domingo, 22 de abril de 2012

Djokovic x Nadal + Odds Relativas






Ontem disse que esperava uma vitória do Nadal, mas nada tão condensado. No entanto este foi daqueles jogos que aconteceu exactamente como o imaginei ontem na minha cabeça: Nadal forte, sem cometer erros, superior nos rallys e um Djokovic inconstante e a mandar muitas bolas à rede. Vitória justíssima do Nadal.

O nosso leitor Paulo colocou-me a seguinte questão:

João, Só tive oportunidade de ver os primeiros 25 minutos do jogo. No entanto, após o 3-1 do Nadal no 1º set, abri um back ao Djokovic a uma odd de 3.50 que achei exageradíssima, apesar do Nadal ter entrado muito bem no jogo e o Djokovic estar muito ansioso. Fechei após o 3-2. Após isto vou ter que me ausentar e não vou poder continuar a ver o jogo. O que achaste da situação acima? Cumprimentos, Paulo 

Um exercício como live trader que temos que fazer, em futebol mas principalmente em ténis, é saber para onde as odds vão nos vários acontecimentos. As odds do jogo representam exactamente isso: a probabilidade (justa ou não) de um jogador ganhar o jogo. Para o que nós apostamos (equipa x marcar golo, tenista y fazer break, tenista z ganhar o set) temos que calcular o que eu chamo de odds relativas.

Uma odd de 3.5 para o Djokovic seria uma odd de extremo valor caso o jogo ainda estivesse no início. Mas não nos podemos esquecer que essa odd para ser vencedora, o Djokovic teria que passar por vários processos: recuperar o break, vencer o 1º set, e por fim, vencer o 2º ou o 3º set.

Quem não faz trading em ténis pensa que é um espectáculo porque as odds abaixo de 1.10 perdem muitas vezes e se consegue grandes rentabilidades com pouco risco, mas na verdade a variação das odds no ténis são progressivas, e uma odd de 1.05 pode já deixar de ter valor em 1.20. Não é a mesma coisa que no futebol que uma odd de 1.10 pode ser uma aposta perdedora apenas com um golo.

Voltando à análise do jogo. Como apenas uso a minha análise pré-live como guia para o meu comportamento em live, não entrei logo no Nadal, que breakou cedo de mais no jogo. Por isso, para mim, a melhor odd do jogo foi a odd de 1.45 para o Nadal, depois deste ter feito o break.
Ora, saberiamos que a odd iria voltar a aprox. 1.8 caso o Djokovic recuperasse o break - a odd original do encontro, assim como uma vitória de set do Nadal iria levar a odd a aprox. 1.2.

Esta é a nossa odd relativa, um back a 1.45, que nos levaria a ganhar 25 ticks, arriscando 35. Se fizermos as contas é uma odd bastante idêntica à odd do jogo: 1.71. Como o jogo estava a decorrer, aceito, obrigado.

Situação de extremo valor que já encontrei no ténis: Por exemplo, o jogador B está a perder, a jogar muito mal, dando até a sensação que já desistou do jogo ou não está com capacidade para dar a volta.
Ele vai servir para se manter no jogo, mas a odd do jogador A está apenas a 1.10. Se pensarmos, uma odd de 1.10 é baixinha tendo em conta as reviravoltas do ténis. Mas se o jogador B ganhar o seu jogo de serviço, a odd de 1.10 não é uma aposta perdedora: ela não vai mais que 1.17. Portanto arriscámos 7 ticks para ganhar 10, uma odd superior a 2!


Por isso se diz que trading puro é pre-live e bolsa. Em live, somos mais apostadores que traders, no fundo. O que fazemos apenas é "personalizar" as nossas apostas. Nada muito diferente que as bet365, bwin e afins: "quem vai ganhar os próximos 10 pontos", "quem vai marcar nos próximos 10 minutos". Mas tudo com melhores odds.

Já disse ao Daniel e a outros amigos, quanto estou à conversa: é mais fácil prever o que vai acontecer nos próximos 5 minutos - provavelmente vamos ainda estar aqui a conversar - do que os próximos 60 minutos - não faço a mínima ideia o que estarei a fazer daqui a uma hora. No ténis temos que estar sempre à procura desse equilíbrio: Não devemos ficar muito pouco tempo expostos de forma a não sermos influenciados por pequenas variações no jogo que não representam a corrente de jogo. Mas também não devemos ficar demasiado tempo expostos para não ficarmos ainda mais sujeitos à já enorme imprevisibilidade de um evento desportivo.


8 comentários:

  1. João,

    Percebi a tua ideia e analisando bem a fundo, acho que tens toda a razão. Talvez pelo (ainda) pouco conhecimento que tenho do mercado, tenha sido induzido em erro pela odd de 3.50 do Djokovic.

    É esta a grande vantagem deste espaço: poder ler as excelentes análises que vocês fazem e, ao mesmo tempo, ser corrigido por gente que sabe mesmo muito.

    Só não percebi - e perdoa-me a ignorância - as contas que fizeste relativamente a isto:

    "um back a 1.45, que nos levaria a ganhar 25 ticks, arriscando 35. Se fizermos as contas é uma odd bastante idêntica à odd do jogo: 1.71".

    Cumprimentos,
    Paulo

    ResponderEliminar
  2. Excelente post! Obrigado João.

    ResponderEliminar
  3. Paulo, espero não dar a entender que a tua posição foi errada. Aliás o Djokovic é um excelente jogador, e a certa altura no 1º set melhorou um pouco, poderia definitivamente dar a volta. O que eu apenas quis explicar é que uma odd de 3,5 por vezes não é na realidade uma odd de 3,5 - a não ser que a queiramos deixar ir até ao fim do jogo.

    Quanto ao back a 1.45, talvez não me tenha explicado bem. O Nadal estava com um break de vantagem, e eu achei que havia uma forte probabilidade de o Nadal manter essa vantagem até ao final do set. Como tal, fiz back a 1.45, mas eu nunca deixaria ir até ao fim do jogo. Ou fechava o meu trade quando o Nadal ganhasse o set (em green), ou quando o Djokovic recuperasse o break (em red).

    Vamos imaginar então uma aposta de 100€ a 1.45.

    Se o Nadal ganhar eu fecharia a 1.20: lucro de 20€
    Se o Nadal perder eu fecharia a 1.8: prejuízo de -19,45€

    Até fiz as contas mal porque o lucro dá mais que o prejuizo. Neste caso até é uma odd relativa de 2, lucro e prejuízo idênticos. Espero ter-me feito entender mas se ainda tiveres dúvidas, escreve aqui.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. João,

    Eu percebi o que quiseste dizer e fico grato pela forma como o fizeste - é assim que irei evoluir.

    Quanto à outra questão, fiquei esclarecido. Não tinha entendido onde querias chegar, mas já percebi. Obrigado!

    Tens feito pré-live nos cavalos? Ando a tentar perceber a mecânica daquilo, mas confesso que ainda me faz muita confusão. Quem sabe, um dia...

    Cumprimentos,
    Paulo

    ResponderEliminar
  5. Grande post este, isto aplica-se a quase todos os desportos, mesmo o futebol. Por acaso é uma questão que eu próprio nem sempre domino bem, penso muitas vezes nas odds tendo em conta o seu valor até ao fim dos 90 minutos.

    ResponderEliminar
  6. Não tenho feito muito pre-live, não. O pre live é como aprender a andar de skate ou de bicicleta. Teoricamente não há muito para aprender, é preciso é treino

    ResponderEliminar
  7. João e Daniel, obrigado pelo fantástico Blog, honestamente dá 10-0 a foruns de trading que para aí andam.

    João diz-me se seria de valor a seguinte estratégia: Se nesse cenário que referiste a odde de valor seria 2, usando um sistema do género martingale não teríamos EV+ a longo prazo ? Vamos imaginar que encontravamos 3 odds relativas a 2 ao longo do encontro, colocávamos 100€ na 1ª situação, perdemos. 200€ na 2ª e perdemos, depois colocávamos os 400€. Sei que martingale não é viavel a longo prazo, mas neste cenario não será viavel ?

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Zé, se fores bom a identificar value bets, não precisas de fazer martingale, podes apostar sempre o mesmo valor que vais ter lucro. O martingale não é amigo da variância e mesmo apostando em odds com valor, podemos perder a banca toda com uma série negativa. Eu não aconselho.

    Um abraço

    ResponderEliminar