terça-feira, 24 de abril de 2012

Barcelona vs Chelsea


Hoje há 2 cenários a reter em relação a este jogo. Como sabem (e bem lol) sou um admirador nato do futebol praticado pelo Barcelona, do mais belo do ponto de vista táctico e técnico que já vi no futebol.

No entanto, do sucesso ao fracasso por vezes a distância é mais pequena do que pensamos.
Para este jogo aconselho a considerarem analisar a forma como joga o Barcelona. Se o Barcelona jogar com 2 homens colados às linhas laterais (Dani e Tello) como fez contra o Real Madrid, então nem tenho dúvidas em achar esta odd baixa.

Quando o Barcelona tem os jogadores distantes uns dos outros fica uma equipa mais "banal", sem soluções face a um adversário fechado. Aqui é que está o problema. Há muitas equipas que jogam com homens colados às faixas e com os jogadores distantes uns dos outros, mas ninguém espera que essas equipas tenham 72% posse de bola, 24 remates e 14 títulos nos últimos anos. Isto é o Barcelona, ou seja, muralhas defensivas é o que eles mais vão apanhar. Sendo assim não podem de todo abdicar da sua identidade, de ter os jogadores muito próximos uns dos outros, trocar rapidamente a bola, não apostar em jogadas demasiado laterais, etc.

Se o Barcelona jogar à Barcelona então temos uma odd normal, num jogo em que mais tarde ou mais cedo aparecerá um golo. Se jogar como no Sábado contra o Real Madrid, desobedientes à sua filosofia, ai isso tenho a certeza que a bola não vai entrar nem conseguirão criar chances claras de golo.

Não vou trabalhar este mercado, mas se o fizesse as minhas posições iam depender do que referi. Se visse Tello e Dani abraçados à linha lateral, faria lay imediatamente. Se vir Alexis em campo, perto de Messi, Dani a fazer movimentos interiores (como o Maxi Pereira tanto gosta de fazer), jogadores a formarem triângulos no campo com uma distância mínima entre eles, então aguardaria por uma subida de odds do Barcelona e faria back imediatamente. Digo subida, porque não tenho por hábito fazer back a odds tão baixas, não quer dizer que não tenham valor, simplesmente não se enquadra no meu perfil.

É esta a minha análise para este jogo.

Abraços

5 comentários:

  1. Daniel, acho que as ultimas duas partidas do Barcelona foram parecidas: muitas tentativas pelo meio sem sucesso e poucas investidas pelas laterais.

    Nao acredito que eles vao insistir nisso e o Chelsea fora de casa nao sabe se defender muito bem.

    Se pudesse arriscar um placar, diria 2 x 0 pro Barça.

    Aguardemos..
    abraço

    ResponderEliminar
  2. O Problema às vezes nem é devido a jogarem pelo meio ou pelas laterais, mas sim a distância entre os jogadores. O Barcelona contra o Real prendeu o Daniel e o Tello à linha e perdeu com isso. Se jogarem pelas alas, mas sempre com 2 ou 3 jogadores para rodar a bola, tudo bem. O mesmo se aplica na zona interior. Se jogarem pelo meio, mas incorporarem o Dani mais Messi, Alexis, Iniesta, nesses movimentos, tudo bem. Agora se afastarem os jogadores não vão marcar, estou convicto disso! Abraço

    ResponderEliminar
  3. Adeus à melhor equipa...perder com este chelsea..numa semana dizem adeus a tudo...

    ResponderEliminar
  4. Olá, eu já sigo o teu blog e deixa-me dizer-te tiro o chapéu à tua capacidade de análise das equipas, do desenrolar do jogo e, muito importante, das odds. Eu ando nisto há mais de 2 anos e os meus ganhos não são consistentes e esta variação tem uma explicação: CONTROLE EMOCIONAL, nada mais. Consigo analisar e prever o que vai acontecer com uma taxa de sucesso bastante simpática, mas, há sempre uma mas, de um momento para o outro "invento" e lá vai o que ganhei.
    Fecho este comentário enviando os parabens por este espaço e agradecendo umas "dicas" que tens dado.
    Nota: agora ando no correct score, a aprender, claro. Qual a tua opinião sobre a técnica(D.Pedro)?



    Cump,

    Carlos Guerreiro

    ResponderEliminar