre-live em futebol, não sei se era a isso que te referias. Em relação ao mercado, tu podes efectivamente manipulá-lo em Live, mas eu nunca o experimentei fazer, não são voos para mim. Não digo "desta água nunca beberei", mas em princípio não fará parte dos meus planos esse tipo de estratégias.

    A grande vantagem é quando há movimentações bruscas no mercado, poderes tirar uma rentibilidade em numerário interessante. Digamos que 10% com 1000€ são 100€, com 5000€ serão 500€, já tendo em conta o EV inferior, devido ao tamanho da stake, que sejam 400€. É um valor muito interessante. E quando há tendências de subidas bruscas no mercado, com muito dinheiro ainda se pode dar um impulso maior ao mesmo (acontece bastante). Há alturas em que aquilo que um mercado sobe em ticks, já não vai descer. Quem tiver muito dinheiro não vai conseguir corresponder tudo, mas vai forçar essa subida mais rápido, sem dúvida.

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Daniel, pela resposta, mas vou tentar ser mais concreto na pergunta.

      Estando no pre-live num jogo de pouca liquidez, e estando o empate no back a 4,20, e sendo o valor medio das casas de apostas de 3,90, se fizer uma aposta que vá comer tudo até 3.60, e deixando ainda 50% da minha stake nesse valor para ser correspondida, para colocar um certo travão na subida.

      No fundo a pergunta é, se terei alguma resposta contrária de traders que trabalham para casas de apostas, e me arrisque a perder um bom dinheiro, ou se será uma mais valia. No fundo apesar de estarmos jogando uns contra os outros, se as curvas são controladas por muitos utilizadores, ou se esses movimentos no pre-live, têm o sentido que as casas de apostas acham que eles devem ter..

      Espero ter explicado a minha duvida..

      Cumprimentos
      Pedro Almeida

      Eliminar
  9. Se fizeres isso estás a comprometer o teu dinheiro. Estás a levar a odd para valores baixos e o mercado vai-se ajustar rapidamente. O mais provável é ficares com o dinheiro pendurado e fechares na melhor das hipóteses ao mesmo tick que abriste. Não aconselho esses esquemas, a manipulação funciona bem em Live, não em pre-live.

    ResponderEliminar
  10. Achei curioso não teres analisado o Liverpool, pois estou a ver ali uma equipa que pode dar o 8 ou 80.
    Vi a grande parte dos jogos e na minha opinião, estão decididamente mais fortes do que o ano passado, contrastando as saídas/entradas quer de jogadores, quer do treinador (ex-Swansea).
    Homens como J.Shelvey (capacidade física invejável, bom técnicamente e disciplinado tacticamente), Joe Allen ( motor do meio-campo do Swansea da época passada, excelente critério de passe, aguerrido a defender e bom tacticamente)e Sterling ( potencial brutal) trazem qualidade aos reds. Não esquecendo também as presenças do imortal Gerrard, Suaréz, Glen Johnson e Reina, também homens aos quais não podemos negar qualidade, podem fazer deste Liverpool uma equipa a ter em conta, ainda esta época. Não digo para lutar pelo título obviamente, mas acredito, que aquilo que mostraram até agora, não revela o seu verdadeiro potencial, que ainda se está por mostrar.

    O principal défice, acaba por ser talvez, a inconsistência defensiva (não abismal, mas notória), e a falta de soluções de qualidade para o banco.

    Estou curioso para ver a tua análise,

    Abraço, Diniz

    ResponderEliminar
  11. Incrível como me esqueço do Sahin...

    ResponderEliminar