domingo, 4 de março de 2012

Roma vs Lazio


É por isso que o trading dá dinheiro, porque as outras pessoas nem sempre avaliam bem os acontecimentos e nós tiramos vantagem disso.

Não sei se alguém trabalhou o jogo Roma vs Lazio. O jogo estava 1-2 aos 75 minutos para a Lazio, a Roma com 10 jogadores (Expulsão de Stekelenburg desde o minuto 7), e a odd estava a 1,3. Só nesta situação existe imediatamente valor. A odd foi então descendo muito rapidamente até que no minuto 86 há livre em zona lateral para a Roma e Scaloni da Lazio é expulso na sequência da falta. Por esta altura a odd da lazio estava a 1,12 e subiu para 1,37 na re-abertura do mercado.

Agora vamos raciocinar. Em lances de bola parada não se tem em conta o número de jogadores que estão em campo. 10 ou 11, num momento daqueles todos vão para a área defender. O mercado deu um preço de 1,37 à Lazio, porque além de ficarem com 10 jogadores, tal como a Roma, era livre lateral. Quem conseguiu fazer back a 1,37 como eu fiz teve um lucro instantâneo assim que acabou o livre, pois a odd desceu imediatamente para 1,18 após o livre. Sim, isso mesmo, 16% de lucro. Será que a probabilidade de um livre lateral dar em golo é assim tão alta? Claro que não, o mercado sobre-reagiu a todos estes acontecimentos e nós estamos lá para tirar partido disso.

Cumprimentos

10 comentários:

  1. Boa Noite :)
    Antes de mais parabens pelo blog. Ja vos sigo com atenção ha uns tempos e sou admirador confesso das tuas analises.No entanto nem sempre partilho das tuas opiniões.
    Neste caso em particular eu nao faria essa aposta (mesmo assumindo á priori que poderia ganhar os 16% em 10seg). Na verdade o número de jogadores a defender nem sempre é uma vantagem. E sendo verdade que o golo podia nao acontecer, tb era verdade que um golo te faria perder 100%.E sabes , provavelmente melhor que eu, que golos a esses minutos e de formas estranhas nem são tão raros qt isso.
    Em teu beneficio ha a capacidade de reagir tão rapido e de veres valor nas odds. Essa capacidade concerteza que ja te rendeu mt dinheiro. Para os menos experientes ver valor na odds é um processo que requere mt analise e com isso mt tempo.
    Não resisto, como Madrilista que sou, a dizer que de alguma forma concordo ctg ao dizer que o Real "tem de ser" avassalador e que nao o é, nem de perto. Mas com isso faço a "única" critica que me parece possivel ao Mourinho: ainda não ter criado o seu "modelo de jogo", ou a forma de jogar Á Mourinho, porque é a única coisa que o separa de ser o melhor de todos os tempos. Não acho que ele tenha tido melhores condições que muitos outros têm e tiveram e ninguém conseguiu o que ele conseguiu. Mas faze-lo com um estilo "camaleão" não beneficia a imagem que deixa dele mesmo. Ver o "nosso" Real a jogar em CA ou ataque rápido é ate constrangedor, verdade, mas daí a menosprezar o trabalho do Mourinho aida vai uma certa distância ;)

    Abraço e é um prazer poder acompanhar-vos!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Gomes. De facto podia perder 100%, mas isso é o trading. Não podemos deixar de fazer uma compra/venda só porque "podemos perder a stake". O lucro que tens no trading é a diferença entre valor das greenbooks menos as redbooks, e isso consegue-se positivo quando fazes algo com valor.

    Não interessa se arriscas 100% para ganhar 1%, se em 102 casos ganhares 101, por exemplo. Podes sim dizer que certas estratégias/trades não se adequam a toda a gente, porque as perdas e a variância afectam. A questão aqui é que aquele livre não tinha 20% de probabilidade de dar golo. Há 20 livres ou mais como aquele por jogo, e a média de golos por jogo é de 2,7 em que não são todos de bola parada. Logo por aí podes concluir que tinha todo o valor entrar no mercado.

    Quanto ao Mourinho, estamos praticamente de acordo. Eu não desvalorizo, simplesmente para mim o meu Madrid ganhar ou perder a jogar assim é-me igual. O título não me vai saber a nada. O Real não tem nada a provar a ninguém, tem sim que ser um colosso Mundial com um estilo de jogo próprio que fique nos livros de futebol, como os seus antepassados fizeram, e como faz o Barcelona do Guardiola.

    Abraço e volta sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Daniel
      O que quis dizer com o "não entraria" é mesmo isso: cada um tem os seus mercados e as suas estratégias ;).Essa nao se adequa a mim e ao meu estilo de trading.
      A esse respeito ate te direi mais: acho que um dos maiores passos que damos rumo a um profit consistente é mesmo encontrar o "nosso trading".
      Apesar de não entrar nessas situações admiro bastante a capacidade de analisar e valorizar uma odd em tão pouco tempo. O meu trading demora bem mais tempo loool.
      Tenho no entanto uma curiosidade que gostava que me tirasses. Fazes o trading sozinho/isolado? ou preferes ter mais opiniões e/ou consegues estar a fazer com a companhia de mais pessoas (ou barulho)?

      Eliminar
  3. boa noite,

    fiz paper trade nesse jogo e tambem vi bastante valor nesta situaçao. concordo com a analise do Daniel. eu se fosse trader profissional tb fazia o mesmo....mas os meus 70€ de banca nao me permitem arriscar muito....por isso vou fazendo trading no tenis.

    cumps,

    ResponderEliminar
  4. sei que e um pouco off toppic....mas ja virama s odds lay do sporting para o jogo contra o city?? 5.4....aqui esta uma boa mina digo eu. que achas Joao?

    cumps,

    ResponderEliminar
  5. Há sempre uma grande probabilidade de haver golos de bola parada. Contudo, a probabilidade não é tão alta para a odd que referes, pelo que estava desajustada. Não fiz este jogo mas, neste caso, concordo com a tua aposta. O prémio que foi dado pelo mercado e, tendo em conta que o jogo estava a terminar, a odd a 1.37 era claramente de valor!

    Espero que tenhas carregado bem nesse back ;-)

    LMG

    ResponderEliminar
  6. Eu também não resisto a fazer estes tipo de trading nos minutos finais. A pressão do tempo dá variações espectaculares nas odds. Ainda neste fim de semana, o Liverpool estava a perder em casa com o Arsenal. O jogo teve 8 ou 9 minutos de compensação. Após 5 minutos de compensação ainda apostei no Arsenal a 1.20 acho eu. Isto é o que se chama "You will never walk alone"... Devia ser a fé dos apostadores do Liverpool a puxar aquela odd.

    Queria também voltar a elogiar o vosso blog. Está nos meus favoritos e venho cá muitas vezes, embora não participe muito nos comentários.

    Cumprimentos

    Sérgio

    Ps: O assunto Mourinho para mim não tem história. É possivelmente o melhor treinador do mundo mas tem um grande defeito: não tem fair play e acha que vale tudo para ganhar. Essa atitude é que não cria bons exemplos.

    De resto, ele é mesmo o melhor do mundo. O Real Madrid vai bater o record de golos da sua história nesta época (3,4 média por jogo). As derrotas com o Barcelona são erros de estratégia que Mourinho já deveria ter percebido (não percebo porque insiste naquele tipo de jogo). Mas os melhores também erram...

    ResponderEliminar
  7. FGomes10 o trader ideal é o que entra em tudo o que acha que tem valor, independentemente da variância (perder stake toda ou arriscar dizer que há um golo nos últimos 3 minutos, por exemplo). Claro que nem todos são assim, eu também não o sou ainda, a variância não me agrada muito, mas tenho melhorado nesse aspecto ao longo do tempo.

    Quanto a trabalhar sozinho ou acompanhado. Como o nosso amigo João pode confirmar, trabalhar com alguém ao lado não é a mesma coisa. Fizémos isso e foi um autêntico desastre. Quando estou sozinho arrisco em mais situações que estão cheias de valor, mas que com uma pessoa ao lado não tenho coragem de o fazer. Este livre é um exemplo. Provavelmente com alguém ao lado não o tinha feito porque sei que havia risco de perder a stake quase toda ou porque a pessoa podia não concordar, etc.

    Condiciona agressivamente as nossas decisões e acções no mercado ter alguém ao lado.

    Quanto ao barulho, claro que sem barulho temos mais capacidade de concentração, isso vale para quase tudo na vida. E como isto são coisas que metem dinheiro ao barulho não se pode dar a mínima abébia a deslizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Isso do trader ideal é algo so para termos algo porque lutar, porque na realidade nao chegamos lá nunca.

      Não cheguei a dar a minha experiência no trabalhar sozinho. Efetivamente o "trabalhar sozinho" dá-nos uma liberdade e uma agressividade que com companhia pode tornar-se dificil justificar.
      Pessoalmente prefiro trabalhar sozinho e a ouvir musica (com phones). No entanto de quando em vez trabalho com o meu mano (via skype (escrito)) e tem corrido mt bem. Estamos em contacto, no entanto, temos liberdade ;).
      A exclusividade e, logo o sossego durante o trading, para mim é dificil dada a extensão da família e o facto de ainda manter o meu emprego anterior.
      Achei curioso que apliques também a expressão "trabalho" referindo-te ao trading. Mostra a forma como o encaras :). Cá em casa era tratado como "estares aí no pc" e neste momento e face aos benefícios (€€) de que todos usufruimos a expressão passou a ser "estás a trabalhar!" :))
      O objetivo a medio prazo é mesmo a profissionalização, tendo em mente que se consegue tentando chegar ao tal "trader ideal" ;)

      Diverte-te :)

      Eliminar
  8. Podes-te profissionalizar e não chegares a ser o Trader Ideal/perfeito. Eu sou profissional e não sou perfeito. Os traders têm um processo evolutivo constante, há sempre algo de novo a aprender todos os dias em todos os jogos. Boa sorte nessa caminhada, vai sempre com calma. Abraço

    ResponderEliminar