terça-feira, 23 de agosto de 2011

Happy Dayz...

...with a small bank.



Como referi anteriormente, tirei os próximos meses para olhar para o futebol, com o objectivo de no futuro rentabilizar melhor o meu tempo (e horário), trabalhando menos e ganhando mais. No entanto, quase sem querer, até tenho investido mais no ténis, desporto que confesso não ser grande conhecedor mas curiosamente até me tenho sentido mais confortável a tradar este desporto que o futebol.
Comecei a sério aproximadamente há uma semana atrás, reduzindo a minha banca para apenas 300€ e as coisas não podiam estar a correr melhor, o lucro, que tenho levantado de 300 em 300€, já vai quase em 1000€, sendo o ténis responsável por cerca de 75% deste lucro. Uma coisa que me tem espantado bastante é a elevadíssima liquidez que o ténis tem, mesmo em mercados mais pequenos como é o caso deste onde entrei há uns minutos atrás:


Sinceramente nunca ouvi falar destes jogadores. No streaming, o jogo estava a dar num campo que parece o campo de ténis aqui ao pé de casa, com meia dúzia de pessoas a bater palmas. No entanto 1M já tinha sido correspondido. Usei stake de 300€ que entrou sem problema, para um lucro de 33% com base apenas no que se passava no jogo, pois como referi, nunca ouvi falar destes dois, perdoem a minha ignorância.

Após fechar a minha posição, resolvi espreitar o mercado em que estou de férias, os cavalos. Fazer uma ou duas corridas era o meu objectivo, só mesmo para desenferrujar. Felizmente calhou-me logo um mercado de gala, e com a minha pequena banca de 300€ fiz uma green digna da minha anterior banca de 3.000€:


O lucro resultou de um drift forte no favorito, e como podem ver em baixo, não precisamos de abrir e fechar muitas posições para lucrar nos cavalos. Às vezes ajuda bastante se mantivermos as coisas simples.


Apesar de ainda ter pouca experiência no futebol e no ténis, tenho sentido que a experiência como trader nos cavalos tem valido muito para estes mercados, no que toca a analisar as coisas com frieza, sem me deixar afectar pelas emoções, e estar à vontade com as perdas. Para concluir, já há muito tempo que não usava uma banca tão baixa para fazer trading. Como podem ver, a taxa de rentabilidade pode subir bastante quando usamos bancas mais pequenas, pois entramos e saímos do mercado mais rapidamente, temos maior probabilidade de conseguir bons preços, e para quem não está habituado a valores maiores, psicologicamente pode ser mais tranquilo. Se estão a aprender, não vale a pena carregarem forte a vossa carteira da Betfair para suportar a ansiedade de fazer bons lucros rapidamente. Comecem por baixo, vão construindo aqui, levantando ali, sempre tranquilos. E, mais importante ainda - algo que aprendi recentemente ao me introduzir em trading no futebol e ténis - divirtam-se no processo.

9 comentários:

  1. Very well done!!!
    Folgo em ver que te estás a adaptar ao ténis tão positivamente!

    Continua assim ;)

    ResponderEliminar
  2. @skit é a beleza do trading. no inicio é muito difícil mas torna-se fácil assim que se adquire o mindset correcto para o trading (disciplina, gestão de banca, tolerância ao risco, etc. etc.)

    @rikardoGoulart, obrigado! agora entendo o hit ratio tão alto de ti e de outros traders de ténis, é de facto um excelente desporto para trading, é mais fácil gerir a banca e é mais previsível que o futebol. ainda é muito cedo para tirar conclusões, mas não vou negar que está a superar bastante as minhas próprias expectativas, mas nestas coisas tem que se ir com calma. tenho aprendido bastante também com as tuas análises pós-jogo, dá para perceber até que temos formas idênticas de trabalhar os jogos. e parece que finalmente vieste para ficar, por isso digo o mesmo...keep it up ;)

    ResponderEliminar
  3. se puderem dar umas dicas de como analisam o mercado ( tenis, neste caso) seria uma ajuda para os mais novatos...

    ResponderEliminar
  4. Já agora, podias falar sobre o STJ (sportstradingjourney.com) onde penso que estás inscrito? Uma pequena "review" do serviço?

    ResponderEliminar
  5. Boas João, tenho seguido o vosso blog e desde já os meus parabéns pelo vosso trabalho e por partilharem a vossa experiência...

    Em relação a este post, tenho uma questão a colocar relativamente à parte do ténis...

    Tenho noção que a tua banca é bem maior do que 300€, mas dado naquele momento estares a trabalhar com uma banca de 300€, não foi arriscado demais entrar logo com 100% da banca?

    Eu também costumava trabalhar com a banca quase toda (falando do futebol, que é onde mais trabalho), até ao dia em que foi-se tudo de um momento para o outro...

    Agora tento entrar com 10% ou menos da banca, para poder ter margem de manobra...

    Qual a tua opinião?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo: Eu é que sou muito bom no ténis. Cada tiro cada melro, não percebo nada daquilo. É o meu 2º desporto favorito, sei como o mercado se mexe, mas não tenho a mínima noção do que fazer durante o jogo lol Por isso os meus parabéns a quem consegue lucrar por ali, gostava de o conseguir porque é um desporto que mexe com imenso dinheiro e há quase todos os dias! Por isso só o João te poderá ajudar em relação ao que fez.

    skit: Posso responder pelo João. Para quem está interessado em trading nos cavalos acho que é quase um must-have. Não te vai dar Holy Grails, mas vai-te fazer ver várias coisas de outra forma e talvez melhorar o teu desempenho. Eu pessoalmente recomendo.

    Hélder Melo: A noção de banca é sempre relativa. Imagina que tens 100 mil €uros na conta bancária e tens 2000€ na Betfair. Vais levantando os lucros e vais depositando quando um jogo corre mal, para ficares sempre com os 2000€ que arriscas em cada sessão. Qual é a tua banca? 100 mil €uros ou 2000€? O importante é sabermos bem que valor estamos a arriscar perder num determinado trade, independentemente da banca que temos na betfair. Se tivermos EV+ a longo prazo e precisar-mos de mais dinheiro depois de uma perda, deposita-se, continuas em lucro na mesma.

    É pelo menos esta a minha forma de ver as coisas. O Joao tem 300€ de banca, provavelmente nem sequer arrisca essa quantia toda no jogo, mas se precisar deposita.

    ResponderEliminar
  7. Hélder, o que eu aconselho a quem está a aprender é exactamente o que fizeste - depositar um valor mínimo (entre 20 a 50€), esquecer que esse dinheiro existe, e nunca arriscar mais que 5 a 10% do valor da banca.

    Ainda que já tinha tradado no passado alguns jogos de ténis e de futebol no passado, ainda estou obviamente a aprender, no entanto a minha experiência no trading em geral permitiu-me usufruir de alguns "luxos". Deixo aqui o meu plano de gestão de banca que não aconselho aos inexperientes:

    - Decidi numa primeira fase depositar 300€, valor resultante de um dia de lucro nos cavalos, aproximadamente.
    - No ténis, entrava com a banca toda e tinha um stop loss de 100€
    - No futebol, não arriscava mais que 100€.
    - Se a minha banca ficasse reduzida a, por exemplo, 200€, ou mesmo 100€, é com essa banca que trabalhava.
    - Se chegasse aos 300€ de lucro, levantava.

    Após levantar 3x300€, estou neste momento a elevar a minha banca até 2.000€, mas o valor com que entro no mercado mantém-se. Se chegar aos 2k, logo se vê.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado João e Daniel pelas respostas!

    Espero continuar a aprender com vocês.

    ResponderEliminar