terça-feira, 7 de agosto de 2012

Pospisil x Seppi

Vocês pediram, então cá vai:

Pospisil x Seppi. Não conhecia o Pospisil, o Seppi tinha-me impressionado pelas suas performances na época de terra batida, principalmente no torneio de Roma. Odd de 1.45 pré-jogo.

1º Set

A esta altura senti o Pospisil muito preso e defensivo e um Seppi muito pressionante, a deixar respirar pouco o seu oponente. Alguns erros iniciais elevaram a odd do Seppi a 1.7. Senti-me tentado em fazer back a esta odd, mas o jogo ainda estava numa fase inicial, por isso preferi aguardar que a odd subisse ainda mais ou que o jogo desenrolasse mais para eu fazer um melhor reconhecimento. A odd nunca mais subiu e Seppi venceu o 1º set com relativa facilidade.

2º Set

Ao inicio achei que o Seppi iria vencer o segundo set com ainda maior facilidade e por isso fiz back a +/- 1.28 (Odd relativa superior a 2.0) mas não estava a gostar da crescente dificuldade do italiano em fechar o seu jogo de serviço com alguns erros, por isso fechei ligeiramente acima com uma red mínima. Ao reparar que essa tendência continuava, fiz lay ao Seppi que com o drift transformei a red mínima numa green de cerca de 10-15%.

3º Set

Entrei após Pospisil conquistar o break, pois achei que a odd tinha descido demasiado e por isso fiz lay ao Pospisil (1.37). No entanto a fraca performance do Seppi teimava em não desaparecer e fechei mais abaixo, perdendo a green quase toda.
Na fase final do set, o Seppi parecia-me estar com um ténis um pouco mais sólido e tendo em conta que a odd do Pospisil ainda estava mais baixa (1.17), e sabendo que iria subir muito caso o italiano recuperasse o break, fiz lay a contar com uma melhor performance do Seppi e com algum nervosismo do Pospisil para fechar o encontro. Tal aconteceu para uma green perto dos 35%.

***EDIT***

Fiz também uma parte do Baghdatis x Berlocq. Não foi preciso ver muito tempo do jogo para perceber que a odd de 1.26 tinha valor porque o jogo estava equilibrado. Fechei a +/- 1.65 pois já estava mais perto da odd justa naquele momento. Depois com as horas já não consegui ver mais o jogo e fui dormir. Não sei se houve mais oportunidades mas o Baghdatis ganhou, não devem ter havido muitas mais.

7 comentários:

  1. Eu andei a inventar imenso neste jogo. No primeiro set estava mesmo convencido que o Seppi estava a jogar melhor e abri o back a +/- 1.55. Podia ter fechado logo no início do segundo set com um green de 40% mas depois comecei a ser parvo. Não fechei a 1,17 porque continuei a ver o Seppi com um jogo mais forte, apesar dos erros que entretanto passou a cometer. No terceiro set, depois de Seppi levar o break, fiquei a olhar para um red gigante (20 ou 30%) a pensar no que fazer. Esperei mais um pouco e já na parte final acrescentei um lay ao Pospisil a 1.09. Seppi deu a volta, voltei a um grande lucro. Acreditei que Pospisil ia vacilar no tie break por ser mais inexperiente e não fiz hedge. Reduzi a responsabilidade e acabei por ter uma red mínima no tie break.
    Resumindo: por tantos erros básicos que cometi, acho que até tive um red pequeno... enfim.

    ResponderEliminar
  2. Boas. Se me permitires que identifique aí alguns erros na tua sessão de trading

    - Analisaste bem o jogo mas não tiveste em conta as odds. Eu não gosto de fazer backs abaixo de 1.7 /1.8 (odd real ou relativa) no ténis, mas até se aceita o 1.55 ao Seppi porque realmente estava bastante por cima. No entanto o 1.17 já não tinha qualquer valor - tinhas que fechar.

    - Demasiado tempo de exposição, principalmente em Red. O ténis é um desporto que pode mudar bastante. Pelo que percebi deixaste a tua posição aberta do 2º ao 3º set. Nunca se deve fazer isso, cada set é um jogo diferente. Muitas vezes os jogadores "desistem" de um set para voltar em força no set seguinte, outros desmotivam te-lo perdido e ainda jogam pior, outros relaxam porque ganham e vão-se abaixo. É uma incógnita...

    - Apostar no tie-break: Não vou dizer que é errado, eu especialmente não gosto. É muito tentador tanto movimento em tão pouco tempo, mas o tie break é também outro jogo, porque emocionalmente é completamente diferente jogar um tie break que um jogo de set. E um tie break é demasiado curto para analisar o comportamento dos jogadores nesta situação específica. Só o faço quando as odds me oferecem pouco risco (claro favorito com odds baixas mas o jogo está equilibrado, por exemplo).
    De qualquer forma tiveste azar, poderia ter ido para qualquer lado e a certo ponto, com tantos match points falhados, também achei que iria acabar no lado do Seppi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela ajuda João. Concordo com tudo o que disseste e por isso é que disse logo que tinha feito vários erros básicos que também não costumo fazer. Em relação aos teus pontos:

      - eu ainda aceito fazer backs até 1.40-1.45. Abaixo disso, só entro se vir valor no lay ou então em situações muito excepcionais. É claro que devia ter fechado a 1.17 só que deu-me para a parvoíce a altas horas da noite...

      - tens toda a razão quanto ao tempo de exposição. Foi mais um dos erros básicos que também não costumo fazer. Mesmo assim, apesar desse erro, fui ajustando a posição, comendo uns ticks aqui e ali, acumulando o lucro só de um lado e reduzindo responsabilidade, mas sem nunca fazer o hedge.

      - Eu tenho sempre muito medo de entrar nos tie breaks por esse mesmo motivo. Ontem o jogo acabou já perto da 3h da manhã. Acho que senti a necessidade de justificar o tempo gasto com um belo green... mais um erro básico.

      Mais uma vez, obrigado pela ajuda João.

      Abraço

      Eliminar
  3. Mais um GRANDE Post!
    Muito obrigado João!
    Era a isto que me referia no outro comentário que fiz, simplesmente fabuloso!
    Continuação de bons trades!
    JPS

    ResponderEliminar
  4. João,
    Apenas uma dúvida de principiante, qual a diferença entre a odd real e a relativa nomeadamente neste post quando dizes que fizeste back a +/- 1.28 (Odd relativa superior a 2.0)
    Abraços,
    Lopes

    ResponderEliminar
  5. Lopes, lê este post

    http://valoresperado.blogspot.pt/2012/04/djokovic-x-nadal-odds-relativas.html

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande post sem dúvida. Tinha lido isto à uns meses e já não estava a associar. Sem dúvida informação preciosa e a reter para futuro.
      Abraços,
      Lopes

      Eliminar