domingo, 22 de abril de 2012

Barcelona vs Real Madrid

Mundial Alemanha 74: Vencedor - RFA (contra futebol total da Holanda de Cruyff)
                                      Treinador - Helmut Schön


Mundial Espanha 82: Vencedor - Itália (contra o Brasil mágico que tanto oiço o meu pai falar, de Zico)
                                   Treinador - Vincenzo Bearzot


Champions League 2005: Vencedor - Liverpool
                                          Treinador - Rafa Benítez


Liga Portuguesa 2005: Vencedor - Benfica
                                     Treinador - Trapattoni


Liga Portuguesa 2012: Provável Vencedor - FC Porto
                                     Treinador - Vítor Pereira


Liga Espanhola 2012: Provável Vencedor - Real Madrid (contra o tiki-taka de Guardiola e Messi)
                                    Treinador - Mourinho

No futebol, diz-nos a história que nem sempre os melhores vencem. As 3 melhores equipas da história do futebol perderam títulos. No entanto os meus filhos e os meus netos não vão saber quem foi o Real Madrid 2012, nem o Liverpool de 2004, tal como nenhum de nós sabe quem foi a Alemanha de 74, nem a Itália de 82. Mas o Barcelona do Guardiola será para sempre recordado e muito provavelmente já não estarei vivo para voltar a ver uma equipa assim, se é que algum dia existirá.

Muito obrigado Guardiola e Barcelona por todos os momentos que têm proporcionado àqueles que tal como eu são verdadeiros amantes e apaixonados pelo futebol, sem clubites (sou do Real e Benfica), nem nacionalismos exagerados (sou Português), mas com coerência e bom senso.

Nem sempre ganham os melhores. Uma boa noite aos leitores do blog  : )

14 comentários:

  1. Daniel algum comentário sobre o jogo de hoje? Em termos de trading, quero eu dizer... Achei desde o inicio a odds do Barcelona demasiado baixa, apesar de prever que não partilhes da mesma opinião! Quanto ao jogo propriamente dito, também não deves partilhar da minha opinião, mas acho que acabou por vencer a melhor equipa... Acho que o domínio do Barcelona para além de natural, atendendo a que estiveram sempre a correr atrás do prejuízo, foi também enganador e acabou por vencer a equipa mais eficaz, sendo essa uma das grandes qualidades do Real Madrid! E por isso mesmo, para mim a vitória do campeonato é perfeitamente justa e merecida!

    Para acabar, deixo só um comentário ao teu post, que na minha opinião não é tão imparcial como dizes, isto é, acho que és um eterno apaixonado deste Barcelona e não consegues ser imparcial nesse aspecto... para além disso acho que não gostas do Mourinho e ponto final, mas faltou-te referir que dê por onde der a única coisa objectiva que podemos avaliar são os títulos e as conquistas e isso faz dele, sem discussão alguma, o melhor treinador do mundo... Quando formos todos muito velhinhos, se calhar ninguém se vai lembrar do Guardiola que formou esta equipa fantástica que é o Barcelona, mas tou certo que de todos vão ouvir falar deste senhor que conquistou tanta coisa com tantas equipas diferentes, com ou sem futebol bonito de se ver, mas eficaz... o "Special One" já tinha deixado a sua marca na história do futebol e este ano conseguiu mais um feito que vai enaltecer ainda mais o seu trabalho!

    Cumprimentos...

    ResponderEliminar
  2. Daniel, sei que não tem a ver com o tópico mas queria que me desses a tua opinião.

    Hoje ao intervalo do Benfica-Marítimo, com 2-0 a favor do Benfica, a odd estava a 1.03. Fiz lay, ainda para mais sabendo que o o Benfica habitualmente sofre golos em casa. Fechei 5 minutos depois com o golo do Marítimo.

    Provavelmente viste o jogo... farias o mesmo?

    Cumprimentos,
    Paulo

    ResponderEliminar
  3. Joel informo-te que o Guardiola é o treinador com mais títulos em 3 anos. Em 16 títulos possíveis conquistou 14, por isso se queres falar de títulos estás à vontade.

    A prioridade, no futebol, do pior ao melhor:

    4- Perder
    3- Jogar bem
    2- Ganhar
    1- Ganhar e encantar

    Este ponto 1, o Mourinho nunca dominou, não domina, e nunca dominará. E é este ponto 1 que faz as equipas serem recordadas, não apenas num programa de história ou numa folha de historial de uma competição, mas na cabeça das pessoas.

    Os tugas é que não são imparciais, não sou eu. Todos os analistas mundiais assumem que o Barcelona do Guardiola é de outro planeta.

    Quanto ao jogo, o Barcelona não jogou bem, foi o pior clássico dos últimos 13 que fez, curiosamente o único clássico que perdeu em 90 minutos, se é que os tugas têm memória curta.

    Cumps

    ResponderEliminar
  4. Daniel não me leves a mal mas porquê tanto interesse em defender o Barcelona?

    Com este tipo de comentários pareces ser daqueles que preferem perder dinheiro no jogo e ver o "seu" clube ganhar do que o inverso.

    Atenção que eu não critico o facto de falares sobre isto (falas aqui sobre o que quiseres claro) apenas pareces ficar demasiado afectado cada vez que o Barcelona perde.

    ResponderEliminar
  5. Não fico afectado, fico triste pelo futebol. Mas ainda me entristece mais as pessoas que gozam e mandam bocas, e toda a falta de imparcialidade dos Portugueses.

    Quando o Barcelona ganhou não sei quantos clássicos ao Mourinho, incluindo um 5-0, ninguém me viu a gozar, nem os Espanhóis gozaram com os Tugas. Agora vai lá ver as capas dos Jornais de hoje e os títulos das notícias...

    Pois...

    Mas sabes o que é mesmo bom? É que os "burros" é que depois andam lá no Match Odds a perder o dinheiro. Os treinadores de sofá tendenciosos.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Joel posso-te dizer que o conheço e ele não é imparcial. Aliás eu que vi o jogo no café e de tanto "levar na cabeça" que o real não joga nada e que o real não joga nada, que quando cheguei a casa e vi o jogo em diferido na Sport TV à meia noite e sem "influências externas" até parecia que estava a ver outro jogo. Grande jogo do Real

    ResponderEliminar
  7. Eu não tenho nada contra a imparcialidade do Daniel no que ao Barcelona diz respeito, acho perfeitamente normal... Se alguma coisa tenho a criticar é a falta de bom senso na forma como aborda alguns assuntos, sobretudo no que ao Mourinho diz respeito! Dizer que o facto de o Guardiola ter conquistado mais títulos em 3 anos sempre com a mesma equipa é um marco tão ou mais importante do que aquele já atingido pelo Mourinho demonstra não um grande afecto pelo Guardiola mas sim um grande desagrado com o Mourinho. Mas são opiniões e há que respeitar. Eu cá sempre gostei do Mourinho, gosto agora ainda mais pois conseguiu mais um feito na sua carreira com uma das equipas por quem mais torço ao ver um jogo de futebol. Para além disso eu nunca disse que o Barcelona era ou não uma equipa de outro planeta e de facto o Real leva uma desvantagem tremenda no que ao H2H diz respeito... mas se isso dá muito mérito ao Barcelona, pois também o dá ao Real pela vitória de ontem, ao terem conseguido derrotar a super equipa que é o Barcelona na sua própria casa num jogo com a importância como o de ontem!

    No que a trading diz respeito, esqueci-me de mencionar um pormenor importante em relação ao jogo de ontem, que considero ter sido o "preço do dia", nomeadamente o facto de o Barcelona continuar a ser dado como favorito nas odds mesmo depois do golo do Real... era um claro exagero e foram precisos apenas alguns minutos para que o mercado ajustasse com uma bela subida das odds do Barça e correspondente descida das do Real.

    Cumprimentos...

    ResponderEliminar
  8. Não trabalhei o jogo, vi as odds ao intervalo e concordo contigo, acho que a odd do Real estava alta para aquilo que o Barcelona estava a jogar. Uma equipa sem a sua habitual identidade, e isso não se pode questionar.

    Cumps

    ResponderEliminar
  9. Joel tambem acho que o preço do Barça sempre esteve baixo, contudo não concordo quando dizes que foram precisos "apenas alguns minutos" para que o mercado ajustasse. O golo do real foi aos 17 minutos e mesmo assim ao intervalo as odds continuavam, na minha opinião, desajustadas.

    ResponderEliminar
  10. Concordo contigo, mas o que referi foi diferente! Depois do golo do Real a odds do Barcelona chegou a estar mais baixa do que a do Real durante um bom bocado... a diferença não era muita, mas era claramente um exagero! Mesmo depois de o Real passar a favorito, em termos de odds, continuei a achar que os preços não estavam justos, mas aquele pormenor que referi foi claramente dinheiro oferecido e em muito pouco tempo!

    Aconteceu exactamente a mesma coisa no jogo do Real na Champions frente ao Bayern, quando conseguiu empatar o jogo o mercado atribuiu o favoritismo ao Real e corrigiu em muito pouco tempo, pois o Real claramente não podia ser considerado favorito para ganhar aquele jogo!

    ResponderEliminar
  11. Daniel, eu honestamente respeito a tua opinião sobre o Mourinho. Exemplos em relação à tua lista de injustos vencedores há para todos os gostos e sempre haverá. Mas o que fica perpetuado são os títulos!

    Acreditas que em cada 10 dirigentes de clubes Ingleses,Espanhois,Italianos e Alemães, mais de 70% prefeririam o Mourinho a treinador? Eu acredito que estou a ser simpático para os outros tecnicos na % que atribuí, mas posso estar enganado!

    O Guardiola tem de sair do Barça, ganhar o que o Mourinho ganhou e então aí entrará nesse duelo. Até lá, no chance!

    Lewis

    ResponderEliminar
  12. Olá Daniel,

    Desculpa o meu comentário já algo fora de tempo mas permite-me corrigir um "pequeno" detalhe:

    Eu sei que gostas tanto do Mourinho como eu do fcp, mas a verdade é que a Champions 2004 não foi para o Liverpool de Benitez (essa foi a de 2005) mas sim para o... "meu" fcp do "teu" Mourinho... lol

    Quanto ao resto, concordo plenamente com o futebol (total) de encanto da Holanda de 74 (1º Mundial de que me recordo e que, dentro do possível dos meios audio-visuais e da minha tenra idade na altura, acompanhei) e com a magia inebriante do Brasil 82 de Zico e companhia.

    Já discordo bastante quando dizes que ninguém se vai lembrar do RM 2012 como ninguém se lembra da RFA de 74 e da Italia de 82; eu, e não só, lembro-me bem que Sepp Maier, Beckenbauer, Breitner, Hoeness e Muller não eram propriamente nenhuns "coxos" e que Zoff, Scirea, Conti, Rossi e Tardelli (juntamente com Roberto Bettega que era a grande estrela mas estava lesionado em 82) tinham sido a grande revelação 4 anos antes na Argentina 78.

    Aproveito para "emendar a mão" relativamente a um comentário que aqui fiz no início deste vosso blog: Parabéns a ti e ao João pelo excelente espaço de opinião e, sim, de informação ;) (mea culpa) que os dois aqui têm! Com o mérito acrescido de terem "sobrevivido" muito bem à "eucaliptalização" de que foi alvo a tradeosfera portuguesa... como dizia o outro: "Vocês sabem do que eu estou a falar..."

    Abraço

    Lusogambler

    ResponderEliminar
  13. Tens razão Luso, já alterei para 2005! Obrigado pelo comentário. Sim... sei perfeitamente do que estás a falar eh eh. Não nos inserimos nem nos revemos nos negócios dos outros, sempre achámos que ter o nosso próprio espaço era mais benéfico. Um espaço sem publicidade, sem afiliados, sem links, sem nada, só para quem quiser ler e aprender e ensinar-nos alguma coisa. Trading puro.

    Muito obrigado pela visita Luso, muito respeito pela tua pessoa. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu concordo contigo ,Daniel, na análise que fazes da equipa do Barcelona, mas os títulos ganhos tem uma importância muito grande. Eu já joguei futebol já fui treinador de futsal e digo-te que eu queria era ganhar desse por onde desse. Mas este Barcelona é de outro campeonato, dá prazer ver jogar, pode não ganhar mas é das poucas equipas, senão a única, que quando perde aplaudimos na mesma. Eu tenho 46 anos e comecei a jogar futebol (empurrar a bola) aos 11 nos infantis e digo este Barça é a melhor equipa que eu vi a jogar até aos dias de hoje, nunca vi uma equipa assim e a forma como jogam é fruto de muitos anos de trabalho e é muito dficil de contraiar tal sistema.

      Cump,
      Carlos Guerreiro

      Eliminar