quinta-feira, 19 de abril de 2012

A arte de não jogar sempre bem


Lembro-me ainda, quando era novo, de ver Vegeta estupefacto com o facto de Songoku, que aparentemente um guerreiro inferior com força de combate de aproximadamente 2.000, em certo momento conseguia subir a sua força de combate. 5.000, 10.000, 20.000. Até Vegeta pisar o seu dispositivo ocular: "É inútil. Ele consegue subir a sua força de combate quando precisa. Este dispositivo não nos serve de nada".

Assim me parece ser o Djokovic de 2012. Ainda não sei se o Djokovic está ou não está muito pior que na época passada. A verdade é que tem ganho, e acabou agora por ganhar uma partida aparentemente complicada a Doglopolov. Vou ser sincero, só vi e fiz o 3º set.  O scoreboard só me deixa supor que o sérvio esteve horrivelmente mal no 1º set, e ao seu nível no 2º set.

O terceiro set foi equilibrado e voltou a acontecer aquilo que tenho visto de Djokovic este ano. Final de 3º set contra Juan Monaco, tie break contra Andy Murray, final de 3º set contra Doglopolov. Sempre no momento decisivo do jogo parece que a força de combate do Djokovic sobe em flecha - quando parece que está a fazer um jogo mau.

Cheguei a estar em lay a 1,3 ao Djoker, mas aquele 40-40 depois do 40-0 foi suficiente para inverter a minha posição para apenas o resto de jogo de serviço do Doglopolov que faltava. Arriscaria 15 ticks para ganhar 30. Um dos momentos de mais valor no ténis para mim é quando percebemos que a probabilidade do break de serviço é tão ou maior que o inverso. Porque arriscamos menos para ganhar mais - com a probabilidade do nosso lado.

Estou curioso para ver o resto de época do Djokovic. Será que ele está mesmo muito pior ou será que ganhou maior capacidade para gerir a intensidade do seu jogo? Uma coisa é certa, pelo que parece Djokovic festejou de forma bastante efusiva esta vitória e segundo o comentador, chegou mesmo a chorar. Isso já não é de todo normal.

EDIT: Soube agora pelo Vizouk que o avô do Djokovic faleceu, daí a forma como ele festejou no final do jogo. Obrigado Vizouk.

4 comentários:

  1. O avô dele tinha morrido suficiente para entrar em lay pre live e começar a partida com 5 ticks ganhos. Ele estava um pouco instável mas esse foi o ponto de viragem e voltei a entrar a favor do novak djokovic a 1.30

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que o avô dele tinha falecido, os comentadores não disseram nada. Bem nesse caso, tivemos ambos a mesma leitura de mercado ;)

    ResponderEliminar
  3. Joao um pro como tu tinha que saber da notica da morte da avó.Repara a odd do djoko chegou a bater no 1.8 quando perdeu o primeiro set porque parecia que nao estava em campo!Eu nao entrei neste jogo porque repara se ele continuar no torneio nao pode ir ao funeral da avó.eu nao consigo saber o que vai na cabeça dele!Acho que ganhou e bem mas se visses o primeiro set acho que vou demasiado arriscado da tua parte

    ResponderEliminar
  4. Anónimo como é óbvio, mortes de familiares de jogadores não são coisas comuns e não é algo que procure saber insaciávelmente antes de fazer um jogo.
    Além disso o que significa para o Djokovic perder o avô para o jogo? Vai jogar mal e vai estar desconcentrado? Vai jogar melhor para honrar o avô?
    Garantes-me que o mau set que ele fez têm a ver com a morte do avô? Há semanas o Djokovic fez um péssimo jogo contra o Isner, morreu alguém da família dele?
    Se o Djokovic não quisesse jogar nem ganhar hoje teria desistido do jogo - puramente simples.
    Um profissional como eu vê o jogo e vê probabilidades. Não preciso de saber se morreu o avô, o cão ou o papagaio. Independentemente de qual for a razão, se um jogador estiver a jogar mal e a odd estiver interessante, faço lay.

    ResponderEliminar