segunda-feira, 27 de agosto de 2012

US Open





Está aí o US Open. Djokovic é dado como favorito, mesmo depois do que se passou no ATP 1000 de Cincinatti. Vamos assumir que aquele 1º set contra o Federer não é algo expectável no sérvio e que um tenista de 25 anos tem mais vantagem que um tenista de 31 anos numa prova a 3 sets, por isso aceita-se o favoritismo.
Del Potro mesmo com a lesão no pulso esquerdo produziu um ténis bastante agradável e parece estar em forma. Vamos esperar que a lesão esteja 100% ultrapassada e que a forma se mantenha.
John Isner jogou contra o Berdych na final deste torneio ATP 250 que decorreu agora. Não tive muito atento ao torneio, mas do que vi, ambos estão de volta à boa forma. O Isner parece-me estar com o serviço bastante afinado e o Berdych parece estar a recuperar a forma, apesar de a sua confiança ainda não estar lá no pico. Quem viu o Tie-Break do 3º set na final viu a forma incrível como o Berdych perdeu o Tie-Break. Será que a sua confiança vai ser afectada com esta final perdida?
Tommy Haas e David Nalbandian são os dois veteranos que me têm surpreendido com o excelente ténis e a garra que ainda libertam nos courts. Mas a idade não perdoa, e num jogo a 3 sets já se sabe que a resistência física não favorece os jogadores mais velhos. Richard Gasquet apesar de ser novinho, parece sofrer do mesmo problema. São três jogadores com excelente nível de ténis mas pode acontecer irem abaixo depois de estarem a ganhar 2-0 ou 2-1.
Stanislas Wawrinka produziu o seu melhor ténis que vi nos últimos tempos em Cincinatti. Acho que às vezes sofre de problemas de confiança, e vi com alguma frequência o homem perder jogos depois de vários match points à sua disposição.

Para quem apostar neste torneio, bons greens.

8 comentários:

  1. João, quando referes que o Novak tem vantagem em jogos a 3 sets por ter 25 anos julgo que querias dizer 5 sets. Quando falas do Haas e do Nalbandian também dizes 3 sets quando querias certamente dizer 5.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Disse 3 porque o vencedor tem que vencer 3 sets. Não tem que ser necessáriamente 5 sets porque pode ficar 3-0 ou 3-1. abc

    ResponderEliminar
  3. entao e o murray? O rapaz este ano ate esta a surpreender

    clrocha

    ResponderEliminar
  4. A meu ver, parte da justificação para o Djokovic ser dado como favorito neste momento passa por ser extremamente provável que marque presença na final, uma vez que na sua metade do quadro a maior ameaça será talvez Ferrer, sendo que mesmo o espanhol dificilmente criará grandes dificuldades ao sérvio.

    Já no que diz respeito a Murray e Federer não é tão certa a sua presença nessa mesma final, precisamente porque provavelmente terão que se enfrentar nas meias. É perfeitamente possível que o Djokovic vá à final com um deles e não seja considerado favorito.

    ResponderEliminar
  5. clrocha, não posso falar de todos os jogadores. Até agora só vi o Murray jogar bem no estádio onde ele tinha a obcessão de ganhar que era em Wimbledon. Não podemos ignorar o resto da época, e não sei bem que Murray vamos apanhar neste US Open

    Double-R, o Djokovic vai ser considerado favorito jogando contra quem for, mesmo contra o Federer, quanto mais o Murray. A odd do Djokovic contra o Federer na final de Cincinatti era a ridícula 1.6, portanto está tudo dito.
    Já vi que toda a gente está com a fezada toda no Murray porque ganhou a medalha, mas vamos com calma... no lado do Djokvic está o Del Potro...

    ResponderEliminar
  6. Eu não pretendi dizer que o Djokovic não seria considerado favorito na final (provavelmente sê-lo-á). O que quis dizer é que estas odds, nomeadamente as do Murray e do Federer, estão inflaccionadas por estes terem que se enfrentar (em princípio) nas meias-finais.

    Em relação ao Murray creio que tudo depende um pouco da forma como está ou não recuperado da sua lesão. Se estiver a 100%, creio que pode ser efectivamente um forte candidato à vitória. Bateu tanto Djokovic como Federer recentemente, ambos à melhor de 5 sets (já para não falar da medalha), pelo que a sua confiança nunca esteve concerteza tão alta. Se será ou não suficiente, veremos..

    ResponderEliminar
  7. eu nao tenho grande fe no murray sair votorioso no us open. Mas este ano acho que esta melhor para fazer um bom torneio porque wimbledon o ajudou a ganhar confiança... A parte má dele é o factor psicologico e ter ganho a medalha pode lhe ter dado confiança. Vamos a ver o que ele vai dar - estou so a especular lol. O nole pode ser que faça como em roland garros. Nao jogou no seu melhor mas la chegou a final

    clrocha

    ResponderEliminar
  8. Ok, como disseste "É perfeitamente possível que o Djokovic vá à final com um deles e não seja considerado favorito." foi isso que eu entendi. Quanto ao Murray, não sei mesmo o que esperar dele...

    ResponderEliminar