sexta-feira, 23 de março de 2012

Plain Strategies

 Achei que o tema lançado pelo fechas, num comentário, serve perfeitamente para um post no blog. Ele perguntou o que eu achava das plain strategies. Aqui vai.

Acho que as plain strategies existem sim, mas há 3 aspectos importantes:

1- São guardadas a 7 chaves, não as vês em fóruns nem sites

2- Estão quase sempre condenadas a longo prazo, porque o mercado vai-se aperfeiçoando, mesmo que isso demore 5 anos

3- Não tenho dúvidas que se têm de adaptar a determinados tipo de jogos, e só por causa disto deixam logo quase de ser plain strategies.

Por exemplo, se me perguntarem se é possível ter EV+ com a técnica do Lay Draw, sim é. Fazendo sempre o mesmo, lay ao draw de início e esperar por um golo. Fazer isto em todos os jogos tenho a certeza que não dá EV+, mas se fores bom a escolher os jogos consegues criar EV+. Não deixa de ser uma plain strategy, usas sempre o mesmo, mas ao escolheres os jogos é que determinas o teu EV.

Quem ganha dinheiro com bots, fá-lo com bots avançados que conseguem correlacionar montes de parâmetros, e que só entram em acção se determinado factor X ocorrer.

Por exemplo um bot que detecta 3 preços de uma equipa a serem comidos em 2 segundos em sentido ascendente, consegue interpretar que a equipa está a sofrer um ataque ou que o seu preço não está justo. Mas isto ao mesmo tempo não é uma plain strategy, porque embora mecanizada, depende de outros factores para entrar, que com um bot avançado se podem detectar.

Se considerar-mos isto uma Plain Strategy então eu também uso várias. Uma delas é a que vocês ja leram num post anterior, de analisar a probabilidade de um Livre/canto dar golo de acordo com o jogador/equipa, e analisar o movimento de odds que há nesse lance. Se o movimento for demasiado grande, então eu faço lay ao livre/canto e ganho com isso a longo prazo. Se o movimento for grande, mas o marcador tiver uma eficácia tremenda (Senna, Xavi, Susaeta) então eu não entro. Há muitas outras técnicas que uso, mas todas elas dependem do que está a acontecer no terreno, por isso depende da interpretação de cada um achar que isso são plain strategies.

Estratégias que são efectuadas sempre da mesma forma em todos os mercados que vão ao vivo na Betfair, mesmo que não se esteja a assistir a transmissões, isso já acho mais complicado. Não nego a sua existência, porque nem eu nem ninguém sabe o que os milhões de pessoas que estão na betfair fazem. Posso garantir que eu e o João não dependemos desse tipo de trading. De resto se eu dependesse de uma forma fixa de trabalhar jamais me dedicaria a tempo inteiro a isto. É um risco enorme tendo em conta a constante evolução dos mercados.

Cumps

2 comentários:

  1. Boas Daniel,

    Vou fazer a assunção de que uma plain strategy é implementada por um ‘bot’. Caso não seja, assumo que a pessoa tem a capacidade de execução semelhante ao de um 'bot'. De qualquer modo, a utilização de ‘bots’ permite:

    - Backtests com um elevado grau de rigor
    - Extrapolar com maior facilidade o W/L, a ‘expectancy’, o average win, average loss, entre outras métricas
    - Colocar de lado o factor (ou erro de execução) humano

    Compreendo a tua opinião sobre o perigo de depender de uma estratégia destas, que pode deixar de funcionar de um momento para o outro. Mas creio que tem tudo a ver com o grau de conforto e compromisso, tanto financeiro como emocional. Para muitos torna-se mais fácil aplicar dinheiro num método que permitiu ser testado mecanicamente, e deixar um ‘bot’ tratar da execução com frieza suficiente, independentemente do ganho ou perda do momento. Um método subjectivo de análise e execução dá muito menos confiança a um possível apostador, visto que só com o tempo, a tentativa e erro, e a aprendizagem contínua é que poderá provar o seu sucesso a longo prazo.

    Muito honestamente, creio que com a eficiência de informação que existe nestes mercados (todos vêm o jogo de futebol, com maior ou menor delay, mas com a mesma qualidade de informação), e juntamente com a limitação de liquidez existente na betfair, torna-se muito difícil obter retornos tão interessantes como aqueles que uma análise humana permite. Infelizmente será mais comum ver pessoas ganharem dinheiro ao vender os seus bots a outros do que ganharem dinheiro com a aplicação destes nos mercados.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Duas excelentes opiniões :)

    O teu 3º ponto daniel é o calcanhar de aquiles das minhas 2 PS...logo ao corrigi-lo, deixam de ser PS lol....

    Muito bom mais uma vez! Continuem com o bom trabalho!

    ResponderEliminar