sexta-feira, 27 de abril de 2012

Adeus Josep



Foi com enorme tristeza que li esta notícia. Josep Guardiola abandona o Barcelona.
Para mim o futebol fica mais pobre para a próxima época, e admito que perde mesmo alguma "piada". O Josep foi o único treinador que me fez sorrir com uma vitória do Barcelona, devido ao seu futebol que nunca tinha visto mais ninguém jogar.

Tendo em conta que foram para mim os melhores de sempre, muito dificilmente voltaremos a ver uma equipa com este nível de jogo na vida, e por isso estarei para sempre grato a este treinador. Os meus filhos e os meus netos vão saber de certeza da existência desta equipa do Josep e de Messi. Lamento ter acabado. Acabou a beleza, o que nunca ninguém fez, acabou o duelo Mourinho vs Guardiola, acabou o duelo Real Madrid prático vs Barcelona mágico, para mim já nada será como foi nestes últimos 3 anos. Estou manifestamente triste.

Obrigado por tudo Guardiola, foste o melhor que já vi, e que provavelmente nunca mais irei ver em toda a minha vida.

Abraços

10 comentários:

  1. A saída de Guardiola marca sem dúvida alguma o fim de uma jornada onde coisas fantásticas aconteceram, mas não necessariamente o fim do futebol praticado pelo Barcelona. Estou convencido de que Tito irá dar continuidade àquilo que Guardiola começou e este Barcelona não irá perder qualidade. Diziam as más línguas que este Tito era o cérebro desta equipa e no próximo ano essa teoria vai ser posta à prova... fico também curioso e ansioso para ver o que irá fazer Guardiola numa nova equipa e esse duelo Guardiola vs Mourinho acho que entra agora numa nova fase bem interessante!

    ResponderEliminar
  2. Ainda hà esperanças, acredito que ele nao abandonarà o futebol
    Ja estou participando da tah #GUARDIOLANASELEÇÃO (brasileira) no Twitter. hehe
    um abraço

    ResponderEliminar
  3. Joel: Concordo que a identidade vai ser mantida, mas penso que concordas comigo num aspecto. Por mais que a identidade seja a mesma, há sempre diferenças entre cada treinador. O Tito até pode ir com a mesma filosofia, mas tenho a certeza que não será a mesma coisa :(

    Cumps

    ResponderEliminar
  4. Não quero ser mau mas, Guardiola desiludiu-me...

    O tempo é responsável pelo saída?

    Estava cansado?

    4 anos a treinar o Barça é uma eternidade?

    Demasiada pressão?

    Comunica a saída antes da época acabar e ainda com uma final para jogar!


    Uma coisa tenho a certeza, é que Pep não será o próximo treinador do MU, após a saída do SAF...

    É uma pena sair agora do Barça, ainda tinha muito para dar naquele clube. Não é por um ano menos bom que é motivo para sair. E é óbvio que muito dificilmente conseguirá pôr em prática um futebol semelhante noutro clube/liga, porque: herdou uma equipa fantástica e mágica, da altura do Rijkaard; herdou jogadores da casa, já habituados a jogar juntos; herdou um dos melhores jogadores de sempre. Depois de todos estes factores, deu o seu cunho pessoal, que tornou esta equipa na melhor de sempre (embora eu não aprecie de todo o estilo de jogo... parece que estão a jogar Andebol...boring...mas reconheço perfeitamente o feito fantástico que fez).

    Espero que não tire um ano sabático, e que regresse depressa a outro clube.

    É pena que percamos os duelos únicos que vão ficar para sempre na história:

    Barça Vs RM
    Pep Vs Mou
    L. Messi Vs CR7

    Uma era na qual foi possível reunir frente-a-frente 2 dos maiores clubes do mundo, 2 treinadores que ficarão para sempre na história, 2 dos melhores jogadores de sempre

    LMG

    ResponderEliminar
  5. Sim, claro que concordo, mas mantenho a mente aberta sobre esse assunto! Até aqui há uns poucos anos atrás poucos achariam possível criar uma equipa como o Barcelona, com um estilo de jogo tão distinto e tão eficaz, se é que alguém sequer imaginava tal coisa! Agora temos uma mudança e certamente que poucos acreditam que é praticamente impossível melhorar este super Barcelona, que o auge desta equipa já passou... mas felizmente os records continuam a ser batidos e são as mudanças que o permitem! Claro que custa a acreditar que esta mudança será para melhor, mas não há nada como ver para crer e até lá há que ser optimista!:)

    ResponderEliminar
  6. Joel: oxalá seja assim como dizes, eu ficaria satisfeito. E se assim for podes crer que vou buscar este teu comentário e o meto enmoldurado no blog :) grande Abraço!

    LMG: grande comentário. Resumes basicamente a razão da minha tristeza. Quanto ao cansaço, nem todos são iguais. Para o Mourinho aguentar 10 anos com pressão é a coisa mais fácil que há. Já para o Josep não, ele sempre pareceu incomodado com pressões e confusões. Vai da personalidade de cada um. Não tenho dúvida que uma das coisas que o cansou foi precisamente as polémicas e os ataques pessoais, ele nunca gostou disso, mesmo como jogador. Abraço

    ResponderEliminar
  7. Agora sim quero ver o grande treinador que ele é.
    Quero ver ele a fazer o que fez no Barcelona noutra equipa.
    Comparavam com o Mourinho, inclusive que era capaz de ser melhor do que o Mourinho, mas não esqueçamos que o Mourinho pegava numa equipa que para ele era totalmente nova e conquistava títulos.
    Estou curioso de o ver a fazer isso.
    Cumps.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo isso para mim é irrelevante. Por mim ele pode nunca mais tocar numa bola de futebol ou treinar alguém na vida. Fez o suficiente para o achar o melhor de sempre, não me interessa o que vai fazer no futuro :)

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel concordo com o Anonimo.
      Para mim fez o suficiente para ser um bom treinador, e não para ser o melhor de sempre.
      Com uma equipa daquelas não seria muito difícil de fazer o que ele fez, penso eu.
      Também estou curioso de o ver noutras equipas, se é assim tão especial, não vai ser dificil ele vingar.

      Eliminar
  9. Como já referi, isso para mim é irrelevante. E recordo-vos que o Rijkaard teve aqueles jogadores e ainda melhores pelo meio, e nunca jogou assim. Para mim um treinador para provar que é o melhor não tem que andar em 10 clubes na carreira, senão o Ferguson era o pior de sempre porque está há 30 anos no mesmo.

    O resto são opiniões. Para mim o Josep foi o melhor que já vi, e ninguém me vai fazer mudar a opinião, mesmo que ele vá para mais 10 clubes e não ganhe mais nada na vida. Eu sei bem o que vi neste Barcelona durante os últimos 4 anos, a dar banho a tudo e todos, a banalizar toda e qualquer equipa.

    Cumps

    ResponderEliminar