quinta-feira, 22 de março de 2012

A minha opinião sobre a temática lançada pelo João

 o meu escritório

Achei por bem também lançar a minha opinião sobre a excelente temática que o João lançou ontem.

 Embora o João já a saiba de trás para a frente, porque ainda ontem falámos pessoalmente disto, mas o resto das pessoas não sabem. Eu pessoalmente adoro o que faço, muito mais desde que me virei para o futebol, porque alio o prazer de ver jogos ao facto de fazer dinheiro. Na altura em que trabalhava com as corridas de cavalos passei alguns tempos um pouco cansado e desiludido. Isto é, fazia dinheiro, mas senti que não tinha mais evolução pendende e trabalhar aquelas 3 ou 4 horas já era quase um sacrifício, era porque tinha que ser.

Actualmente com o futebol é bem diferente. Não me incomoda minimamente estar 3 horas ou mais por dia a ver futebol e a trabalhar. Amo o desporto desde muito novo, quem me conhece sabe disso. Nunca conheci ninguém que gostasse tanto de futebol como eu gosto, acreditem. Isto é a grande mais valia do facto de trabalhar com o futebol.

Quanto á aceitação das pessoas, eu acho que quando começamos a ter muito orgulho no que fazemos, acabamos por começar a dizer as coisas como elas são. Eu até há uns tempos recusava-me a dizer no que trabalhava, mas fui alterando essa situação. Actualmente tenho dito praticamente sempre que trabalho com acções de futebol - um facto que queria realçar, jamais utilizo a palavra "apostas" quando digo o que faço, porque aí é a morte do artista, mas eu próprio não me sinto bem com isso, a palavra faz-me confusão - tenho a minha profissão na minha informação do facebook, as pessoas da zona que me rodeiam já sabem todas aquilo que faço, até os pais da minha namorada o sabem, perdi o medo e a vergonha de dizer como trabalho e em vez disso ganhei orgulho, principalmente desde o futebol. Porque explicar que ganhava dinheiro com cavalos, ui, era ainda mais complicado.

Esse orgulho que hoje tenho fez-me mais forte, e confesso que cheguei a evitar situações como almoços com pais de amigos/primos/avós, etc por causa do que faço. Hoje em dia todos sabem e já não há nada a esconder. E por mais que teimem em duvidar aparece sempre aquele carro novo, ou aquele telemóvel novo, ou aqueles jantares constantes fora de casa, ou aquela roupa nova, ou isto ou aquilo. E as pessoas acabam por se aperceber que me auto-sustento mesmo.

 O lado mau de contar o que faço é que há sempre pessoas que se interessam pelo tema e vão explorar, e isso é que me incomoda. Sei que isto é um mundo perigoso.

Sejamos francos, nos comentários ao post do João estão cerca de 10 pessoas ou mais que ganham consistentemente com as apostas, mas eu tenho a certeza que metade das pessoas, ou mais, não ganham com trading, mas sim com outras formas de rendimento que as apostas oferecem. Isto é um mundo difícil, não se adequa a todos e a maior parte "morre" a meio do percurso. Há que ter noção disso. Incomoda-me quando grande parte dos meus amigos que sabe o que faço, tente ganhar dinheiro na betfair.

Por outro lado, também já reparei que isso são fases e que a maior parte das pessoas que tentam vão e vêm. Dos amigos que tenho, já cerca de quase uma dezena tentaram a betfair. Actualmente sobrevivem 3 ou 4, um ou outro também prestes a desistir e talvez um (sem contar com o João) consiga ser bem sucedido. Mas... talvez.

Por isso também é algo a que me fui habituando, as pessoas querem saber o que é, querem experimentar porque se eu consigo fazer dinheiro com futebol então elas também têm de conseguir. É normal e legítima essa linha de pensamento. Então tentam, depois desistem e pronto, volta tudo ao normal, com a vantagem que agora já sabem bem o que faço e que é difícil mas que consigo, e somos todos amigos na mesma.

 E pronto, basicamente é isto. O resto não me incomoda, o facto de não ter jantares de natal nem futeboladas, porque esses aspectos eu preencho durante o resto do tempo que tenho livre, e que para um trader de futebol é mesmo muito. Tanto que brevemente também tenho projectos para ocupar um pouco das minhas manhãs e aquelas 2 horas ou 3 depois do almoço.

Mas atenção, o João é uma pessoa muito mais "sociável" do que eu. Está sempre pronto para conhecer novas pessoas, viajar imenso, explorar montes de vertentes. Daí que compreendo que o trading não lhe ofereça muita coisa que ele gosta. Eu sou aquele gajo que não mete um pé num avião, por exemplo. O João já passou meio ano no Brasil, já esteve em muitos outros países, somos pessoas completamente diferentes nesse aspecto. Daí que compreendo cada linha do seu post.

 Cumps

12 comentários:

  1. Nesse aspecto sempre tiveste mais facilidade em falar do assunto aos outros que eu...
    Anyway, obrigado por teres ido de encontro à minha previsão de há muitos anos (já há muitos anos que eu digo que o Daniel iria ser um excelente trader no futebol, mesmo que na altura ele jurasse a pés juntos que não queria saber daquilo).
    E parabéns pelo enorme sucesso, considerando ainda a enorme margem de progressão que podes ter nesse mercado! Depois tens que me deixar ir ás tuas entrevistas e tens que me deixar dar uma volta no teu carro desportivo de luxo.

    ResponderEliminar
  2. Um dos projectos que te recomendo nos tempos livres é deixar o vicio que esta ao lado da tv. Para aliviar stress há formas mais saudaveis :)
    Tambem partilho da tua opiniao em relaçao as jantaradas e noitadas com pessoal. Mas de vez em quando ao final de um dia fechado sozinho em frente ao pc, ate sabe bem estar um bocado com a malta. Só para um gajo nao se esquecer que sabe falar lool

    clrocha

    ResponderEliminar
  3. Daniel, a premissa de baixo é 1000% verdadeira e é bom que toda a gente tenha esta consciência. Infelizmente é assim a vida, selectiva em tudo. É óbvio que ser profissional sem «ses» desta actividade de apostas desportivas, é para 3 em cada 100 que tentam. Mas este rácio é assim para tudo na vida ( vá lá sou generoso e aumento a linha para 10%). Acho salutar este blog, penso que é um serviço a todo a comunidade, mas por vezes custa-me ver noutros sítios passar a imagem que em cada 100 que tentem 80 conseguirão. É util todos nós termos a percepção que no universo dos que tentam poucos o vão conseguir.

    Continuem o vosso excelente trabalho

    Lewis


    ««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
    Sejamos francos, nos comentários ao post do João estão cerca de 10 pessoas ou mais que ganham consistentemente com as apostas, mas eu tenho a certeza que metade das pessoas, ou mais, não ganham com trading, mas sim com outras formas de rendimento que as apostas oferecem. Isto é um mundo difícil, não se adequa a todos e a maior parte "morre" a meio do percurso. Há que ter noção disso. Incomoda-me quando grande parte dos meus amigos que sabe o que faço, tente ganhar dinheiro na betfair.

    ResponderEliminar
  4. João: É verdade... já há não sei quanto tempo que dizes isso e confirmou-se em absoluto. Agora vamos ver se o que disseste ontem também vai acontecer, era bom sinal :P

    Quanto ao resto, é verdade eu sempre disse mais facilmente o que fazia, mas isso é algo que ultrapassas sem problema. Além disso tens muito mais actividades do que eu, e podes sempre falar de 3 ou 4 coisas que estás a fazer, ao passo que eu não. Isso também tem influência.

    clrocha: Tens 100% razão. É algo que faz parte dos meus objectivos a curto prazo, deixar esse vício. Tenho noção que é EV- no dinheiro, mas principalmente na Saúde, e isso preocupa-me. Excelente observação.

    Lewis: Pois, eu também acho que se passa muito a imagem de que as coisas são fáceis, acho que exageram nesse ponto. Basta visitares o fórum do Paulo para constatar isso. É uma imagem errada do trading e das apostas em geral e que pode prejudicar muitas pessoas.

    Conheço pessoalmente, como disse, no mínimo 10 pessoas que tentaram a betfair. Conheço apenas 1 ou 2 traders profissionais. Isto diz tudo.

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho pior estatística que tu daniel: conheço para ai 20 pessoas que tentaram e nenhuma delas sucedeu; amigos próximos tenho 7 a quem dei a conhecer a betfair e os bónus e apenas 3 ainda insistem, todos eles com perdas que depois colmatam com bónus.

    Apenas conheci um trader profissional pessoalmente, mas foi num jantar de um fórum e já anda nisto das apostas aos aninhos.

    Logo do meu circulo: 27 pessoas, 0 prós (ou lucros minimamente consistentes).

    Em relação a isto:
    ««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
    Por isso também é algo a que me fui habituando, as pessoas querem saber o que é, querem experimentar porque se eu consigo fazer dinheiro com futebol então elas também têm de conseguir. É normal e legítima essa linha de pensamento. Então tentam, depois desistem e pronto, volta tudo ao normal, com a vantagem que agora já sabem bem o que faço e que é difícil mas que consigo, e somos todos amigos na mesma.
    ««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

    Eu tenho imensa dificuldade em explicar o que faço pois ,pelo menos no me estilo de trading, tenho algumas manhas que não quero que se saibam pois iriam-me tirar muito EV caso as partilha-se!
    E isso é que me incomoda, pois como eles percebem já bem da betfair tentam espremer-me ao máximo e custa-me dar tampa ou rodeios neles.

    É chato mas acho que ninguém que ganhe consistentemente na betfair vá abdicar duma % da sua EV para ajudar amigos...e depois se esses amigos também partilham? e os amigos desses amigos?

    É uma situação ingrata mas tem que ser....

    fechgasp

    ResponderEliminar
  6. lol isso já não concordo tanto. Se tens manhas que podem terminar se os teus amigos também o fizerem, então a técnica ou o EV não são assim tão bons.

    Eu e o João não temos manhas, há coisas que não são fixas nem se podem dizer como fazer. Cada jogo é um jogo, cada odd é uma odd. Jamais dependeria de alguma coisa que achasse condenada a longo prazo. Por isso se é disso que dependes aviso-te já para teres cuidado.

    Cumps

    ResponderEliminar
  7. muitos nao conseguem ter sucesso mais pelo factor emocional do que propriamente o nao ter jeito em termos práticos para isto. (falo em termos práticos o ler um jogo de futebol ou ler o mercado)

    Ainda agora estava no TeamSpeak do fórum do PR e á muitos que se passam por terem sofrido um golo contra e fazem uma festa enorme por terem sofrido um golo a favor...Quando há reds num jogo desmoralizam muito e quando há greens são os maiores, tem de haver bom senso nesta parte.

    Penso que quem nao consegue ter sucesso aqui é maioritariamente por o factor psicológico que envolve as apostas.

    ResponderEliminar
  8. Mesmo Tiago. Então no futebol onde acontece tudo e mais alguma coisa. As pessoas têm de escolher uma stake como sendo um investimento a longo prazo. Arriscar apenas aquilo que se perderem causa mossa quase 0 no seu dinheiro e na sua mentalidade. Viver cada red e cada green como se fossem os últimos é o primeiro passo para a desgraça.

    Embora eu admita que quando bate um lay baixo dá-me imenso gozo, principalmente porque sei que esse green me está a cobrir os próximos 4 ou 5 reds e quando é o Real Madrid a perder dá sempre gozo :P

    Tiago uma coisa que reparo também nos fóruns é as pessoas tomarem posições ainda antes dos jogos começarem. Se os vão ver e vão porque razão fazer isso? Não compreendo, vejo tantas precipitações nos fóruns que nem imaginas. Confiam às cegas em determinadas equipas, até estão com o jogo e mercado abertos, mas insistem em mandar para lá dinheiro antes de começar. Esse é o dinheiro que depois circula nas nossas contas.

    ResponderEliminar
  9. Claro que se pode festejar, também festejo os golos do Benfica se fizer esse jogo, e se nao fizer também :P, mas nao em demasia lol nem na maneira que muitos festejam.

    Em relação ás tomadas de decisão antes do jogo começar nao critico, critico sim verem o jogo, verem essa equipa a jogar mal mas "confiarem no seu instinto" que vão jogar melhor e marcar o golo que precisam.

    A coisa que me da mais prazer é trabalhar num jogo de uma equipa que goste e essa marcar um golo e eu ganhar dinheiro.

    Deixa-me só dizer que só á pouco tempo é que consigo ganhar dinheiro no Benfica, antes dava sempre errado, ou pensava que o Benfica estava melhor e nao metia nada com medo de ser o coração a falar mais alto, ou vice versa. Hoje a consigo ver um jogo e analisa-lo sem problemas.

    ResponderEliminar
  10. Essas manhas não é o que estás a pensar :) não tem nada a ver com plain strategies ultra-secretas.

    Elas potenciam em muito o meu EV e caso as partilha-se não ia à falência pois a minha abordagem ao jogo não depende delas, não sou louco e não é à toa que vivo disto à 3 anos. Como já disse no outro tópico espero manter esta curva ascendente que tenho tido e o meu objectivo é chegar ao vosso patamar: uns belos ordenados por jogo :)
    Tal como tu adoro o que faço e dá-me orgulho dizer aquilo que faço :)

    ResponderEliminar
  11. Tiago: Eu ainda hoje não trabalho em jogos do SLB, de resto faço questão de os ver fora de casa com amigos. Sou capaz de analisar jogos do SLB e formar opiniões, mas é uma sensação estranha ter de apostar contra o Benfica. Gosto de ver esse tipo de jogos como puro espectador com as emoções ao rubro.

    Anónimo: Ah pronto ok. Mas atenção, eu não faço ordenados todos os jogos, pelo contrário. Tens no blog greens muito interessantes, mas como podes ver a maior parte delas não chega a um ordenado mínimo, pelo menos enquanto não subir as stakes. Quando saiem ordenados nas greens é um extra sempre agradável, claro.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. Tenho algo para te perguntar que curiosamente agora me fizeste lembrar.

    Qual a tua opinião actualmente sobre plain-strategies em futebol? Quem diz futebol diz basket ou ténis...

    Sei que no inicio (já te acompanho à muito tempo lol) abordavas o futebol sob este tipo de estratégias dai eu estar curioso da tua opinião.

    Com a mediatização da betfair achas viável actualmente ainda plain-strategies subsistirem ou nem por isso?

    Actualmente trabalho com uma em ténis e uma em basket...no entanto do estudo que estou a fazer, apesar de serem EV+ é muito pouco para o tempo que se perde...é sempre o sonho de qualquer um desenvolver uma PS para poder automatizar mas a verdade é que dúvido sinceramente de que estas compensem no fim...

    fechgasp

    ResponderEliminar