sábado, 2 de junho de 2012

BetAngel vs GeekToy

É um post já prometido há muitos meses, e que um leitor do blog propôs. Aceitei o pedido.
Para mim o BetAngel é um mau software de trading. Porquê? Porque há mais 4 ou 5 opções no mercado que são superiores, e quando assim é temos de o considerar mau. Aqui vou dar as minhas razões, e exemplificar, porque tenho esta opinião.

1- É caro. 150libras por 365 dias contra 60 libras do GeekToy. Mais do dobro do preço.

2- Vários mercados abertos. A única possibilidade de o fazer-mos é utilizar o "bugado" Guardian (wtf?). Sim, um programa dentro do programa ao qual adicionamos mercados para poder-mos alternar entre eles, mas não é possível termos 2 abertos em simultâneo, só abrindo outro .exe do Betangel (wtf?). Aqui fica o exemplo:

BetAngel


E agora o GeekToy... para mim nem há comparação sobre qual das features eu mais gosto:


3- Falta de personalização. Eu, por exemplo, tenho alguns problemas na vista. Isto é, para mim letras pequenas não dão com nada. Ao fim de uma ou duas horas já me doi a cabeça e os olhos. Sempre fui muito sensível a isto. E nem aconselho ninguém a trabalhar em trading uma tarde inteira com letras pequenas. Mesmo que não notem isso faz um mal terrível aos olhos. Muito mais agora que estamos na era dos monitores 1080p, que reduziram o pixel pitch ao máximo. No entanto, no BetAngel não podemos aumentar o tamanho de letra, podemos sim aumentar o DPI nativo do Windows, nas opções. Mas vejamos o que acontece após aumentar-mos o DPI...



Pois... todo o programa fica cheio de erros. Quer nos menus, quer na ladder. Isto porque está mal programado e não suporta o aumento de DPI. Diga-se de passagem que o DPI do Windows é do piorio, nem vale a pena lá mexerem porque montes de programas vão dar barraca. O BetAngel é um deles, claro. Agora vejamos como se resolve esta situação tão facilmente no Geek Toy:



Ah... tão simples. É só ir às opções da ladder e aumentar a fonte para o valor que queremos e já está... acabaram-se as dores de olhos e de cabeça. Eu em monitores 1080p utilizo este valor a 12 ou mais, só para terem noção. A 1366x768 já posso utilizar valores mais baixos. Temos de estar 100% confortáveis quando trabalhamos. Já chega o esforço mental/psicológico a que estamos sujeitos, quando mais esforço físico podermos eliminar, melhor!

4- Carradas de funcionalidades cheias de bugs. Como por exemplo a tão falada incorporação com o Excel em que quando sacamos um ficheiro que achamos piada, de outro user, temos de utilizar exactamente o mesmo Office que essa pessoa utilizou, e pior, na língua que essa pessoa utilizou, senão:



Fantástico, grande programação.

5- Janelas, janelas e mais janelas. Ok, o sistema operativo chama-se windows, mas é mesmo necessário que um programa de trading precise de uma janela para tudo? Portanto, uma janela para gráficos, uma para a ladder, uma para grid, uma para o market overview, e até... incrível! uma para o relógio! (tão essencial em trading em cavalos pre-live). O geek também precisa de algumas janelas, mas tem um aspecto muito mais organizado e nem se compara o número de janelas que precisa. Ora vejamos, isto aqui é uma salganhada de janelas:




Agora no Geek Toy:



Tudo muito mais integrado, personalizavel e eficaz, não restem dúvidas.

6- Novamente a má programação. Este bug não acontece sempre, mas acontece demasiadas vezes, o suficiente para incomodar. Ora vejam:


Isto acontece quando mudamos de janela. Acontecia-me montes de vezes, quando vou para o browser no intervalo ou seja quando for, aparecem as ladders do BetAngel, mais um conflito conhecido do programa com o flash... xiça... 150 libras por ano, tanta publicidade e não conseguem programar decentemente?

7- A sinalética do mercado ter sido Suspenso é péssima. Tudo o que temos é um Suspended em letras pequenas na parte superior da ladder e outro cá em baixo, também minúsculo. Isto são já preferências, mas gosto que quando um mercado suspende me avisem, e que não seja preciso eu andar à procura do suspenso. Tal como a contagem das apostas ao vivo. O Peter Webb secalhar acha que todos fazem corridas de cavalos pré-live, mas não é assim que as coisas funcionam. No Geek Toy quando fazemos uma aposta em live, a contagem para a aposta entrar aparece imediatamente ao lado da odd a que entrámos. No BetAngel mais uma vez aparece em letras minúsculas na parte inferior da janela principal (isto se entretanto não tivermos o ecrã cheio de janelas por todo o lado, e não consigamos ver essa informação, como de resto me acontecia). E é importantíssimo termos noção de quantos segundos faltam para uma aposta entrar, nem que seja para confirmar que tentámos entrar.

8- Talvez a falha mais grave. O programa é lento a enviar apostas e a receber apostas. Com o mesmo refresh time do geek nota-se bem a diferença. Ou seja, não é lento, mas é dos softwares mais lentos, poderá ter a ver mais uma vez com a programação ou com a forma como se liga à API da betfair. Devo frisar que o Geek Toy é MUITO mais rápido a fornecer e enviar informação, e isto meus amigos, vocês sabem tão bem como eu como é importante. Eu sei de utilizadores do BetAngel, que quando trabalham fora de Inglaterra utilizam a VPN para se ligarem a um PC do Reino Unido, para conseguirem ter velocidades aceitáveis. Isso também está espalhado pelos fóruns. Por alguma razão o fazem, o programa é lento, ponto.
Tenho a dizer no entanto que o Geek não é o mais rápido. Já testei todos os programas, e o Fairbot ganha o prémio nessa vertente. É um software muito leve e muito rápido a receber e enviar informação. Mas a velocidade do Geek Toy é mais que suficiente e a discrepância para com o Fairbot não tem nem comparação com a discrepância BetAngel vs Geek Toy. Por outro lado o Fairbot, eu que até possuo uma licença, é pouco ou nada personalizazel.

E pronto meus amigos, agora cabe a vocês analisar e decidir. Isto cada um sabe o que é melhor para si, eu tenho as minhas preferências claramente estipuladas. E se não existir GeekToy eu serei utilizador do Fairbot, e se não existir Fairbot eu irei para o Gruss e por aí adiante. O BetAngel vem no final da minha lista.

Não o digo por implicância, mas sim porque testei tudo o que é software, e durante períodos de tempo bem razoáveis. O BetAngel nunca me agradou. A par do BetTrader Evolution, são os piores softwares com que já trabalhei. Demasiadas desvantagens. Claro que se não existisse mais nada, seriam MUITO superiores a trabalhar no site da Betfair, como é evidente. Mas enquanto houver outras opções melhores, nunca considerarei o BetAngel.

Abraço para todos




10 comentários:

  1. Grande post

    De todos os softwares que testei o geek é sem duvida o que mais me agrada por todos os motivos que citas, o betangel é um software obsoleto que vive de fama e de grandes campanhas de marketing. Quanto ao fairbot o qual também possuo licença e falando apenas nos mercados de cavalos não o vejo ser mais rápido em relação ao geek, julgo que o geek tira vantagem na apresentação dos valores que são correspondidos instantaneamente o que para mim é bastante importante tanto em pré como em live. Resumindo o geek foi uma mina enquanto software grátis e hoje mantém-se como um dos melhores com um preço dos mais acessíveis.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por teres tido a paciência para fazeres o post que te tinha falado. É que eu estava mesmo a precisar de ver argumentos diferentes em relação a outros foruns que estão a promover o Bet Angel.

    Abraço

    Sérgio

    ResponderEliminar
  3. Olá Daniel,

    Bom trabalho. Uso exclusivamente o Geek Toy, já tentei usar o BetAngel e outros, mas não é a mesma coisa. Apesar da publicidade que alguns tentam fazer ao BetAngel, quanto a mim o Geek Toy também está muito frente.

    Cumpts



    mas já tentei usar outros softwares de trading como o BetAngel, mas a verdade é que para as minhas necessidades o Geek Toy está muito à frente.
    Pode ter o seu aspecto esquisito,

    De facto por mais que se tente publicitar o BetAngel, parece-me que o

    ResponderEliminar
  4. Oh Daniel.... o Gruss à frente do BetAngel ? :|

    Nunca vi um software com um interface tão mal construido... falta ali muito planeamento... parece que foram adicionando butões aqui e ali à medida que se foram lembrando. Um defeito daqueles gigantes é não poderes usar o interface ladder no software se tiveres o mercado ligado ao Excel, isto diz muitooooo sobre o pessimo design daquela aplicação.

    Cumps.

    ResponderEliminar
  5. encontrei este comentario no forum PR

    "EDIT: nao acho o GT uma m****, acho-o sim uma me*** quando comparado com o betangel!"

    o user é Daniel e diz "LIVE!! ANALISE, ANALISE, ANALISE, LIVE!!"

    És tu?
    É que sempre pensei que este user fosses tu, e agora (21 de Março) leio isto a dizer que o GT é pior que o Betangel.

    Entretanto mudas-te de ideias ou simplesmente o user Daniel nao és tu?

    ResponderEliminar
  6. Tiago: ? Não estou nem nunca estive registado no fórum PR, por isso não sou eu com toda a certeza, será provavelmente outro Daniel lol

    Anónimo: O Gruss também não é o meu software preferido, mas ainda assim acho-o mais funcional que o BetAngel, mas o post incidiu na comparação Geek Toy com BetAngel. Se tudo correr bem nunca vou precisar de utilizar mais do que o Geek ou o Fairbot.

    Cumps

    ResponderEliminar
  7. Aqui à uns tempos apareceu um tal de Diogo Ferreira no site do paulo a dizer exactamente tudo isto que colocaste neste post. Curioso...

    Mas o mais giro é que basta recuar uns post para ver prints do betangel lool

    Jorge Carvalho

    ResponderEliminar
  8. Pois amigo. É sinal que não sou único com esta opinião. E eu sei bem que não. Quanto a haver posts com o betangel claro que sim. Tanto eu como o joao testsmos o software. Eu estive quase um mês a trabalhar com ele. E isso ainda me dá mais legitimidade para falar coerentemente sobre ele.

    Abraços

    ResponderEliminar
  9. Bet Angel é superior ao Geek, não inventem se o preço fosse o mesmo não estávamos a especular, A conversa aqui so vai dar a escada e as outras coisas que o geek não faz que o bet angel faz so para lembrar "Soccer Mystic profit line" entre muitas coisas o problema é querem ganhar sem aprenderem a usar. Não concorde com muitas coisas colocadas no tema. Obrigado a todos.

    ResponderEliminar
  10. O Bet Angel é Superior a todos os programas de trade para a Betfair, quanto te referes a certos promenores sobre o Bet Angel é porque não conheces todos os promenores do programa. O português gosta tuido de borla ou mais barato e mal feito. Só para terminar eu não vejo o programador do Bet Angel a falar pelos foruns como faz o do Geek Toy se queres ser um bom trader entao tens que ter uma bom programa e o Bet Angel é isso mesmo.

    ResponderEliminar