sexta-feira, 6 de abril de 2012

A posse de bola não é tudo

Principalmente quando é conquistada demasiado atrás, com a equipa a perder o jogo.

É esta a grande lição do jogo que trabalhei, Swansea vs Newcastle.

O jogo começou praticamente com o 1-0 do Newcastle, e com o mercado suspenso (algum problema técnico na betfair). Depois disso analisei o jogo e conclui o habitual nesta equipa do Swansea. É uma das equipas Europeias com mais posse de bola, o problema é a execução técnica no que a drible, remate e passe no último terço diz respeito. A filosofia, identidade e mentalidade de jogo estão todas lá, mas sem as outras vertentes não há milagres.

Se eu pegar em 11 jogadores, eu consigo fazer com que eles circulem a bola com segurança, muito mais quando o adversário joga mais encostado à baliza. O problema é conseguir-se criar linhas de passe no último terço, passes que rasguem e isolem jogadores, criar mobilidade e movimentações específicas no ataque que proporcionem ocasiões de golo a poucos metros da baliza. O Swansea não consegue fazer isto, apesar de dominar claramente o conceito de posse territorial e pressão alta.

Sendo assim, para mim o preço do Newcastle a 1,8 constituiu um preço de valor. Pelo menos até eu perceber que hoje o Newcastle nem contra-atacar queria. O meu raciocínio levava-me para o back ao Newcastle porque conheço bem as suas transições rápidas, e a letalidade dos seus 2 avançados Africanos, Papiss Cissé e Ba.

Sendo assim optei por não fazer absolutamente nada durante quase toda a partida. Percebam que por vezes é o melhor a fazer, estar quieto.

Assim que vejo o Newcastle a criar mais lances de contra-ataque não hesitei em carregar forte, o preço desceu muito rapidamente em poucos minutos, e foi daí que veio o meu lucro. Frisar que não estava no mercado na altura do 2-0 do Newcastle, não lá consegui estar por 1 segundo exactamente. Acontece, ontem também perdi um golo do Raúl porque tinha acabado de fechar o mey lay ao Bilbau 4 segundos antes. São situações que acontecem e temos de nos mentalizar para tal. Tenho a certeza que daqui a uns tempos vou apanhar golos a favor com alguma sorte. Ou um frango, ou um penalty inexistente, etc. É assim que funciona o nosso ofício.

Não fiz mais nada neste jogo, um jogo fraco de futebol. Quando não há grandes oportunidades o essencial é minimizar o nosso risco.

Abraço

14 comentários:

  1. Eu trabalhei este jogo e tive o racíocinio contrário, entrei em Lay ao Newcastle assim que este fez o 0-1 e as odds pouco mudaram até ao intervalo, desceram 2 ou 3 ticks.
    Saí com red de alguns pouquitos € e esperei para ver o inicio da 2ª parte, vi que Swansea continuava a carregar e entrei novamente em Lay ao Newcastle a 1.50, sai do mercado minutos depois com um pequeno Green.

    Aquando das substituições no Swansea entro novemente em Lay ao Newcastle com a esperança que todo o dominio desse frutos, fui apanhado com o 2º golo do Newcastle e fechei em RED.

    Penso que o meu raciocinio não estava errado pois estive practicamente Lay ao Newcastle durante todo o jogo à espera do golo do Swansea, tanta posse de bola e golos nem vê-los, chegaram a estar com 73% de posse.

    Pergunto humildemente chas que o meu raciocinio foi errado?

    ResponderEliminar
  2. Fiz precisamente o mesmo que tu... mas entrei mais cedo no newcastle, a 1.78,fechei a 1.73 e depois mais tarde a 1.71 e fechei a 1.68

    Ainda deu para fazer algumas entradas rápidas no Under 2,5 na 2ª parte.

    Este Swansea já no último jogo tiveram mais posse de bola e acabaram por perder =|

    Andam a ver muitos jogos do Barcelona mas depois esquecem-se do resto =)

    Cumps,

    Aoxtreme

    ResponderEliminar
  3. Acho que o teu raciocínio na primeira parte faz sentido. O preço pouco ou nada mexeu e tiveste quase uma freebet.

    Na segunda parte podias ter aproveitado a descida da odd do Newcastle. Mas se achavas que o Swansea estava perto do golo compreendo que não o tenhas feito.

    Aquilo que quero dizer é que nem sempre quem tem a bola é quem está melhor no jogo. Muitas vezes isto induz as pessoas em erro, é uma das dificuldades em analisar jogos de futebol. Perceber quem realmente está melhor.

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Daniel, não sou trader puro mas tambem não sou punter, sou uma mistura dos 2, fiz agora exactamente 1 ano e 3 dias que me iniciei com a estratégia que deliniei para o meu perfil de apostador, isto após cerca de 3 anos a apostar como punter na bwin e sportingbet, posso dizer que os ganhos deram para as perdas nesse periodo de tempo mas algo de irrisório.
    Agora desde que estabeleci o meu perfil de apostador, desde que estabeleci algumas regras que cumpro religiosamente(há 1 ano e 3 dias) que tenho lucro consistente acima dos 4 digitos mensalmente.
    Tenho vasto conhecimento do futebol Europeu e Sul Americano e garanto-te que há uma plain strategy que funciona, hummm.... é uma plain strategy e ao mesmo tempo não o é, sinceramente não sei como a considerar tem a vertente de punter e de trading tambem(depende do que estou a ver).
    Não vou estar aqui a partilhar porque sinceramente quem a conhece acha que é suicida e todos me criticam por a mesma, mas quando pergunto quanto ganharam ao fim do mês rapidamente se envergonham e tentam mudar de assunto.
    Gostaria de saber a tua opinião acerca dela, mas já sei o que vais dizer, "se te dá lucro consistente ... continua".

    Certo?

    ResponderEliminar
  5. Pois. Não sei qual é porque não disseste, mas se lucras com ela e tens uma amostra valente de jogos é porque dá EV+. Agora resta saber se a mesma pode esgotar-se "amanhã" ou não. É isso que também é importante.

    Não dependas de algo que pode acabar a curto prazo. Cumps

    ResponderEliminar
  6. Não me parece que venha a esgotar-se pois todos os jogos têm intervalo e fim \O/ \O/

    Se quiseres posso enviar por mail a forma como trabalho (desde que não partilhes), aliás 1 basta fazer o DL para excell do G&B em aposta e enviar-te para perceberes o que faço.

    De qualquer forma, tenho tambem rendimentos como trader mas há somente à cerca de 3 meses por isso não considero ainda que seja consistente.

    Quais os jogos em que vais trabalhar este fim de semana, para que eu possacomparar o meu raciocinio com alguem já com provas dadas?

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Mais uma coisa, tenho ainda todos os meses em excell e tenho periodos onde não perdi uma aposta durante 17 dias(o meu record), apostando todos os dias usando a estrategia delineada, apesar de parecer impossivel é realmente verdade tenho os extractos da Betfair a comprova-lo.

    Isto para dizer que por mês faço/fiz entre 200 a 300 apostas, isto durante 1 ano, é claramente EV+.

    ResponderEliminar
  8. O meu mail é backthelay@gmail.com

    Sim, tens uma amostra enorme então! Parabéns, não é nada fácil lucrar assim.

    Este fim de semana ainda não sei que jogos faço, mas vou comunicando no blog.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Valter,

    Se puderes envia-me um mail para lcfigueiredo.arq@gmail.com

    Queria partilhar contigo uma técnica...

    ResponderEliminar
  10. valter...podes dizer se a tecnica consiste no mercado halftime/fulltime? se sim...já sei qual é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "valter...podes dizer se a tecnica consiste no mercado halftime/fulltime? se sim...já sei qual é."

      Não a estratégia não é essa :D

      Mas estou curioso para saber qual é essa...

      laytheback@gmail.com (sim por coincidencia este email e parecido com o do Daniel)

      Eliminar
  11. Grande Daniel, permite-me pedir-te uma opinião...

    Ultimamente tenho desenvolvido uma forma de trabalhar os jogos que me permite rentabilidades na casa dos 10% a 15% com "pouco" risco.

    Não se trata de nenhum bot nem plain strategy, obriga mesmo a ter de "trabalhar" o jogo todo =D

    Achas que este tipo de rentabilidades por jogo (sendo o trader bastante consistente) permitem viver do trading?

    ResponderEliminar
  12. Olá

    Estas abordagens pré e pós jogo são fantásticas para perceber como "pensas" o jogo.
    Desculpa o off-topic, mas estive a ver as odds do Sporting-Benfica de amanhã.
    Sporting 3.65
    Benfica 2.26
    Empate 3.45
    Que dizes?! Achei desajustadas, na minha opinião seria de esperar odds mais próximas, talvez com uma ligeira vantagem para o Benfica.

    Força nas greens ;)

    ResponderEliminar
  13. Yoda se tens lucro é porque estás bem. E 10% a 15% em média por jogo é uma rentabilidade enorme.

    Abraço

    ResponderEliminar