segunda-feira, 2 de abril de 2012

Adapt & Survive


Adapt & Survive, nome do blog do Sam Wilson, talentoso trader de pre-live e live de cavalos. Sempre achei este o mais brutal título de um blog de trading, que demonstra exactamente a essência desta profissão - a capacidade de análise e adaptação aos mercados para sobrevivermos (más notícias para vocês, caçadores de estratégias fixas).

Enquanto o primeiro set do Djokovic x Murray foi relativamente fácil de ler, tendo eu aproveitado o primeiro break do Djokovic, o segundo set foi um autêntico "pain in the ass". Enquanto que, aos bocados, o canto inferior esquerdo do meu ecrã mudava de tom verde para vermelho, eu pensava para mim mesmo se estava a ver uma final entre os Nºs 1 e 4 do mundo ou se aquilo era um ATP 250 qualquer entre dois "anónimos" que dão uns toques.

Foi aí que aquela coisa que falam de "não fazer nada é já fazer alguma coisa" fazia todo o sentido naquele jogo tão aleatório como o sorteio semanal do euro-milhões.
Eu pessoalmente tenho dificuldades em não fazer nada. Quer dizer, posso estar com a mão afastada do rato, mas não posso ficar simplesmente a olhar para o jogo à espera que aquela desgraça mascarada de final de um ATP 1000 se tornasse numa tendência forte para alguém. A minha cabeça raramente está parada.

Então fiquei a olhar para o mercado, e aqui e ali vi situações que claramente tinha as odds a meu favor, independentemente do que ia acontecer a seguir. Fazia-me sentido. Comecei a abrir posições sem ter a mínima ideia do que ia acontecer a seguir. A perder pouco quando perdia e a ganhar bem quando ganhava. 

Mais do que o anular da red e o regresso à green, é sempre bom acrescentar ideias ao nosso arsenal. Nada que não vá acontecer mais vezes no futuro, seja em que mercado for. "Adapt & Survive"

PS: Não se iludam com a vitória do Djokovic, ele não é o mesmo que o ano passado. Quem viu o jogo contra o Isner, o Monaco e o Murray hoje, sabe isso. Esta vitória vai dar confiança aos apostadores e os preços do Djokovic vão estar baixos, podem dar boas oportunidades. Intermitente também continua a Sharapova. Entre o brilhante e os erros não forçados incompreensíveis.

2 comentários:

  1. Os últimos 3 jogos do Djokovic revelaram uma tendência, despacha facilmente o 1º set e depois mostra dificuldades no seguinte.

    Provavelmente algum tipo de problema psicológico...

    ResponderEliminar
  2. O nole agora parece que gosta de entrar a matar e depois a energia para o segundo set vai-se... Aconteceu o mesmo nos 2 jogos anteriores. E neste torneio, para alem da inconstante sharapova, a azarenka tambem teria sido uma boa escolha para o lay no jogo contra a bartoli (nao vi o jogo mas perdeu 2-0). Quando jogou contra a cibulkova mostrou sinais de cansaço. Ja eram muitos jogos seguidos...

    clrocha

    ResponderEliminar