terça-feira, 25 de setembro de 2012

Trading Tips I

De vez em quando vou postar sugestões para melhorar o nosso trading. Acaba por ser um modelo de post diferente, que o Joao já utilizou no passado, salvo erro uma ou duas vezes.

Hoje vou-vos mostrar o meu raciocínio, para achar se uma odd tem ou não valor. Isto é evidentemente básico, mas nunca se sabe se algumas pessoas ainda não pensam nisto.

Para perceber se uma odd tem ou não valor, costumo pensar na probabilidade que ela me sugere e no número de jogos iguais aos que tou a ver. Ou seja, se a 10 minutos do final da partida o Sevilla está a ganhar ao Barcelona por 1-0 e a odd está a 1,3 para o Sevilla, o que pergunto a mim mesmo é se em cada 4 jogos exactamente iguais aquele, o Sevilla vence 3 desses jogos, ou seja, não sofre golo do empate, pelo menos. Depois dependerá do que está a acontecer. Se o Barcelona está constantemente a entrar na área, a ganhar cantos, a ganhar livres, a correr e a suar ao máximo, secalhar em cada 4 jogos como este, o Sevilla não vai ganhar 3, com 10 minutos ainda para se jogar, logo há valor.

Se o Barcelona estiver a atacar, mas desamparado, sem ninguém na defesa, e o Sevilla sempre que apanha a bola está em superioridade ou igualdade numérica no ataque, então secalhar a odd até está justa, e em cada 8 jogos o Sevilla até pode sofrer golo num deles, mas noutro também pode ampliar para 2-0.

Outro Exemplo:

Sevilla vs Real Madrid da semana passada. O Real Madrid está a perder 1-0 e nota-se que alguns jogadores estão mal fisica e psicologicamente. Perdem muitas bolas, o Sevilla sempre que vai lá à frente causa perigo. A odd do Real Madrid a perder 1-0 com esta situação de jogo, esteve a 2.

Será que com o Real Madrid a jogar daquela forma e constantemente a sofrer na defesa, em cada 4 jogos iam dar a volta ao marcador em 2 deles? Não? Então a odd tinha valor em lay. Eu diria que com aquelas condições de jogo, apenas 1 ou menos jogos em cada 4 é que o Real ia conseguir marcar 2 golos, não sofrer nenhum, e ganhar a partida.

E é isto, raciocínios simples e óbvios, mas que ajudam muitas vezes a tomar decisões e formar opiniões. Tentem sempre traduzir as odds desta forma, ajuda bastante.

Lembrem-se, não estamos aqui para adivinhar nada, estamos aqui para julgar e relacionar probabilidades reais, com as que nos oferecem. Ofereçam-me uma odd de 3 para sair Vermelho na Roleta, e após 5 pretos seguidos, e consequentes perdas, eu lá continuarei a apostar no Vermelho, sem fazer ideia de qual cor vai sair no próximo lançamento.

Cumprimentos.

Daniel

2 comentários:

  1. "Lembrem-se, não estamos aqui para adivinhar nada, estamos aqui para julgar e relacionar probabilidades reais, com as que nos oferecem" - Frase chave, com uma importância extrema.

    Tenho uma maneira semelhante de pensar a ti, pelo menos neste ponto, e tal facto deve-se, penso eu, a ter já um largo background no poker, onde para termos sucesso, somos obrigados a pensar exactamente desta maneira.

    Deixo-te apenas uma pergunta, que apesar de não ter necessariamente a ver com o post em si, acho que é pertinente: De todas as vezes que abres uma posição num determinado jogo no qual estejas a fazer trading, existe algum período do jogo mais activo, que abras/feches mais posições, ou tudo depende do jogo e das ocorrências que vão surgindo?

    Abraço e continuação de bom trabalho

    Diniz

    ResponderEliminar
  2. Boas Diniz. Tudo depende do jogo e do tipo de trading que estou a fazer. Se fizer lay a uma equipa por achar que a odd vai subir, então espero que suba e fecho quando achar que não justifica estar mais no mercado, quando a odd vai estagnar, digamos assim.

    Se acho que uma equipa vai marcar e está a dominar, abro back e lá o deixo ficar até que a minha opinião se altere (ou não) novamente.

    Cumps

    ResponderEliminar