sábado, 16 de junho de 2012

Euro 2012 - Dia 9





Estive em back à Rússia praticamente desde os 15 minutos até aos 35, mais coisa menos coisa, quando a Rússia acalmou o ritmo de jogo. Na primeira parte a Rússia fez 13 remates, contra 2 da Grécia. Marcou a Grécia, felizmente estava fora do mercado, até porque faltava apenas o apito do árbitro para o pessoal ir para os balneários.

Na segunda parte nem sequer me meti a inventar e saí oficialmente do jogo. Sempre que sinto perigo e insegurança nas posições prefiro ficar como espectador, e assim se evitam redbooks a longo prazo. É importante ter estas decisões; este jogo tinha potencial para se perder dinheiro. Se simplesmente ficamos fora estamos a tender para 0 nestas situações, e isso dá lucro!

Cumps,

Daniel

10 comentários:

  1. Daniel, também tive red neste jogo. Mas maior que o teu, em termos percentuais, também fruto dos maiores riscos que corri.

    Abri back à Rússia aos 20', estavam a cheirar o golo e a Grécia toda metida lá atrás... Ia fechar ao intervalo e a Grécia marca. Red de 60% da stake. Deveria ter feito como tu e fechado quando senti que o jogo acalmou, por volta dos 35 minutos como referiste.

    Na 2ª parte ainda pensei fazer back à Grécia a 1.85, visto que a Rússia apesar de ter bola não conseguia criar perigo e a Grécia, em contra-ataque, podia "matar" o jogo. No entanto nada fiz e assisti ao jogo fora do mercado.

    Ontem + Hoje = 0. Perdi precisamente o mesmo que ganhei ontem no jogo da França.
    Amanhã há mais ;)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Paulo foi exactamente por esse motivo que saí aos 35 minutos. A Rússia abrandou o ritmo e quando a bola tinha de ter entrado não entrou, ou seja, esse teu back teve EV+ a longo prazo, não duvides disso.

    No entanto deverias ter saído do mercado, mais que não seja aos 45 minutos, porque o intervalo era a qualquer momento e já tinha passado o auge dos Russos. Se o tivesses feito tinhas aumentado exponencialmente o teu EV, mas para a próxima vais-te lembrar do que aconteceu e não vais repetir o "erro".

    Amanhã não trabalho porque joga Portugal e ao mesmo tempo há outro jogo. Agora só no Espanha vs Croácia, provavelmente.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. qual o criterio de escolha quando tens 2 bons jogos ao mesmo tempo?

    ResponderEliminar
  4. Daniel, obrigado pela tua resposta.

    Sem dúvida que ao vir aqui relatar o que fiz e receber a tua crítica me vai ajudar IMENSO a evoluir e, tal como dizes, para a próxima provavelmente vou-me lembrar e não irei cometer o mesmo erro.

    Obrigado uma vez mais :)

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Se há algo que falho é neste aspecto.
    Ainda tenho a tendência a não aceitar reds e 'forçar' oportunidades daí para a frente para pelo menos conseguir o zero.

    Nunca me consegui ver livre deste problema. Apesar de saber que acontece não me consigo livrar que a perspectiva altere quando estou em red, vendo oportunidades onde elas não existem.

    Algum conselho?

    ResponderEliminar
  6. Tiago: É realmente chato quando há 2 jogos ao mesmo tempo. Normalmente escolho tendo em conta a liquidez (principalmente) e eventualmente um jogo que tenhas odds que considere boas, ou que tenha uma melhor ideia de como poderá ser esse jogo. Posso-te dizer que o próximo jogo que irei trabalhar, na segunda-feira, deverá ser o Espanha - Croácia porque temos uma equipa com boa posse de bola (embora não tenha gostado do jogo com a Itália, do que vi em diferido), e a odd pode pagar bem para um golo. Mas se o Itália - Irlanda tiver muito mais dinheiro acabo por escolher esse, desde que a odd não seja super baixa.

    Paulo: Obrigado pela participação. Uma regra de ouro quando estás em back/lay a alguém. Se se aproxima o intervalo a qualquer momento não vale a pena estares no mercado, se costumas fechar tudo ao intervalo. Neste caso as oportunidades passaram, a Rússia não marcou e a Grécia tinha um lançamento de linha lateral nos últimos instantes de jogo. ou seja ia ser a última jogada, era impossível (ou praticamente) ganhares com um golo da Rússia, mas era possível perderes com um da Grécia. Percebes o raciocínio? Não há qualquer EV em deixares a aposta aberta neste caso. No entanto penso que a altura certa para fechar foi quando a Rússia abrandou o ritmo de jogo. Abraço

    skit: Eu penso que o "segredo", ou pelo menos o que funciona melhor comigo é "esquematizares" uma mecânica de actuar no mercado sempre idêntica. Por exemplo:

    - 40% dos jogos têm o primeiro golo nos primeiros 20 minutos. Nos primeiros 20 minutos, exceptuando casos em que uma equipa tem a odd extremamente desajustada, vais perder cerca de 5% em média (em alguns casos até ganhas dinheiro) se estiveres em back a alguém. As odds não mexem muito nesse período. Ou seja, se vires que alguém está por cima no jogo e perto do golo fazes back, estando consciente que a única situação que pode ir contra ti é um golo da equipa que tu achas que está inferior. Se houver golo da tua equipa ganhas bem, se não houver golos pouco perdes. Se em cada um destes períodos de 20 minutos tu conseguires sempre identificar quem está mais perto do golo tens EV+. Umas vezes não acontece nada, perdes 5%. Outras vezes perdes 40% a 50% com um golo contra, e outras vezss, que se a tua análise for bem feita será a maior parte das vezes, ganhas 50%. Ou seja, se em cada 10 jogos acertares 5, e nos outros 5, 3 não têm golo e 2 têm golo contra ti tens EV.

    Agora muito importante: Se NÂO conseguires identificar supremacia de ninguém não entras e pronto, é menos um caso a longo prazo para o teu EV, evitas uma situação que não tens a certeza do que fazer, evitas igualar a taxa de golos marcados com a taxa de golos sofridos (ou até pode ser pior, teres mais golos contra).

    Isto é apenas um exemplo, é muito importante esquematizar-mos o nosso trading, criar mecânicas, percebendo muito bem como funciona o mercado, o que vai mexer e para onde se acontecer X, e quem está mais forte que quem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá gosto ver-te a falar de trading. Realmente tiveste demasiado tempo nos cavalos.

      O que confunde muita gente, e eu até, é a facilidade e simplicidade das tuas entradas.

      Por exemplo:

      Não tens nenhuma análise técnica do mercado antes de entrares, como por exemplo WOM? Correspondes à odd que está ou plantas a stake no preço que desejas.

      No outro dia vi um amigo que dizia que pedir ao valete para falar de hip-hop era o mesmo que pedir ao padre para dizer o pai-nosso. Posso fazer a mesma analogia a ti :).

      Continua a vir com os posts do género de cima. Muito bom mesmo.

      Eliminar
  7. Excelente explicação Daniel, obrigado pelo teu insight!

    ResponderEliminar
  8. Olá, eu fiz back ao over 2,5 com 20 euritos, mas não estava a ver o jogo, estava a fazer o outro. Tinha como meta fechar ao intervalo, mas veio o golito da Grécia e fiquei em red cerca de 3 euritos, simplesmente fechei. No polónia / Rep. checa fiz lay ao empate e estava a ver que perdia, foi golo e fechei logo.
    Daniel gostei da tua explicação ao Tiago.
    Hoje vou fazer, em princípio, lay ao empate ao Portugal / Holanda, prevejo golos.

    Bem haja

    Carlos Guerreiro

    ResponderEliminar
  9. "Se NÂO conseguires identificar supremacia de ninguém não entras " Nao entro em back, mas será q existe valor em fazer lay á equipa que nao domina,mas tb nao é dominada? a longo prazo será Ev+ ?
    Rui

    ResponderEliminar