segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Decisão tomada - Um caminho diferente



Já há algum tempo (e o João e as pessoas que me rodeiam sabem disto) que vinha a falar das vantagens que teria se fizesse trading apenas num desporto, o futebol.

A vantagem de ter um horário ainda mais flexível e ficar com a melhor parte dos dias da semana (as tardes, das 14:00 às 18:00) livres para realizar outras actividades, quer relacionadas com o desporto, música, workshops, etc.

A vantagem de em 90 minutos ter possibilidade de ganhar 3 ou 4 tardes intensas de trabalho em cavalos pre-race.

A vantagem de estar a ver um desporto que amo desde pequeno, e que por si só torna o acto de fazer trading mais divertido para mim. Eu vejo os jogos e vejo, ganhar dinheiro com eles? Melhor ainda.

Estas e outras vantagens levaram-me a iniciar um challenge de futebol, ainda no meu antigo blog, no qual parti de um depósito de 100€, dos quais tenho neste momento cerca de 3000€. Contabilizo neste momento 41 mercados, 2 redbooks e 39 greenbooks, com um lucro de aproximadamente 2900€, ou seja 2900% do meu investimento inicial.

Claro que a partir de agora estas rentabilidades atingidas em tão pouco tempo passam a diminuir, quero pelos valores envolvidos quer pelo facto de eu não ir puxar mais as stakes para já.

A verdade é esta, até agora, e com uma amostra ainda não 100% fiável, estou claramente em lucro. Mas ainda melhor que estar em lucro é sentir-me bem com o que faço, sentir dentro de mim que tenho capacidade de chegar aos 300 jogos (o tal número que quero) e continuar em EV+. Se tivesse utilizado sempre a mesma responsabilidade em todos os jogos precisaria neste momento de cerca de 25/30 redbooks para ficar em break even. 25/30 jogos numa amostra de menos de uma centena. Acho que aguento até aos 100 sem ter todas essas redbooks.

Resumindo, a minha decisão será esta. O trading em cavalos ficará de parte durante uns tempos. Não digo para sempre porque não tenho provas dadas que consigo manter lucros consistentes em futebol, senão ficariam de parte para todo o sempre. Ou seja, após um levantamento de quase 1000€ vou partir de uma banca de 2000€ e ficarei a trabalhar com esta banca a full-time em futebol. Vou ver até quando me consigo sustentar. Se por acaso as coissas correram mal, volto a fazer o que fazia. Se as coisas continuarem a correr bem aumento a banca e decididamente fico-me por este lindo desporto.

Esta decisão foi alvo de muita reflexão, mas penso que temos de tomar decisões na nossa vida, umas até bem complicadas. Esta não é tão complicada como eu pensava. Se ganhar dinheiro fico, se não conseguir ganhar dinheiro vou embora. E até perder dinheiro com o futebol tenho uma longa margem.

Quando chegar aos 300 jogos efectuados e tiver EV+ que supere largamente uma possível sucessão de redbooks, então aí sim direi que largo a 100% o mercado dos cavalos.

Obrigado a todos pela leitura, é bom quando se tem um espaço para escrever e saber que as pessoas lêem esse espaço. Eu e o João estamos muito satisfeitos com todas as pessoas que aqui vêm comentar e dar opiniões. Continuem a aparecer. E agora já sabem, da minha parte não vão ver posts sobre cavalos tão cedo, it´s time to Football!

Peço a Deus que tudo corra bem!

Grande Abraço para todos!

13 comentários:

  1. Força nisso!

    Tens os alicerces essenciais ;)

    ResponderEliminar
  2. boa sorte daniel:oeu estou a tentar os cavalos por isso fico com pena que deixes de postar uns bitaites sobre eles ainda pra mais pq andavas nos favs como eu

    mas sem duvida alguma o futebol tem um potencial de lucro que os cavalos nem de longe nem de perto tem.. e a verdade é q é cansativo ficar a tarde inteira a tradar pq apesar de serem 3 ou 4 horas sao 3 ou 4 horas muito intensas e o desgaste é grande :O

    Boa sorte para o proximo patamar! ate pq podes começar a usar stakes q em cavalos tavam fora de questao :D GL
    cumps diogo

    ResponderEliminar
  3. edit : se quiseres mm assim podes dar uma vista de olhos tenho uma especie de diario de cavalos no forum do pr comecei com 70 ja vou em 1000 e tal num mes :P
    cumps

    ResponderEliminar
  4. OnlineJob: Obrigado! De facto o mercado dos cavalos dá um treino mental fundamental para esta actividade, penso que é a isso que te referes em relação aos alicerces! Um Abraço

    Diogo: É mesmo muito cansativo estar ali 3 ou 4 horas, eu ultimamente até já só fazia duas, das 14 às 16, mas mesmo assim desgasta bastante. Claro que se não houvesse mais nada continuava a ser melhor que um emprego miserável a ganhar 500€ por mês com um patrão chato! Mas estamos sempre a procurar aperfeiçoar as coisas na vida, e foi por isso que dei este passo.

    É verdade que ali entram stakes bem maiores. Nos cavalos cheguei a um ponto em que não consigo fazer mais que aquilo por dia e o mercado não absorve mais dinheiro.

    Mas sejamos sinceros, continua a ser um mercado que dá lucro, simplesmente procurei uma alternativa que eu considero melhor para a minha vida.

    Um grande Abraço e vai dizendo como corre isso!

    ResponderEliminar
  5. e o freitas lobo do trading vai finalmente aquilo que eu já ando há anos a massacrar a cabeça para fazer :D

    ResponderEliminar
  6. ah ah o Freitas Lobo :D Esse sim seria um grande trader, ou até apostador lol

    É verdade, este gajo já me diz para fazer trading em futebol desde que começámos nisto. Bom presságio, espero que o tempo te dê razão e desejo-te muitas felicidades para o ténis e também para o futebol ocasional que fazes.

    Sinto-me tão livre que parece que larguei uma prisão. Uma prisão (cavalos) que eu procurei "dominar" durante tanto tempo e que agora fico feliz por me poder ver livre dela!

    Abraços e obrigado!

    ResponderEliminar
  7. Muita sorte e muitas felicidades neste novo rumo...espero aprender muito com a vossa partilha e poder um dia quiçá, servir de exemplo como vocês agora o fazerm

    ResponderEliminar
  8. "mas sem duvida alguma o futebol tem um potencial de lucro que os cavalos nem de longe nem de perto tem.."

    Não podes comparar, uma coisa é analise puramente tecnica(o que a gente faz nos cavalos) outra é perceberes do mercado E do valor das odds(o que a gente faz no futebol)

    Eu estou muito convicto que aqueles que percebem tudo de corridas(sabem todas as informações etc) fazem milhares por dia nas corridas de cavalos. Eles fazem gato sapato daquilo tudo com manipulação. Os market makers dos cavalos.

    o que a gente faz ali é ficar com as migalhas que sobram, analisando graficos e WOM. O mesmo seria para um trader puramente técnico de futebol, já imaginaste o quanto menos ganharia ?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo: Por um lado concordo contigo, por outro não. É verdade que nós nada sabemos sobre o valor real de um cavalo e isso nunca condiciona as nossas acções no mercado, mas o mercado só é manipulado durante X segundos e num determinado período. O mercado vai sempre para onde tem de ir se reparares bem. Podes colocar 10k ou 20k numa odd, 2 por exemplo em back. Se a odd do real for 2,3 o mercado vai-te acabar por comer esses 10k, o que acontece é que momentaneamente condicionas o movimento e até podes fazer baixar 10 ticks, às vezes até 20 ticks. Mas ele acaba sempre por ir ter onde deve. A menos que tenhas uma stake do dobro do total correspondido habitualmente (500mil/1 milhão de euros) não consegues determinar tu as odds.

    Agora claro que concordo contigo no outro aspecto, quem cresceu a ver corridas de cavalos e sabe muito sobre este desporto sabe avaliar preços e pode mais facilmente achar que o preço está baixo ou alto, condicionando isso a sua acção no mercado. Mas não é por isso que fazem mais dinheiro a meu ver. Não é fácil fazer ali centenas de euros. Até porque como já conversei com o João, temos vindo a reparar num decréscimo de liquidez ao longo dos últimos 2 anos. Parece haver cada vez menos volume correspondido e o dinheiro chega cada vez mais tarde ao mercado. Não sei se são fases, se é das Premium e da Betdaq, ou se é do declínio que o desporto tem tido no UK por falta de verbas. Mas que se nota isso nota. Utilizar stakes de muitos milhares de Euros ali é tarefa muito complicada e condena um pouco o EV devido a ser difícil sair. Eu acho que quem tiver uma banca de 3000€ não precisa de muito mais naquele mercado.

    Abraço e obrigado pela visita.

    ResponderEliminar
  10. era isso que queria dizer.. tu ali estas spr limitado pela liquidez, e sei que o trading que fazemos nos cavalos é muito mais especulativo do que o o daniel e outros fazem do futebol, mas quando falei em potencial de lucro quis abordar a possibilidade de se necessario te corresponderem uma stake de 5 mil euros num jogo de futebol quase ate de campeonato portugues... enquanto q numa race de cavalos nao o fazes em 99% das corridas... quem diz futebol diz tenis 5 mil euros ali sao peanuts:p

    cumps diogo

    ResponderEliminar
  11. 5000€ para o meu estilo de trading no campeonato Português não é boa ideia! Mas percebo o que queres dizer. Para posições de longo prazo é sem problema colocar 5000€. Mas eu abro e fecho várias vezes a posição em futebol, logo com 5000€ fica complicado trabalhar.

    5000€ em cavalos já tentei perto disso, mas tem de se abrir em várias odds. Na teoria é possível, na prática também, mas ou tens muita certeza no movimento em que entras ou pode tornar-se complicado se for contra ti e quiseres sair. Mas acredito que haja quem o faça. Já vi vídeos de pessoal a meter constantemente 4000€ no mercado, mas normalmente sempre em swings e odds abaixo de 3. É muito difícil mesmo.

    Depois há as odds "baixas" de 1,2 a 1,4 em que aí entram carradas de dinheiro.

    Abraço!

    PS: já vi o teu diário e fiquei impressionado, estás com uma performance muito boa mesmo, estás nos valores que costumo atingir diariamente e gostei do que vi e li! Parabéns!

    ResponderEliminar
  12. Boa sorte, Daniel!
    Se eu que não consigo fazer um tusto num jogo de futebol, acho o mercado bem mais aliciante que o dos cavalos (detesto cavalos :P)... Então tu...

    Excelente taxa de acerto e grande evolução!

    Muitos parabéns & Keep it up ;)

    ResponderEliminar
  13. Goulart obrigado pela visita e pelas palavras. Acredita que estás no melhor mercado e no melhor desporto a meu ver para se fazer trading. O que costumo dizer ao João é que um trader em ténis com EV+ tem uma carreira muito curta... Com stakes de 10000€ a voar por todo o lado se tiveres EV+ ficas com dinheiro para dar e vender lol. Mas infelizmente apesar de ser o meu 2º desporto favorito nunca sei o que fazer no mercado. Por isso elogio a vossa capacidade. Muitos parabéns também pelos teus resultados que tenho seguido no fórum. Abraço!

    ResponderEliminar