segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O Controlo Emocional

Secalhar este é mais um post de balelas, desinteressante e desnecessário para alguns, que só gostam de ver greens de 4 dígitos todos os dias. Para outros pode ser útil. Se o estou a escrever é porque acho que é um assunto importante.

Muitas vezes lemos que uma das condições essenciais para se ser um trader é o controlo emocional. E eu concordo, de facto é necessário preencher esse requisito. Mas por outro lado acho que esse termo é demasiado utilizado.

Vamos por partes. Se o dinheiro que temos são 2000€ e estamos a apostar na Betfair com 1000€ numa estratégia passível de ter variância (todas têm), é claro que não estamos a agir correctamente. Se perdemos os 1000€ e vamos lá a seguir com mais 1000€, o controlo emocional desmoronou completamente e a longo prazo as coisas não vão correr e a banca vai-se. Até aqui toda a gente já sabe.

No entanto entra aqui outra questão. Até que ponto o controlo emocional não está dependente daquilo que o trader está a fazer/planificar? Será que é possível um trader não ter tido controlo emcional a semana passada e de repente consegue ter?

Pois eu digo que sim. Quando um trader está a aplicar uma técnica, que não tem valor a longo prazo, mas que ainda não o sabe, é certo que vai perder dinheiro. Se na fase de testes as coisas até correram bem várias vezes seguidas e de repente chega uma red, esse apostador vai continuar a forçar a oportunidade e a aumentar a parada se for preciso. Isto reflecte falta de disciplina, sem dúvida.

No entanto, se aplicarmos uma técnica de trading com a qual nos sentimos 100% à vontade, temos um número considerável de casos que provam o seu EV positivo, sempre que tivermos uma Red, mesmo que seja de 100%, isso vai-nos ser indiferente. E porquê? Porque sabemos com toda a certeza que o que foi feito tem valor assegurado, e não há técnicas de trading sem prejuízos envolvidos. Mais umas amostras e a curva de rentabilidade volta a subir. O facto de sabermos isto, faz de nós mais disciplinados, e faz com que quando perdemos 100% da stake, não vamos dobrar a aposta de seguida nem entrar em situações sem qualquer valor.

Esta tranquilidade e indiferença para com o Red, é a meu ver muito definida pela estratégia vitoriosa que estamos a utilizar e que nos descansa a 100%.

Daí este post. Na minha opinião o controlo emocional/disciplina estão muito relacionados com o facto de termos ou não uma estratégia de Valor esperado positivo assegurado a longo prazo. E mesmo os mais indisciplinados ou "nervosinhos" podem conseguir acalmar-se quando algo corre menos bem.

Tenho a certeza que se pegar na pessoa mais indisciplinada à face da terra no que a trading diz respeito, e lhe der odd de 3 para sair Cara num lançamento da moeda, se saírem 10 Coroas seguidas, a pessoa vai continuar o dia todo a apostar em Cara, sabendo perfeitamente que não tem de dobrar apostas nem utilizar esquemas de chasing.

Resumindo, acho sim que o controlo emocional é importante, mas ele pode aparecer literalmente do nada, e não é obrigatoriamente algo que se tenha de trabalhar com o tempo. Está dependente da estratégia.

Se alguém testa estratégias com demasiado dinheiro ou se mesmo com uma estratégia lucrativa a pessoa entra em loucuras quando aparece o Red, bom, então aí nada a fazer... A vida tem mais profissões que não o trading, eh eh.

Mas atenção... da mesma maneira que não se deve "entrar a matar" em fase de testes, também não há razão para não existir um aumento de stakes, e portanto de lucro em numerário, de forma gradual, mas não demasiado lenta. Nem 8 nem 80. E se uma estratégia está severamente limitada pelo valor de stake, podem-se mentalizar que a longo prazo tende para deixar de ter valor. São as migalhas do mercado, como costumo chamar. Basta mais um X de pessoas fazerem o mesmo e desapareceu, chegamos ao equilíbrio.

Abraço

13 comentários:

  1. Excelente analise , quando as perdas já não nos afectam estamos no bom caminho . Abraço Daniel

    ResponderEliminar
  2. Boas Daniel,

    Este teu tópico só vem reforçar a ideia de que o cerne da questão é se estamos efetivamente, ou não perante uma estratégia com EV+... Por vezes penso que se testei centenas de estratégias durante o último trio de anos possivelmente já usei uma com EV+ sem me ter apercebido de tal :(

    Um Abraço,
    Ultimate

    ResponderEliminar
  3. Paulo C: Exacto, e duplamente. Estamos mais maduros e estamos a utilizar algo com valor! Abraço

    Ultimate: Essa é uma questão muito interessante mesmo. As pessoas desmoralizarem ao aplicarem certa estratégia só porque tiveram uma sequência negativa, e no futebol isso é muito possível mesmo, porque é um desporto com muita variância em algumas estratégias. Nesse aspecto o controlo emocional ganha novamente muito valor. Uma pessoa experiente tem de saber lidar com isso e não partir para outra só porque lhe correu mal durante 3 dias. E isso pode acontecer com qualquer um. porque faz

    ResponderEliminar
  4. Muito bom post Daniel!

    O importante é ter EV+, valor esse que acabará por "tapar" os reds certos de acontecer pelo meio da viagem.

    E concordo contigo, quando falamos de estratégias onde estão muito limitadas pelo tamanho da stake, mais tarde ou mais cedo, deixará de ser possível continuar a fazer o que se faz.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  5. Olá, eu concordo inteiramente contigo isto porque passei essa fase e agora estou a ir devagarinho mas com consistência. Tenho 47 anos e comecei a jogar futebol federado aos 12 e deixei de jogar aos 33 na 1ª divisão de futsal.Finalizei a aventura futebolística como treinador durante 2 épocas em que na última subi de divisão. Isto tudo para dizer o quê: como é obvio vi centenas e centenas de jogos de futebol 11 e futsal e sei analisar relativamente bem um jogo de futebol e em média em 10 jogos falho 3 na previsão mas quando estava a apostar não tinha controlo emocional nem disciplina se fosse preciso ia atrás do prejuízo feito galgo maluco.Hoje ainda tenho muito a aprender mas e graças a este espaço vejo as coisas de forma diferente.Ainda estou a aprender a olhar para aquela parte relativa à previsão da oscilação e o valor das odds no momento se há valor ou não, não esquecendo que é preciso trabalhar sempre e acreditar no trabalho e estudo que se está a fazer.Espero continuar a evoluir com as vossas "dicas" que muito preciosas têem sido.

    Bem haja

    Carlos Guerreiro

    ResponderEliminar
  6. Bom post Daniel!
    O controlo emocional, é sem dúvida parte fundamental na consistência dos resultados a nível de trading! Ainda hoje, se tenho um red, o meu primeiro pensamento é ir a correr meter-me noutro jogo qualquer para o recuperar...a diferença é que, agora, consigo afastar esses pensamentos nefastos (hehe), coisa que ao príncipio não era tão fácil, e fico quieto, porque sei que recuperarei ao fim de 1,2 ou 3 jogos, é apenas uma questão de paciência! Ter reds é parte desta profissão...quer se queira, quer não...eles vão aparecer, é fatal como o destino, por isso é crucial essa preparação para os aceitar, e lidar com o que eles implicam!
    Quanto à estratégia...bem, eu continuo na minha, que a única estratégia que para mim terá sempre sustento no futuro, é o match odds..não só porque é onde corre mais dinheiro..mas também porque é aquela que te permite um aumento cadenciado das stakes, que te permitirá no futuro ir tapar esses ditos reds com segurança! Em todos os outros mercados encontro muitas limitações para o EV+...mas isso é a minha opinião!

    Um abraço Daniel!

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida, o Under e o CS estão tão esminfrados que não há nada de especial a tirar dali. O potencial desses mercados aparece em finais de jogo, principalmente quando o match odds já não está a transaccionar (1.01), e nesse momento os Unders têm um comportamento completamente diferente e anda tudo ao molho por lá. De resto, Match Odds all the way.

    ResponderEliminar
  8. Tens toda a razão, é um post da treta. Sabes ao menos do que estás a falar? :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Esse controle emocional varia de pessoa para pessoa...claro que se vemos um red altíssimo comparado aos greens que tivemos,temos que pensar se não estamos caminhando na estrada que leva o "NADA a COISA ALGUMA".
    JÁ aconteceu várias vezes comigo e nessas horas o descontrole já está instalado.

    ResponderEliminar
  10. Sei que para a estratégia que uso dar certo, é necessário uma boa quantidade e qualidade de greens para cobrir os eventuais reds.
    O meu controle emocional está todo centrado em saber sair na hora certa.

    ResponderEliminar
  11. Boas Daniel!

    A meu ver, o controlo emocional vem de mãos dadas com a disciplina. É muito dificil uma pessoa pouco disciplinada ter um bom controlo emocional.

    Eu, por exemplo, faço sempre sempre o mesmo erro e, por coincidência, ou não, é sempre na mesma altura do mês.. Todos os meses, entre a 2a e 3a semana do mês, quando já levo um bom green, tenho uma série de reds, que me levam todo o meu green e ainda mais alguns euros...e depois, as últimas duas semanas ando devagarinho a seguir as minhas estratégias religiosamente para recuperar o red que levo e lá termino sempre o mês em green... Penso que isso me acontece, talvez pela desvalorização do dinheiro que por vezes tenho, ou então por estar praticamente um mês inteiro em green, substimo o mercado e arrisco um pouco mais do que o programado. Penso que seja mais por esta última..
    No entanto, tudo isto é possivel de resolver se identificarmos os erros cometidos e se tivermos, também, uma estratégia EV+. Já o estou a tentar corrigir..

    Um ponto que quero pegar que a meu ver está interligado com o tópico, o tão falado "Perfil". Existem traders muito conhecidos no mercado, que alegam que só se consegue ser trader quem tem "Perfil de trader", "qualidades inatas", por aí.... Bem, nem sei muito bem por onde pegar nisto, porque, do meu ponto de vista, quem afirma isto, tem um ego desmedido.... Tudo é possivel de aprender, uns com mais dificuldade, outros com menos, mas lá conseguem... agora dizem-me vocês, " ah e tal, se assim fosse todos eramos ronaldos e messis"!! Pois esses são, realmente, de outro nível. No entanto, existem também aqueles que não têm grande habilidade, mas vão jogar, esforçam-se muito, divertem-se e conseguem tirar um bom proveito do jogo, mesmo não tendo grande habilidade.. E jogando, treinando todos os dias, vão melhorando cada dia mais. Pegando no caso do Ronaldo e do Messi, podemos discutir esse tal perfil... Messi nasceu com qualidades inatas para jogar à bola, a coisa fluí com muita facilidade. Já Ronaldo, é o que é hoje derivado ao seu trabalho incansável, treinou treinou e treinou! Hoje é dos melhores do mundo.. Com isto,só quero reforçar que tudo é possivel, uns a coisa fluí com mais facilidade, outros têm de se esforçar mais, dedicar mais tempo à coisa.
    Contudo, temos que ter a noção que são necessários os meios certos, as estratégias certas para cada perfil, caso contrário é complicado. Isso, não se descobre/adquire de um dia para outro, vai-se descobrindo aos poucos com a interação com o mercado/jogo, com os reds, com os greens, com a leitura, com a pesquisa..

    A ideia FUNDAMENTAL para se evoluir no trading, do meu ponto de vista claro, tem de passar pelo seguinte: " Eu tenho reds, tenho greens e por vezes posso ter grandes greens, mas jamais grandes reds!"

    Fica a ideia, quem tem "calo" na coisa, percebe o que quero dizer =)

    Ps: Daniel, continua com o teu blog com a mesma postura que tens tido, pois ele tem-me ajudado de verdade e se hoje consigo tirar um ordenado no trading, uma parte desse mérito passa pela informação adquirida aqui...Obrigado

    Um abraço a todos
    Luis R

    ResponderEliminar
  12. Luis R, belo comentário. De facto sempre achei a comparação Trader de sucesso vs Ronaldo/Messi um pouco descabida.

    É verdade que nem todos temos jeito para as mesmas coisas, mas em relação ao trading, estudando vamos perceber a 100% como funciona o mercado, sabemos aquilo de trás para a frente, etc. Isto qualquer pessoa pode e consegue fazer. Depois o resto vem da criatividade ou das ideias de cada um. Isto é, da descoberta. Uma pessoa até pode ter muito jeito para ser trader, mais que o seu amigo. Mas se o seu amigo descobriu ou chegou a uma ideia/técnica que dá lucro, vai lucrar com isso, simplesmente porque naquele momento lembrou-se de fazer aquilo e passou à fase de testes e evolui aquilo com sucesso. No entanto a pessoa que até tinha o perfil mais indicado para trader, como não chegou ainda a ideias lucrativas, não ganha dinheiro. E agora? Quem tem afinal o perfil de trader? Quem tem qualidades inatas?

    Isto do trading é demasiado subjectivo. Há sim pessoas que não têm o mínimo jeito para estas coisas, basta visitar os fóruns do costume. Os meses/anos passam, e continuam iguais a dizer as mesmas baboseiras e com as ideias parvas. Mas também não acho que seja preciso um sobredotado para ganhar dinheiro na Betfair, é um conjunto de aptidões, horas dispendidas a estudar as coisas, a pensar, a matutar, e ter a "sorte" ou a "coincidência" de se ter lembrado de ideia X, e ter ficado a fazer vida com essa ideia. Mas essa "sorte" advém das horas passadas à frente do PC.

    ResponderEliminar